Em busca da rentabilidade e eficiência no relacionamento com o cliente

Publicado em 05/maio/2015 por Administrador - Sem Comentários

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Por Felipe Melo da Silva, Gerente Comercial

Na era da informação e redes sociais os consumidores estão cada vez mais exigentes e, em contrapartida, as empresas estão investindo muito mais no atendimento ao cliente. Em busca da rentabilidade e eficiência no relacionamento com o cliente, muitos CIOs tem enfrentado grandes desafios na hora de avaliar as ferramentas certas para este cenário complexo, com tantas variáveis e canais.

A rentabilidade é o principal indicador de qualquer negócio ou operação, com base no investimento realizado esse indicador serve para medir o retorno sobre o investimento (ROI), já a eficiência significa fazer mais com menos recursos, que também é um indicador muito importante no resultado de negócio.

Em relacionamento com o cliente a premissa é satisfazer o consumidor, mas se preocupar com a rentabilidade e eficiência das operações também é primordial. Neste caso, contratar ferramentas e serviços que além de atingir esses objetivos e que também ajudam na satisfação do cliente, é muito importante e deve estar no radar dos CIOs.

Em muitas empresas os CIOs são responsáveis por buscar ferramentas tecnológicas que ajudem não somente ao usuário da empresa, mas que tragam resultados de negócios, como a própria rentabilidade e ainda, sacramentem a eficiência do relacionamento com cliente. Bem, para ajudá-los, montamos umalistaa, que segue abaixo, com algumas dicas de como avaliar, escolher e implantar tais ferramentas:.

Em primeiro lugar, antes mesmo dos requisitos, insira no processo de avaliação e escolha os usuários-chave das ferramentas (diretores e gestores operacionais e de negócios), faça um levantamento das necessidades funcionais das ferramentas e quais os resultados que as mesmas devem atingir.

Convide os fornecedores para apresentar suas ferramentas e modelo de prestação de serviços, porém não se esqueça de adicionar os usuários-chave nestas apresentações, os fornecedores devem te ajudar a montar soluções personalizadas de acordo com o perfil de sua operação.

Escolha um fornecedor que não entregue apenas tecnologia, porém um fornecedor que vai te auxiliar com o serviço de consultoria, visando melhorar a rentabilidade e a eficiência.Neste caso, de preferência para quem se comprometer com os resultados de negócio.

Não contrate simplesmente por preço baixo, é importante saber o retorno sobre o investimento, ou seja, tome cuidado para o barato não sair caro ou o caro sair mais caro ainda, escolha um fornecedor com preço justo, de acordo com a rentabilidade que o mesmo vai proporcionar.

Verifique se o fornecedor possui cases de sucesso com comprometimento em resultados de negócio.

Durante a implantação é primordial que o fornecedor possua gerente de projeto para cuidar da implantação, esse gerente de projeto deverá ser o principal canal entre a empresa e fornecedor. Com isso, a implantação será muito mais eficiente.

No pós-implantação é importante que o seu fornecedor também preste trabalho de consultoria baseado em práticas de PDCA com o objetivo demelhorar cada vez mais os resultados.

Montar estruturas rentáveis e eficientes não é uma tarefa simples, mas colocando em prática estas dicas muitos CIOs conseguirão rentabilizar e tornar as operações de relacionamento com cliente mais eficientes. Mãos a obra!

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