A diferença de se contar com uma empresa parceira no desenvolvimento de solução customizável

Publicado em 06/nov/2014 por Administrador - Sem Comentários

 

Autora: Marcia Regina Celleghim, Analista de Processos – PMO

Estamos vivendo uma época de constantes mudanças, as decisões a serem tomadas devem ser rápidas e assertivas, as mudanças ocorrem em todos os setores das nossas vidas e o sucesso está na criatividade, no desenvolvimento de relações e nas parcerias que agregam valor ao negócio. Sobrevive o melhor, o mais rápido o que atende com melhor qualidade e com o menor custo.

As parcerias entre empresas são cada vez mais comuns, as negociações são estratégicas, não se permitem mais perdas, o fator tempo é altamente precioso e o cliente precisa de respostas rápidas e assertivas, condizentes com a sua realidade de negócios. A parceria com empresas de desenvolvimento de soluções que realizam integrações e customizações em muitas situações é a alternativa adequada para agilizar o desempenho e o tempo de resposta necessários para as soluções dos clientes. A escolha das empresas que trabalham neste modelo não é fácil, requer cuidado e uma avaliação detalhada. Seguem algumas características importantes para orientar o cliente na escolha de uma empresa parceira no desenvolvimento de solução de atendimento customizável:

  • As soluções apresentadas pela empresa devem ser flexíveis e adaptáveis ao negócio do cliente e permitir o desenvolvimento de novas telas, relatórios gerenciais, redesenho de fluxos, processos otimizados e exclusivos do negócio.

  • As funcionalidades devem ser simples e direcionadas, facilitando a adesão ao sistema proposto. Soluções simples facilitam a vida dos colaboradores, e devem ser desenvolvidas sobre medida para o negócio.

  • Integração com outros aplicativos, softwares de mercado e sistemas legados é extremamente importante pois, facilitam as adequações que por ventura sejam necessárias e a empresa deve estar disposta e ter expertise para realizar esse tipo de integração.

  • A empresa deve estar atualizada com as tendências do mercado, observando os acontecimentos dentro e fora do país.

  • A empresa deve ter a capacidade de desenvolver soluções inovadoras, competitivas e customizáveis para atender a demanda do mercado, para cada tipo de cliente.

  • Deve prever o retorno sobre o capital investido. É comum que o empresário tema que uma solução customizável possa trazer um custo elevado para o negócio, porém uma solução mais inteligente pode reduzir os custos ao invés de aumentá-los e trazer vantagens competitivas. Exemplo: redução do trabalho diário dos colaboradores, fluxos otimizados no processo, redução do custo e tempo de treinamento, prevendo que a utilização da nova solução será de acesso mais fácil e rápido.

Além destes custos iniciais, os investimentos futuros e caso seja necessária uma expansão, estes deverão ser levados em consideração, como por exemplo, se o meu call center duplicar a quantidade de ligações recebidas no meu receptivo eu terei que buscar uma nova ferramenta ou essa ainda atenderá as minhas necessidades? Qual será a dimensão do investimento necessário? A ideia é que esse custo seja o menor possível e que o software em si não sofra em relação ao seu desempenho e acessibilidade.

Quando desenvolvemos novas soluções personalizadas, elas tendem a suprir às necessidades do negócio, mas temos que levar em conta o tempo de desenvolvimento e comparar o custo do desenvolvimento versus o benefício que este irá trazer para o negócio. Quando, porém temos uma solução segura e já testada, podemos adaptá-la com rapidez, e com custo acessível.

Entendo que quando contamos com uma empresa parceira no desenvolvimento de uma solução customizável, estamos ampliando a solução para as necessidades dos clientes e não apenas isso, que essa solução também será escalável, pois a parceria sempre deve ter como um dos seus pilares, alavancar o negócio.

Ao abordar a parceria como negócio, os clientes em sua maioria compram resultados e não produtos, clientes necessitam de solução para seus problemas com valor agregado, riscos mesuráveis e mapeados. Quando contamos com empresa parceira no desenvolvimento de solução customizável podemos dizer que estamos todos no mesmo barco e a relação será sempre de ganha-ganha.

Download Free: Check list – O que preciso avaliar para obter melhor custo-benefício na minha central de atendimento?

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!