Alguns motivos que vão te convencer a ter um chatbot em seu atendimento

Publicado em 05/jul/2017 por Administrador - Sem Comentários

chatbot no atendimento

Daniel Lins de Mattos, Atendimento ao cliente da VoxAge

 

Chatbot é uma IA(Inteligência Artificial) que realiza atendimentos com uso de diversos canais. Esse tipo de aplicação tem várias funcionalidades, pode ser modelada de várias formas e por isso ela é uma solução muito viável e customizável, podendo se ajustar a qualquer operação de atendimento. A seguir, vamos listar alguns motivos que vão te convencer a ter um chatbot em sua operação.

Maior tempo disponível de atendimento ao cliente
Enquanto operações com atendentes humanos ficam geralmente das 08 às 18 horas realizando atendimentos, as realizadas por chatbot, podem ficar até 24 horas e 7 dias por semana operando sem parar, inclusive em feriados. É a alta disponibilidade de atendimento em sua empresa.

Variedade de plataformas disponíveis
Os bots podem ser configurados e implantados em diversos meios de comunicação, como por exemplo, mensagerias de mídias sociais (Facebook, Twiter, Telegram), SMS e o próprio chat, tornando mais amplo o leque de opções que o cliente pode utilizar para se comunicar. Uma pesquisa do Emarketer de 2016 nos Estados Unidos constatou que 26% dos consumidores preferem realizar o atendimento via chats online, 11% preferem um serviço tipo busca e 3% aplicativos de mensagens. Temos, então 40% que preferem um atendimento online, muito em função da disponibilidade dos canais como computador, tablet e celular que permitem conectá-los por meio de um chatbot à empresa com a qual desejam se relacionar.

Exclusivo para sua operação
Seja sua operação de SAC ou Vendas, as duas podem utilizar o atendimento com chatbot. O bot pode buscar informações solicitadas pelo cliente em uma base interna ou até externa e trazer informações por meio de vídeo, foto, gif, link ou por texto, dependendo da solicitação do cliente, agilizando o processo de resposta ao cliente. Com uso de mídias, por exemplo, é  mais fácil o entendimento por conta dos tutoriais, vídeos explicativos sobre um produto ou procedimentos que o próprio cliente pode realizar. O chat ainda pode adicionar produtos no carrinho para o consumidor ou realizar uma busca para encontrar produtos parecidos ou outros modelos, caso seja solicitado.

 Facilidade de uso para o cliente
O principal objetivo de um chatbot é não limitar o cliente em opções pré-programadas, como por exemplo, “escolha 1 para realizar tal ação ou 2 para realizar outra ação”. Com chatbot o cliente pode escrever normalmente as dúvidas ou necessidades e o bot consegue entender qual a solicitação por meio das palavras utilizadas e responder de forma rápida e precisa ao que foi pedido. Ainda é possível treinar o bot para deixar o linguajar o mais humano possível, a interação mais natural e  o cliente mais satisfeito com o serviço prestado.

 Atendimento Humano especializado
Enquanto o chatbot pode cuidar do primeiro atendimento do cliente e de solicitações não tão complexas ou que requeiram uma negociação, o atendimento humano pode ficar responsável por cobrir problemas mais difíceis. Desta forma, os atendentes podem ser treinados para tratar problemas específicos e o chatbot constantemente atualizado para atender demandas que são menos complexas.

Aumenta a retenção de clientes
Com uma abordagem mais direta referente às solicitações dos clientes, um chatbot consegue tratar muitas das demandas dos clientes, sem que precise de um humano interagindo com outro, ou seja, sua capacidade de retenção é bem relevante para as operações, trazendo elevado índice de redução de custos.

Um atendimento com bots, além de deixar o cliente satisfeito de maneira simples, direta e a qualquer hora do dia, pode também ajudar o seu atendimento humano, deixando-o mais exclusivo para problemas específicos e complexos.

Motivos não faltam para você se aprofundar no tema e estudar a sua operação para implantar esta nova tecnologia a fim de aprimorar o seu atendimento. Neste texto apresentei somente alguns motivos que vão te convencer a ter um chatbot, porém dependendo da sua operação, a quantidade de  motivos pode ser ainda maior. O que vale sempre é confeccionar um estudo detalhado para a implantação no seu negócio.

Assista ao webinar sobre os bots de atendimento e saiba mais sobre o tema.


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