Dados do cartão de crédito, como informar de forma segura ao operador por telefone?

Publicado em 03/set/2014 por Administrador - Sem Comentários

 

 

Autor: Alexandre Luiz Bugalho, Analista de Negócios

A modernidade nos traz facilidades que, há poucos anos, nunca imaginávamos ter. Alguém poderia dizer que a moeda de papel fosse praticamente substituída pelos cartões de crédito? Infelizmente essa facilidade acaba nos expondo a riscos de segurança se não tomarmos cuidado nas transações.

Quantas vezes nos deparamos com a seguinte situação:

Estamos na Central de Televendas prontos para fechar negócio e utilizar nosso cartão de crédito. O produto ou serviço pode até ser o melhor do mercado, o preço também, o pagamento é facilitado, a entrega é rápida, mas o operador solicita todos os dados do cartão de crédito, inclusive o código de segurança. Daí, você se pergunta: os dados do meu cartão de crédito? Como informar de forma segura ao operador por telefone? E agora?

Se você pesquisar no site do Reclame Aqui, http://www.reclameaqui.com.br/  não é raro encontrar reclamações de clientes que tiveram que passar os dados do cartão de crédito para um operador de telemarketing e, conseqüentemente, tiveram problemas com o uso indevido destes dados. Em um deles, uma cliente relata que fechou por telefone a hospedagem de hotel para ela e uma amiga em Nova York, e que teve que passar os dados de 3 cartões ao atendente e assim, fechar a sua compra. Acreditando estar segura por se tratar de uma empresa conhecida, a cliente passou os dados sem qualquer receio. Para sua surpresa, após a viagem com a amiga, a cliente recebeu na fatura dos 3 cartões a cobrança de compras que ela não havia feito em estabelecimentos que ela não havia visitado ou comprado qualquer produto.

Outro relato curioso foi feito por um cliente de uma marca de óculos. Ao decidir fazer a manutenção da sua armação, o cliente procurou pela assistência técnica autorizada da marca e ao receber o orçamento e a informação de que a única forma de pagamento disponível era por cartão de crédito, via telefone, o cliente desistiu da compra por achar que passar seus dados sigilosos por telefone poderia causar transtornos desnecessários. E o pior, a empresa não ofereceu qualquer alternativa ao cliente e, pura e simplesmente, deixou o cliente para a concorrência.

É fato que muitos clientes não confiam em cem por cento neste momento de passarem os dados do cartão de crédito para o operador da empresa. E a empresa não tem controle sobre o comportamento de cada um de seus colaboradores ainda mais por se tratar de ser humano, certo?

Contudo, há uma luz no fim do túnel. Tal necessidade, tanto do cliente final, que quer segurança em tecnologia e não em pessoas, quanto das empresas que precisam continuar vendendo seus produtos ou serviços pelo canal telefone. Há soluções ou funcionalidades que permitem captar dados sigilosos, quer sejam de cartão de crédito ou qualquer outro dado por meio do telefone.

As soluções disponíveis são totalmente PCI-DDS Compliance, que atendem às rigorosas normas de segurança como criptografia e não armazenagem dos dados, impossibilitando a recuperação das informações confidenciais digitadas pelo cliente e homologada em operadoras de cartão de crédito.

A ferramenta pode ser tanto utilizada como feature, solução de atendimento multicanal ou como módulo a ser integrado com a solução de atendimento já estabelecida da empresa. Atualmente, a solução é totalmente PCI_DDS compliance, atendendo às rigorosas normas de segurança como criptografia e não armazenagem dos dados, impossibilitando a recuperação das informações confidenciais digitadas pelo cliente e homologadas nas operadoras de cartão de crédito.

O ganho com a implementação é muito grande, pois o cliente sente segurança em efetivar a transação ao passar os dados por meio de digitação do teclado do telefone, cujos caracteres se apresentam de forma criptografados na tela do operador como o “*”, por exemplo. Os dados seguem diretamente para a operadora do cartão de crédito e não ficam armazenados em qualquer banco de dados, evitando assim, qualquer tipo de fraude. A solução também evita que o cliente abandone a compra no momento do pagamento, pois o operador permanece na linha em contato permanente com o cliente durante toda a operação.

Essa nova solução de segurança para transações com dados sigilosos é reconhecida como inovadora no mercado.

Os dados do cartão de crédito agora podem ser informados de forma segura para o operador de telefone.

 

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