Melhorar a performance no atendimento ao cliente como foco das empresas de sucesso para o aumento da eficiência

Publicado em 20/fev/2014 por Administrador - Sem Comentários

Grandes empresas possuem e devem ter a preocupação com a qualidade do seu atendimento. Afinal, o que é o atendimento se não a forma mais direta que a sua empresa utiliza para se apresentar ao cliente final e seu consumidor?

O aperfeiçoamento do que se refere a atendimento ao cliente, atualmente, se faz indispensável.  Como já mostramos em outras das nossas postagens anteriores, diferente do que muitos ainda pensam, de acordo com o Jornal do Comércio, um estudo realizado pelo Grupo Padrão, de São Paulo, em parceria com a empresa de consultoria Shopper Experience, identificou que 61% dos consumidores elegem o bom atendimento como requisito principal na hora de fazer uma compra, seguido por qualidade e só depois por preço e forma de pagamento. Fica claro que o bom atendimento ao cliente é fundamental.

Não importa a natureza do seu negócio: o que vale é a atenção e a confiabilidade direcionada e aplicada ao atendimento ao cliente para que este se torne um diferencial em relação a concorrência.Além do produto, os consumidores comparam todos os serviços que a sua empresa oferece, seja desde o serviço de entrega ao suporte. Essa característica faz com que se tenha de repensar a maneira como os negócios são administrados e como está a sua cadeia produtiva e até entender quais são as lacunas que precisam ser trabalhadas. Por esse motivo, deve-se incentivar as empresas a buscarem excelência no atendimento, não medindo esforços para viabilizar a melhora contínua do relacionamento com o novo consumidor e atingir alto índice de eficiência na solução de problemas para levar a fidelização do seu cliente.

Investir em atendimento de qualidade com treinamentos adequados, tecnologia que apóie nesta tarefa, infra-estrutura e equipamentos assertivos, significa se sobressair em relação aos demais concorrentes. Criar um diferencial e sair na frente dentro desse mercado tão competitivo.

Tudo o que relacionamos é tão verdadeiro, que prova disso é o investimento e a importância que grandes empresas vêm dando ao seu atendimento, seja ele presencial ou não, e indo além: criando relacionamento com o seu público, engajando-o a sua marca, produtos e serviços. Trabalhar o relacionamento com o cliente não só aproxima-o da empresa, mas passa a compreender os seus desejos e necessidades, potencializando a sua rentabilidade e capacidade de gestão.

Essa nova estratégia vem ganhando cada vez mais espaço e crescendo cada vez mais, principalmente entre as grandes empresas. Exemplo muito conhecido de como o marketing de relacionamento é eficiente, podemos citar o serviço de atendimento que a Disney oferece ao seus clientes, criando uma verdadeira experiência em relacionamento.

Essa estratégia pode ser considerada o segredo do seu sucesso, uma vez que 70% dos seus clientes retornam sabendo que vão encontrar algo novo que o encante – o que gera uma contínua renovação da marca, da empresa e até do serviço. Essa confiança e expectativa depositada pelos consumidores acabam se tornando forte motivo de retenção e fidelização de seu público consumidor, além de despertar o interesse de possíveis/potenciais clientes.

Logo, conclui-se que um programa de relacionamento para sua empresa, seja ela pequena média ou grande, é reconhecer que o poder da escolha está com o consumidor e que o atendimento fornecido pela sua empresa será um critério decisivo na hora da compra e ainda mais decisivo na hora de retornar a comprar. Ter um bom programa de relacionamento é ter a ferramenta certa de percepção de mudanças do mercado, das demandas e necessidades e até mesmo dos pontos fracos que podem ser melhorados e os pontos fortes que podem ser explorados de forma estratégica. Com isso, o seu negócio estará sempre atento as mudanças e perspectivas do mercado, o que leva ao aumento da eficiência, competitividade e performance.

 

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