Quais as melhores formas de investir no desenvolvimento de carreira?

Publicado em 06/abr/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Cada profissional precisa ser responsável por seu desenvolvimento de carreira. Portanto, é importante descobrir e explorar dons, atributos e capacidades especiais que podem oferecer uma vantagem competitiva e maiores possibilidades de se ter uma carreira de sucesso.

O gerenciamento de carreira exige uma rede de contatos de qualidade, estar no lugar certo e no momento certo, ser uma voz dentro da empresa, conhecer valores próprios, aperfeiçoar conhecimentos, ser influente, entre outros.

Mas, no final, todos esses fatores demandam uma coisa importante: um compromisso pessoal para gerenciar e investir na vida profissional de maneira correta.

Acompanhe o post e veja as melhores formas para investir no desenvolvimento de carreira. Boa leitura.

Investir em educação contínua

Nunca pare de aprender. Investir tempo para adquirir o conhecimento certo, sem dúvida alguma, ajudará no crescimento de carreira.

Por exemplo, a maioria das pessoas deseja construir uma marca pessoal, porém, não investem no processo de desenvolvimento de uma e, assim, perdem oportunidades ao longo do caminho.

Nunca acredite que já tem conhecimento suficiente. Trabalhe com proatividade. Conheça os objetivos da empresa em que está trabalhando e como pode contribuir para alcançá-los.

Trabalhar relacionamentos corretos: tempo e atenção

Crie um conselho consultivo pessoal que possa orientar adequadamente seus objetivos de carreira. Identifique seu círculo de influência: quem são eles hoje? Eles estão guiando você corretamente?

Invista na sua rede de contatos, ela pode ser vista como um campo de treinamento de desenvolvimento profissional. Aprenda a valorizar seu tempo e como se conectar com as pessoas certas.

Alimente os relacionamentos que mais importam. Dedique a eles tempo e atenção adequados e mantenha os mais significativos ativos o tempo todo.

Aprender com coachs e profissionais mais experientes

Manter o foco pode ser difícil com tantas responsabilidades para gerenciar no dia a dia. A maioria dos profissionais começa e interrompe o processo de gerenciamento de carreira por dificuldades na administração de tempo.

Por isso, investir em um treinador de carreira pode aumentar os níveis de compromisso, foco e responsabilidade. O cenário competitivo de hoje exige uma entrega total à busca pelos objetivos, e um profissional experiente pode fornecer as ferramentas certas e para isso.

Faça do gerenciamento de carreira uma nova prática recomendada; um processo que seja uma parte integrante de suas atividades diárias, metas e objetivos.

Cuidar da vida familiar e pessoal: criar equilíbrio e fortalecer a carreira

O equilíbrio é a chave para o sucesso — tanto para os negócios quanto para vida pessoal. Contribua para o sucesso de sua carreira investindo no equilíbrio entre trabalho e família, dedicando mais tempo e atenção a cada situação.

A família e os amigos são um componente essencial para o sucesso profissional. Por isso, participar de atividades fora da carreira pode ampliar o conhecimento por meio de uma visão paralela e, além disso, contribuir para o crescimento como um todo.

Tornar um especialista em outra área da empresa

Toda empresa conta com áreas de destaque que impactam mais fortemente os resultados. Por isso, para um excelente crescimento de carreira, torne-se um profissional especializado nos departamentos que mais precisam de pessoas com know-how.

Para isso, realize pesquisas e revisões de literatura, assista a conferências ou escreva sobre determinados assuntos. O desenvolvimento de conhecimentos em uma área emergente ou de grande importância pode levar a promoções e/ou outras oportunidades de carreira.

Trabalhar os pontos fracos

Os grandes profissionais estão sempre aprendendo e se ajustando, de forma rotineira, sempre buscam o feedback de suas equipes, colegas e superiores. Isso tudo é importante para a identificação dos pontos fracos.

Ainda que o feedback não aconteça de forma proativa, sempre é possível um trabalho nesse sentido. Sempre há atividades que são melhores desenvolvidas e aquelas que precisam de ajustes antes da entrega final, cabe a separação entre elas.

Ao se certificar de que os pontos fracos foram identificados, o próximo passo é trabalhar em técnicas e estratégias para revertê-los ou minimizá-los o máximo possível.

Desenvolver confiança

A grande importância em desenvolver confiança é ter a certeza sobre a possibilidade do crescimento profissional.

Além disso, a confiança tem duas consequências diretas: as pessoas gostam de se cercar de outras que demonstram confiança em si próprias; além disso, as atitudes de um profissional confiante se tornam mais contundentes e assertivas.

Porém, é essencial que o trabalho seja desenvolvido de maneira prática e inteligente. A confiança cresce gradativamente com os acertos e a obtenção de novos conhecimentos.

Buscar objetivos, mas começar devagar

É importante começar com uma visão abrangente do que você gostaria que seu processo de desenvolvimento de carreira se tornasse, porém é vital dar passos cautelosos.

A expressão “crescimento profissional”, por si só, já mostra que é impossível obter resultados sem planejamento ou de forma afobada. As dicas anteriores também são provas de que uma carreira só irá se desenvolver por meio do trabalho de várias vertentes.

Então, é importante não ter pressa. O grande segredo é que os objetivos estejam traçados corretamente, a conquista de cada meta será consequência direta do trabalho bem-feito.

Criar um plano de carreira

Pode parecer óbvio, porém, para o desenvolvimento da carreira profissional, é preciso a criação de um plano de carreira. Muitas empresas oferecem um planejamento de contínuo crescimento para os funcionários, em uma clara tentativa de prestigiar o corpo efetivo.

Mas, quando a empresa em que você trabalha não apresenta tal benefício, o que fazer? Além disso, como ter a certeza de que você está no caminho certo para conseguir uma das promoções?

É exatamente por isso que um plano pessoal de carreira é necessário. Com ele, você criará suas próprias metas e etapas para um crescimento profissional. Ainda que a empresa possibilite a ascensão, seu plano individual é que garantirá o sucesso no final.

Em suma, existem várias formas de gerenciar e investir no desenvolvimento de carreira. Mas é preciso visualizar cada investimento como um processo de enriquecimento pessoal: um trabalho que estará sempre funcionando para sua transformação em um profissional de destaque e de grande reputação no mercado empresarial.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e vamos debater mais sobre o assunto.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!