Solução de atendimento inovadora para desafios complexos.

Publicado em 23/dez/2014 por Administrador - Sem Comentários

 

Autor: Dalson dos Anjos Caivano

 

A qualidade no atendimento ao consumidor tornou-se critério básico no cenário de hoje em dia. Cada vez mais empresas distintas disputam o atendimento de um mesmo cliente. Visto essa disputa saudável o consumidor vem se tornando cada vez mais exigente e consciente dos seus direitos e “agrados” que podem ter.

De acordo com Adriana Machado, diretora de relações governamentais da Intel, a competitividade do mercado exige inovação. Bons projetos têm como base a educação e, existe assim uma relação indireta entre o ensino e a inovação. “Assim, quanto mais forte for o sistema educacional, melhor preparados estarão os profissionais, e conseqüentemente os projetos”, relata Adriana.

Na visão do Presidente da A.N.P.R.O.T.E.C. (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), Guilherme Ary Plonski, apenas um terço das empresas no Brasil são consideradas inovadoras. Destacou a importância da relação escola/empresa. “São coisas que se completam. Com bons projetos desenvolvidos em conjunto, a empresa tem acesso aos melhores estudantes e a credibilidade é atingida”, afirmou. Plonski aponta que durante muito tempo a universidade foi baseada na sala de aula e que hoje sua missão é produzir conhecimento. “O que percebo é um movimento prático. O mercado nos desafia o tempo todo e a inovação pede passagem”.

Uma grande relação entre as escolas e o mercado de trabalho, além de “absorver” os melhores candidatos (intelectuais e comportamentais) para a corporação é se permitir entender como serão os clientes no futuro. Os jovens de hoje são os clientes adultos de amanhã. O atendimento ao consumidor não pode permanecer “engessado” visto a constante mudança entre as gerações que estão por vir. Mudanças de comportamento, entendimento, necessidades e forma de como ver os problemas e soluções.

De acordo com o antropólogo Luiz Almeida Marins Filho, para nos aproximarmos dos nossos clientes, antigos e dessa nova geração que muda constantemente, é preciso ser simples. Sofisticamente simples.  “Simples, mas que chamem a atenção pela diferença. Pessoas simples, profissionais simples, empresas simples, serão os vencedores. Ninguém agüenta mais pessoas e empresas complicadas, empoladas”, Diz Luiz Marins. Os processos seletivos nas empresas possuem cada vez mais opções diferentes, por que não o simples?

Um grande exemplo de inovação sofisticadamente simples com ganho excepcional a todos (clientes, empresas e para os próprios bancos), por exemplo, é o simples fato do cliente não precisar mais passar o número do cartão e dígito de segurança para um atendente, mas sim, digitá-los em um telefone. Considerada como inovadora pela FEBRABAN, a solução foi exposta no evento CIAB FEBRABAN, no Espaço Inovação. Não foi preciso um investimento pesado em tecnologia para essa criação. A tecnologia para esse feito já existia há certo tempo. Pessoas aptas para tal desenvolvimento já existiam. Foi preciso uma grande idéia e uma grande empresa para apostar nessa idéia.

Atender a necessidade do cliente é um dos requisitos básicos de uma empresa. É possível acompanhar em sites como “Reclame Aqui” clientes insatisfeitos com a ausência do simples bem feito, com a ausência do básico. Ao invés de vender por vender, vender e acompanhar os resultados do produto vendido com os resultados do cliente, é uma ótima opção para o chamado “ganha-ganha”. O cliente ganha, tendo um produto junto a uma equipe que o auxilia a melhorar seus resultados. A empresa ganha por ter um produto cada vez melhor podendo adquirir clientes novos sem esquecer e diminuir a importância dos clientes antigos.

Portanto, quando se fala em solução de atendimento inovadora para desafios complexos se fala em acrescentar profissionais à empresa com mentes e comportamentos novos de acordo com os ideais propostos pela companhia. É um fator comum para líderes com alto grau de relevância quando se trata de inovação. Nada como algo simples, elegante e que faça a diferença. Atender ao pedido do cliente.

 

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