Tecnologia: um grande aliado das campanhas de marketing

Publicado em 14/dez/2016 por Administrador - Sem Comentários

tecnologia e marketin

 

 

Christiane Braz Heigasi Scabbia, Analista de Marketing

A área de marketing há tempos conquistou o seu espaço nas empresas e ganhou o respeito das demais áreas. Responsável por se atentar aos diversos aspectos da administração do negócio, como: criar o planejamento estratégico de marketing, cuidar da execução desse planejamento, entender as necessidades do seu público, criar um produto desenhado para este público, medir os retornos, estudar a concorrência, conhecer bem o seu produto, cuidar da marca, dentre outros, o marketing precisa estar bem respaldado para conseguir atingir os objetivos tanto da área quanto da própria corporação.

Além das responsabilidades que citei acima, preciso enfatizar a importância do marketing na geração de leads qualificados, no relacionamento com os prospects e os próprios clientes. A concorrência é muito grande, acredito que na maioria dos setores, e então lutar pelas conversões é uma das inquietações de qualquer profissional der marketing. Acompanhar toda a cadeia, desde a geração do lead, nutrição deste lead, a conversão em cliente e acompanhamento de sua expansão é um trabalho árduo e diário.

Se imaginarmos que temos um grande pull de tarefas a serem realizadas, análises para serem feitas, além de ações para as mais variadas segmentações para serem criadas e executadas, quanto tempo levaríamos para concluir? E de quantas pessoas trabalhando a equipe de marketing precisaria? É preciso ser produtivo, isso é fato. Mas como é possível executar todas as tarefas e realizar as ações e campanhas necessárias?

Acredito que a saída para ajudar os profissionais de marketing é o uso da tecnologia. Sem dúvida alguma, as ferramentas disponíveis no mercado são um grande aliado na execução de campanhas ou mesmo, em momentos em que é necessário propor ações ou publicidades criativas que chamem a atenção do público-alvo e se diferencie da concorrência.

Em um cenário em que você precisa contatar o maior número de pessoas para oferecer um novo serviço, uma oferta especial para um segmento do seu público e direcioná-lo para uma operação de call center, por exemplo, uma das possibilidades é trabalhar com o torpedo de voz. Para isso, é utilizada a tecnologia que dispara as chamadas telefônicas de forma automática, tornando o processo mais produtivo do que se fosse feito manualmente.

Obviamente, a intensão não é promover um disparo SPAM. Por este motivo, a sua campanha precisa ser muito bem direcionada, voltada para um público com o qual você já se relacionou e possui um opt-in (autorização). Entender também se o seu mailing está higienizado é de grande importância para que não se desperdice chamadas. Alguns detalhes que podem fazer a diferença no resultado de sua campanha.

Um ponto interessante que pode ser combinado com envio da mensagem via torpedo de voz é a utilização da URA reversa, que permite ao seu cliente interagir com a mensagem. Um exemplo prático: a sua mensagem pergunta para o cliente se ele se interessa pela promoção. O cliente pode responder verbalmente, para isso há o uso do reconhecimento de voz, ou digitando 1 ou 2, para as respostas “sim” ou “não”, dependendo da configuração da campanha.

Outra aplicação de tecnologia para se relacionar com o cliente é o uso de SMS push. Basicamente, o envio também é feito em massa e, claro, com uma base que optou por receber mensagens da empresa. O mais legal com o uso do SMS push é que a mensagem aparece no smartphone da pessoa e ela precisa necessariamente interagir. A mensagem pode ser apenas informativa ou solicitar a interação com o clique em uma resposta.

Indo para o lado criativo das ações, já tive a oportunidade de vivenciar uma experiência impressionante em uma sala de cinema. A agência queria promover o lançamento de um produto, e criou um jogo interativo com o uso do celular. A dinâmica consistia na ligação dos 10 primeiros para um telefone que aparecia na tela e essas 10 pessoas conseguiam movimentar os bonecos por meio do teclado do celular. Aquele que conseguisse captar o maior número de objetos na tela por meio da movimentação do boneco, ganhava um kit do produto lançado.  Para esta ação, foi utilizado o uso de URA e integração com o sistema do joguinho criado pela agência.

Mais importante do que criar e executar é medir. A tecnologia é um importante aliado também neste aspecto, pois permite entender os resultados da campanha, a aderência a ela, de forma muito rápida e prática, permitindo corrigir qualquer problema ou rota e assim, chegar ao objetivo desejado.

Não há dúvidas, a área de marketing e seus profissionais, mais do que nunca, precisam buscar na tecnologia formas de viabilizar suas campanhas, otimizar os seus processos e os tornarem mais produtivos. A concorrência é grande e a cada dia, aumenta mais. Utilizar a tecnologia como respaldo pode fazer toda diferença.


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