Você conhece o perfil do consumidor omnichannel brasileiro?

Publicado em 26/mar/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Com as novas tecnologias, surgiram novas formas das empresas se comunicarem com seus consumidores. Já era de se esperar que tal fator modificasse o comportamento e a forma de atender clientes.

Esse novo perfil de cliente é chamado de consumidor omnichannel. O termo omnichannel é baseado no conceito de romper barreiras entre plataformas de comunicação. Ser presente em todos os canais é um desafio trazido por essa estratégia, como também o sucesso e a eficiência dessa tendência.

Se interessou em saber mais sobre o perfil do consumidor omnichannel? Então siga a leitura do nosso artigo!

Integração

Esse consumidor espera que a empresa integre as redes sociais com os canais tradicionais de comunicação. Isso é usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente.

A integração também se estende ao que tange o histórico desse cliente. Interações como as compras, pedidos de suporte, entregas e agendamento de visitas são alguns exemplos que esse consumidor espera que todos os colaboradores tenham acesso, independentemente da plataforma em que foram realizadas tais requisições.

Compre aqui e retire ali

Partindo da integração dos serviços e das informações, o cliente omnichannel deseja comprar online e retirar em uma loja física. Isso diminui o prazo de entrega e agiliza processos.

O mesmo pensamento vale para trocas. O cliente que comprou no e-commerce precisa ter suporte da loja física.

Facilidades no atendimento

Indo além das facilidades de atendimento, agendar a entrega da compra é um dos pontos que o novo consumidor omnichannel espera obter. Tal facilidade proporciona conforto para o cliente e garantia na entrega. Oferecer esse tipo de serviço demonstra que você está preocupado com o bem-estar do consumidor, além de confiança no serviço prestado. Ser proativo e se antecipar ao cliente é um diferencial no mercado atual.

Mobilidade

Outro fator importante no novo perfil do consumidor omnichannel é a mobilidade. No que diz respeito a negócios, isso significa possibilitar ao seu cliente carregar sua loja no bolso, podendo acessar os produtos do celular ou tablet.

Essa comodidade mantém o cliente em contato com a empresa, além de facilitar o compartilhamento de sugestões entre os consumidores, o chamado buzz marketing.

Acompanhar entrega

Para o cliente que prefere receber o produto em casa, é necessário ofertar um método de acompanhamento dessa entrega. Isso garante o recebimento da compra, aliviando o estresse tanto do consumidor quanto da empresa.

Relevância

O perfil do consumidor omnichannel valoriza a relevância de informações. Esse fator pode se tratar quanto à localização geográfica do cliente, mostrando qual loja mais próxima possui o produto desejado. Ou ainda, seja uma informação relevante oferecer seu serviço ou produto de acordo com os gostos do consumidor ou ainda de acordo com uma data comemorativa próxima.

Não importa a natureza desse dado, o novo consumidor omnichannel deseja ver aquilo que é útil à sua pessoa.

Bem informado

Eles são bem informados e desejam ser vistos como tais. Isso significa capacitar colaboradores nas informações dos produtos e, principalmente, no atendimento humanizado.

Humanizar o atendimento é ver o outro como a si mesmo. Dessa forma, o cliente é visto como uma pessoa que precisa de ajuda para realizar um sonho: comprar seu produto. Atitudes de “esperteza” e de ego inflado — os sabichões — perdem espaço para atitudes humildes e de empatia.

Conhecer o cliente sempre foi a chave do sucesso para muitas empresas. Porém, se tratando do cenário atual, o novo perfil de consumidor omnichannel merece um pouco mais de atenção, pois a tendência é aumentar a quantidade de pessoas que utilizam os multicanais.

E aí, leitor, o que achou de conhecer melhor o perfil dos consumidores brasileiros? Gostou do artigo? Então aproveite a visita para conferir os benefícios do atendimento omnichannel!


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