3 formas de fazer controle de custos de sua empresa

Publicado em 18/fev/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Desenvolver estratégias para um eficaz controle de custos no setor de atendimento é essencial para que a sua empresa direcione, de modo assertivo, o capital financeiro do negócio.

O fato é que, hoje, muitos clientes já consideram o atendimento um dos principais fatores para suas escolhas. No mínimo, muitos abandonam a empresa depois de uma interação ruim. Mas como trazer a excelência para o serviço sem onerar o caixa?

Para ajudar você nessa questão, neste artigo apresentamos 3 dicas de como fazer o controle de custo da sua empresa e ainda otimizar o atendimento. Boa leitura!

1. Invista em canais digitais

Em geral, manter canais digitais é mais econômico que trabalhar com diversos planos telefônicos, pois só demanda uma boa conexão de internet. Porém, esse é apenas um detalhe que faz dessa opção uma ótima alternativa para controlar os custos do seu setor de atendimento.

Os clientes estão cada vez mais conectados, e embora as empresas de telefonia ofereçam minutos “gratuitos” de ligação, muitos já preferem utilizar as redes sociais, aplicativos e chats para entrar em contato com suas marcas preferidas.

Ou seja, a aplicação de capital nos canais digitais não representa um gasto e sim um investimento. É uma forma de atrair mais clientes e aumentar os lucros de sua empresa, além de diminuir os custos de atendimento com telefonia e contratação de pessoal.

No entanto, é importante que se desenvolva um planejamento multicanal, para que os usuários se sintam bem atendidos em qualquer canal de interação. Afinal, a estratégia prioriza não apenas a criação de novos pontos de comunicação, mas também reforça que todos devem funcionar de maneira nivelada e integrada.

2. Implemente a URA no atendimento

Se o objetivo é controlar os gastos do atendimento, a implantação da URA se faz essencial no planejamento. Sendo a sigla para Unidade de Resposta Audível, a URA é uma solução inteligente capaz de realizar atendimentos complexos junto aos clientes.

Durante uma interação, a ferramenta consegue não apenas manter uma comunicação humanizada, como também realizar outras tarefas para dinamizar o atendimento, como:

  • enviar SMSs;
  • desbloquear serviços;
  • informar saldos atualizados.

A contenção de gastos não se dá apenas pelo fator prático (menor necessidade de colaboradores), mas também pela alta eficiência e dinamização do atendimento. Com a URA, os clientes já são enviados diretamente para os atendentes corretos, o que evita repetição de informações ou constantes trocas de setor.

3. Treine a sua equipe de atendimento

No geral, a melhor maneira de você conter os custos do setor de atendimento é oferecendo um serviço diferenciado, agradável e que esteja de acordo com as expectativas do cliente. Assim, você consegue diminuir o nível de insatisfação e aumentar a taxa de fidelização.

No entanto, uma ótima estrutura e equipamentos modernos não são suficientes para alcançar essa realidade se não houver uma equipe de atendimento bem preparada. E não apenas no conhecimento técnico, é importante uma sincronização entre discurso e alinhamento de valores.

A forma mais inteligente de garantir isso é investindo em treinamento para os colaboradores. Com o contínuo aperfeiçoamento, os atendentes se tornarão mais assertivos no dia a dia, o que diminui os gastos com retrabalhos e reclamações.

Também é importante trabalhar o fator motivacional dos profissionais, desenvolvendo estratégias para maior engajamento e valorização coletiva. Quanto mais empenhados e adaptados, mais qualificado será o serviço oferecido para os clientes.

Essas foram algumas dicas essenciais para você realizar um controle de custos no setor de atendimento. Como visto, contar com ferramentas tecnológicas é vital para a otimização de desempenho e para que os resultados esperados aconteçam de fato. Então, analise todas as informações e comece agora mesmo a diminuir os seus gastos com atendimento e aumente a produtividade da empresa.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma de nossas novidades!

transformação digital
PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center


Deixe seu comentário