3 formas de fazer controle de custos de sua empresa

Publicado em 18/fev/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Desenvolver estratégias para um eficaz controle de custos no setor de atendimento é essencial para que a sua empresa direcione, de modo assertivo, o capital financeiro do negócio.

O fato é que, hoje, muitos clientes já consideram o atendimento um dos principais fatores para suas escolhas. No mínimo, muitos abandonam a empresa depois de uma interação ruim. Mas como trazer a excelência para o serviço sem onerar o caixa?

Para ajudar você nessa questão, neste artigo apresentamos 3 dicas de como fazer o controle de custo da sua empresa e ainda otimizar o atendimento. Boa leitura!

1. Invista em canais digitais

Em geral, manter canais digitais é mais econômico que trabalhar com diversos planos telefônicos, pois só demanda uma boa conexão de internet. Porém, esse é apenas um detalhe que faz dessa opção uma ótima alternativa para controlar os custos do seu setor de atendimento.

Os clientes estão cada vez mais conectados, e embora as empresas de telefonia ofereçam minutos “gratuitos” de ligação, muitos já preferem utilizar as redes sociais, aplicativos e chats para entrar em contato com suas marcas preferidas.

Ou seja, a aplicação de capital nos canais digitais não representa um gasto e sim um investimento. É uma forma de atrair mais clientes e aumentar os lucros de sua empresa, além de diminuir os custos de atendimento com telefonia e contratação de pessoal.

No entanto, é importante que se desenvolva um planejamento multicanal, para que os usuários se sintam bem atendidos em qualquer canal de interação. Afinal, a estratégia prioriza não apenas a criação de novos pontos de comunicação, mas também reforça que todos devem funcionar de maneira nivelada e integrada.

2. Implemente a URA no atendimento

Se o objetivo é controlar os gastos do atendimento, a implantação da URA se faz essencial no planejamento. Sendo a sigla para Unidade de Resposta Audível, a URA é uma solução inteligente capaz de realizar atendimentos complexos junto aos clientes.

Durante uma interação, a ferramenta consegue não apenas manter uma comunicação humanizada, como também realizar outras tarefas para dinamizar o atendimento, como:

  • enviar SMSs;
  • desbloquear serviços;
  • informar saldos atualizados.

A contenção de gastos não se dá apenas pelo fator prático (menor necessidade de colaboradores), mas também pela alta eficiência e dinamização do atendimento. Com a URA, os clientes já são enviados diretamente para os atendentes corretos, o que evita repetição de informações ou constantes trocas de setor.

3. Treine a sua equipe de atendimento

No geral, a melhor maneira de você conter os custos do setor de atendimento é oferecendo um serviço diferenciado, agradável e que esteja de acordo com as expectativas do cliente. Assim, você consegue diminuir o nível de insatisfação e aumentar a taxa de fidelização.

No entanto, uma ótima estrutura e equipamentos modernos não são suficientes para alcançar essa realidade se não houver uma equipe de atendimento bem preparada. E não apenas no conhecimento técnico, é importante uma sincronização entre discurso e alinhamento de valores.

A forma mais inteligente de garantir isso é investindo em treinamento para os colaboradores. Com o contínuo aperfeiçoamento, os atendentes se tornarão mais assertivos no dia a dia, o que diminui os gastos com retrabalhos e reclamações.

Também é importante trabalhar o fator motivacional dos profissionais, desenvolvendo estratégias para maior engajamento e valorização coletiva. Quanto mais empenhados e adaptados, mais qualificado será o serviço oferecido para os clientes.

Essas foram algumas dicas essenciais para você realizar um controle de custos no setor de atendimento. Como visto, contar com ferramentas tecnológicas é vital para a otimização de desempenho e para que os resultados esperados aconteçam de fato. Então, analise todas as informações e comece agora mesmo a diminuir os seus gastos com atendimento e aumente a produtividade da empresa.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma de nossas novidades!

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário