4 tendências do marketing de experiência no atendimento ao cliente

Publicado em 16/abr/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

marketing de experiência no atendimento ao cliente

O serviço ao consumidor está se tornando, simultaneamente, mais complexo e crucial para o sucesso de um negócio. Consequentemente, trabalhar com marketing de experiência no atendimento ao cliente se torna cada dia mais indispensável.

A retenção de consumidores é uma das chaves para a lucratividade. O marketing de experiência é uma maneira de alcançar esse objetivo. Trata-se do desenvolvimento e aplicação de técnicas para que o serviço oferecido seja único e eficiente para cada cliente.

Continue lendo e conheça 4 tendências do marketing de experiência no atendimento ao cliente que poderão ser aplicados na sua empresa. Boa leitura.

1. Crescimento do autoatendimento

O consumidor atual preza pelo dinamismo na hora da resolução de problemas. Além disso, muitos clientes não se sentem confortáveis ao conversar diretamente com atendentes.

Sendo assim, uma forte tendência para os próximos anos é a expansão do autoatendimento. Com ele, as empresas podem solucionar dúvidas e prestar uma série de serviços para seus clientes e consumidores sem a necessidade da intervenção de colaboradores.

Somado a isso, o autoatendimento dinamiza também o trabalho dos atendentes da empresa, que poderão focar suas habilidades em processos mais demorados e complexos. Ou seja, essa tendência traz benefícios para os clientes e as organizações.

2. Perda de espaço do telefone fixo

Essa é uma tendência que vem ficando cada vez mais clara. Com a evolução e a expansão da internet, o telefone fixo perde espaço gradativamente. Mobilidade e dinamismo são palavras que estão em alta, e o aparelho fixo, ainda que indiretamente, caminha na contramão disso.

O recurso ainda não deve ser eliminado, já que existem clientes que fazem questão de usar a ferramenta. Porém, as empresas precisam se adaptar às novas gerações e expandir o atendimento nas redes sociais e outros canais, como web chat, e-mail, SMS, Apps, etc.

3. Crescimento da tecnologia personalizada

A visão do consumidor mudou. A ideia de que o atendimento básico é suficiente para o convencimento da compra já não é mais aceita por boa parte deles. Por isso, a tecnologia personalizada será uma grande tendência do marketing para os próximos anos.

Para não ficar para trás e se mostrar competitiva, toda empresa precisa trabalhar no desenvolvimento ou aquisição de ferramentas que transformem a experiência do cliente em algo fenomenal.

Com a tecnologia personalizada, será possível não só conhecer o perfil dos consumidores, como criar soluções para diferentes tipos de problemáticas.

4. Atendimento cada vez mais proativo

Antecipação é a palavra do momento no mundo empresarial. Proatividade é exatamente isso, trabalhar para se antecipar aos possíveis problemas.

Essa é uma tendência atual e que vem ganhando ainda mais força. Afinal, é impossível ser bem-sucedido em um atendimento especial sem uma preparação prévia para enfrentar as adversidades. A proatividade, com certeza, estará em alta nas organizações líderes de mercado.

Portanto, se você deseja manter um padrão de qualidade de serviço e não ficar para trás perante a concorrência, lembre-se de se atualizar nas tendências do marketing de experiência no atendimento ao cliente é essencial. Isso será fundamental para atrair e conquistar a confiança dos seus consumidores.

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