Aprenda como elaborar um plano de carreira eficiente para a sua equipe

Publicado em 31/out/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

como elaborar um plano de carreira

Como elaborar um plano de carreira eficiente? Muitos gestores, com o objetivo de valorizar e motivar os seus colaboradores, acabam se questionando sobre o assunto. A ponderação é válida, pois construir uma carreira sólida é o objetivo de todo profissional.

Quando uma empresa apresenta um bom plano de carreira para os seus colaboradores, ela não só trabalha o engajamento interno, como também facilita o caminho para que os objetivos coletivos sejam conquistados.

Por meio de práticas transparentes, uma comunicação direta e apoio tecnológico é possível construir um plano de carreira interessante para todos. Por isso, continue lendo e veja dicas aplicáveis para ser bem-sucedido nessa empreitada. Boa leitura!

Alinhe os objetivos da empresa com os dos colaboradores

O primeiro passo para construir um plano de carreira eficiente é saber quais são os planos profissionais dos seus colaboradores. Essa etapa é importante, pois fará com que todos expressem seus desejos e expectativas diante da realidade da empresa.

Aqui, deve ser feito um trabalho de pesquisa com perguntas diretas para os trabalhadores. Para um resultado mais efetivo, é interessante que tudo seja realizado com o apoio dos líderes de equipe.

Com as informações em mãos, o gestor deve alinhar os objetivos da empresa com os dos colaboradores. Ou seja, apresentar as reais possibilidades dentro da organização e as ações necessárias (tanto teóricas quantos práticas) para o alcance das metas.

Assim, tanto a empresa quanto os profissionais estarão dentro do mesmo planejamento de crescimento e busca de resultados.

Defina as progressões de carreia

Depois de alinhar os objetivos da empresa e dos colaboradores, é o momento de definir como serão realizadas as progressões de carreira. É nesse ponto que você precisa apresentar as informações válidas sobre o plano, por exemplo:

  • quais os critérios de avaliação;
  • quais as formas de ascensão (horizontal ou vertical);
  • qual o tempo necessário.

É essencial que essas discussões sejam feitas com a presença dos líderes e/ou grupo de funcionários, deixando os critérios avaliativos sempre dentro de um parâmetro aceitável para todos.

No entanto, é imperativo que as progressões não só estejam de acordo com a estrutura da empresa, como também sempre abertas a adaptações.

Estabeleça metas

Essa etapa é uma das mais importantes na construção do plano de carreira e deve ser apresentada de maneira detalhada e transparente. Estabelecer metas significa mostrar para os colaboradores como eles conseguirão suas ascensões.

As informações obtidas com a pesquisa, apontada no primeiro tópico, serão bastante úteis neste ponto. Mas, para que as metas sejam tangíveis e realistas, é necessário uma análise sobre a empresa e sobre o mercado em que ela está inserida.

Jamais as metas devem ser definidas sem essa preparação, pois se corre o risco de estabelecer padrões impossíveis de serem alcançados ou gerar um crescimento inconsistente, refletindo em desânimo ou ilusões profissionais.

Trabalhe com feedbacks constantes

O feedback é um dos segredos para o sucesso de qualquer ação dentro de uma empresa, inclusive na construção do plano de carreira. Por isso, não se limite a entender os desejos dos colaboradores e definir as metas. Lembre-se: deve-se manter os critérios sempre abertos a adaptações.

Sendo assim, fixe uma comunicação direta com os seus profissionais. Mas não unilateral, um bom trabalho de feedback acontece quando há ponderações de ambos os lados. Promova reuniões e encontros fora da empresa para entender as dificuldades e dúvidas dos colaboradores e analise as necessidades de mudanças do planejamento.

Enfim, as dúvidas sobre como elaborar um plano de carreira eficaz são plausíveis, afinal, não há nada mais saudável para uma empresa do que solidificar um trabalho de engajamentos dos seus colaboradores. O mais importante é que haja uma comunicação direta transparente para que no final todos os objetivos coletivos sejam alcançados. Sendo assim, analise as informações e monte agora mesmo um plano de carreira no seu empreendimento.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma das nossas novidades.

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário