Aprenda como investir em inovação no atendimento da sua empresa

Publicado em 28/dez/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

O constante investimento em inovação no atendimento ao cliente tem ajudado de maneira efetiva a melhorar a reputação das empresas. É cada vez mais raro um cliente entrar em contato com um estabelecimento e passar pela desagradável situação de esperar horas para ser atendido. Essa experiência positiva é fruto da implantação de chatbots, soluções de autoatendimento e outras ferramentas estratégicas.

Entretanto, é preciso ir além! Pensando nisso, neste post vamos apresentar mais alternativas para inovar no departamento de atendimento da empresa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico permite que o gestor da central de atendimento da empresa elabore estratégias voltadas para o mercado e desenvolva um plano de ação para atingi-las. Esse documento deve:

  • mapear onde o negócio está e estabelecer onde ele deseja chegar;
  • criar para cada problema e para cada objetivo uma estratégia específica;
  • elaborar um cronograma com prazos de medições de resultados;
  • estipular métricas que sejam relevantes para cada estratégia.

Tenha sempre em mente que com um bom planejamento estratégico é possível mensurar resultados e retornos.

Conheça e foque na satisfação do cliente

Oriente todas as energias da empresa para entender e atender o seu cliente. Para isso, proporcione uma experiência positiva e construa em sua central de atendimento uma cultura de relacionamento com os clientes:

  • estimule a troca de informação e o compartilhamento de experiências entre seus colaboradores;
  • realize pesquisas de satisfação de cliente periodicamente;
  • contrate colaboradores com o perfil correto;
  • treine e forneça o material necessário para sua equipe trabalhar.

Oferecer um atendimento que supere as expectativas do cliente vai resultar em fidelização.

Monitore os concorrentes

Para alcançar a inovação no atendimento é crucial monitorar todas as mudanças no mercado em que você está inserido. Para isso, siga os passos abaixo:

Faça as perguntas certas

Mapeie os pontos fracos e fortes da sua concorrência, isso dará para você as informações necessárias para neutralizar os seus concorrentes, oferecer soluções melhores e de acordo com a necessidade do cliente, possibilitando assim sua conquista.

Analise os canais de comunicação da sua concorrência

Analise todos os canais de atendimento dos concorrentes para entender como eles se relacionam com o público. Nesse processo, pergunte-se:

  • Que tipo de conteúdo eles postam?
  • Quais redes sociais eles usam?
  • Com que frequência?
  • Há interação entre os clientes e a empresa?
  • Eles demoram quanto tempo para responder?
  • O site da empresa é responsivo?

Essas perguntas te ajudarão a melhorar o seu atendimento e oferecer uma experiência mais positiva para o seu cliente.

Foque nos concorrentes que você quer superar

Embora essa dica pareça óbvia, monitorar a concorrência consiste em observá-los e absorver de forma aprimorada seus atos, escolhas e estratégias para o atendimento.

Invista em tecnologias que promovam inovação no atendimento

Independentemente do nicho de mercado, os negócios se solidificam a partir de resultados positivos no atendimento. Para que isso aconteça, é essencial investir em tecnologia. Dessa forma, separamos algumas ações neste tópico:

  • customer experience: ou experiência do consumidor, é a promoção de uma boa experimentação com a marca, do momento da compra ou prestação de serviço até o atendimento posterior e de fidelização;
  • overdelivering: é a estratégia de superar as expectativas durante o atendimento, isto é, sempre oferecer algo a mais;
  • inteligência no uso de dados: utilizar soluções a fim de analisar essas informações e torná-las úteis para o negócio;
  • mobile: que se traduz em trabalhar com sites responsivos e desenvolver aplicativos que promovam uma maior interação com o público.

Cada uma dessas ações pode fazer toda a diferença na jornada dos consumidores. Assim, elas são sinônimo de novidade no gerenciamento de clientes.

Agora que você já sabe o que é preciso para ter inovação no atendimento da empresa, que tal ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre esse assunto? Baixe agora mesmo o e-book “6 dicas para inovar em atendimento ao cliente” e não perca essa oportunidade!

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