Atendimento por chat automatizado, um canal disponível 24 horas x 7 dias.

Publicado em 10/jun/2014 por Administrador - Sem Comentários

 

 

Autora: Rita Karoline Urbino dos Anjos, Analista de Teste

O que todo mundo deseja nos dias de hoje é comodidade, é resolver um problema ou uma pendência com o menor esforço possível.

Você já pensou em um canal de atendimento disponível 24 horas por dia, onde você possa resolver seus problemas de maneira simples e rápida?

O atendimento por chat automatizado, um canal disponível 24 horas x 7 dias por semana, é uma solução que otimiza o atendimento, pois diferente do atendimento via web chat, aonde você precisa esperar para ser atendido por um operador humano, no web chat automatizado você pode resolver o seu problema por meio do autoatendimento de maneira simples e eficaz.

A dinâmica da solução consiste em um cadastro de perguntas e respostas, sendo elas as mais variadas possíveis e de acordo com o negócio da empresa, podem ser integradas com o FAQ da empresa, com o sistema corporativo ou com o banco de dados (número do pedido, ordem de serviço, cadastro do cliente, etc), podem ser cadastrados problemas e soluções pontuais, como por exemplo: falta de energia, queda de sistema, aviso temporário, entre outras, “o que isso ajuda?”.

Vejamos alguns exemplos da aplicação do web chat automatizado:

  • Você precisa retirar a segunda via de um comprovante ou de um boleto. Neste momento, você entra no web chat para falar com a atendente, mas logo vem a informação de que o horário de atendimento finalizou. É neste momento, por exemplo, que o web chat automatizado é eficiente, por ser um canal disponível 24 horas x 7 dias por semana. Para conseguir imprimir a segunda via do que precisa, basta seguir as instruções das perguntas disponibilizadas no chat automático, de acordo com a sua necessidade, como uma árvore de uma URA, que a cada pergunta respondida são exibidas mais ramificações, até chegar ao ponto em que sua dúvida é respondida ou a solicitação é atendida.
  • Outro exemplo prático. Você está com problemas no seu celular, entra no web chat para solucionar o seu problema, atendimento é iniciado, você diz o que está acontecendo e a atendente responde dizendo que a operação está com problemas na rede na sua região, com o web chat automatizado, você poderia simplesmente preencher a tela inicial com o número do seu celular e pela identificação do mesmo através da conexão com o banco de dados,  ler uma mensagem automática avisando dos problemas na rede naquela região.

E o que a central de atendimento ganha com isso?

  • Otimização do atendimento humanizado, chegando às atendentes somente as dúvidas ou problemas que não foram resolvidos no chat automatizado.
  • Agilidade no atendimento, pois você não precisa esperar para ser atendido por um operador humano, não precisando enfrentar fila de atendimento para resolver problemas simples.
  • Redução de custos, pois reduz de maneira considerável o número de atendimentos humanizados.
  • Funcionamento contínuo, atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana ou pode ser programada para atender em dias e horários específicos.
  • Caso o atendimento automatizado não seja suficiente, todo o histórico do atendimento segue para o atendimento humano.
  • Exibição em relatórios gerenciais e estatísticos, com os dados dos atendimentos.

A solução do web chat automatizado agrega valor ao atendimento via web chat, pois ela vem para somar e melhorar o atendimento, otimizando seu tempo de espera e proporcionando uma maneira rápida e fácil de resolver seus problemas ou dúvidas sem a necessidade de enfrentar as longas filas de espera. É uma ferramenta que só acrescenta, tanto para o cliente como para a empresa, ela pode ser constantemente atualizada, proporcionando a empresa uma melhoria de baixo custo para atingir sempre seus objetivos estratégicos em relação à melhoria do relacionamento com seus clientes.

Você já parou para pensar sobre o que essa ferramenta pode agregar de valor no dia a dia da sua central de atendimento? 

 



>> Material Free >> 5 dicas para selecionar uma solução de atendimento ao cliente



PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário