qualidade do atendimento

A escalabilidade é a capacidade de um negócio galgar ou escalar um caminho de sucesso rumo aos objetivos. Logo, para que sua empresa seja eficiente na expansão, é preciso manter a qualidade do atendimento, bem como de seus produtos e serviços oferecidos.Ser escalável é importante para todo tipo de empresa, mesmo aquelas que não têm objetivos audaciosos e comportam um crescimento moderado em longo prazo. Isso porque uma empresa com facilidade para crescer de maneira sustentável também tem capacidade para enfrentar mudanças gerenciais, econômicas e de mercado.Deseja saber como manter a qualidade do atendimento, ao mesmo tempo em que prepara sua companhia para qualquer mudança planejada ou não? Então, continue com a gente neste artigo!

Como escalar sem perder a qualidade do atendimento?

1. Mapeie processos

É importante conhecer bem os processos estabelecidos, separando-os por departamentos, complexidade e função. Isso porque o atendimento ao cliente depende do bom funcionamento desses processos. Além disso, ao conhecer exatamente todas as etapas que seu cliente percorre, você conhecerá as possíveis falhas que podem ocorrer, podendo antecipar-se e corrigi-las.Outra questão tem relação com a atualização dos métodos envolvidos. É muito importante que a empresa esteja atualizada, mantendo competitividade saudável no mercado  e ofertando inovações aos seus clientes. Porém, isso só é possível ao conhecer profundamente os procedimentos aplicados, suas falhas, pontos positivos e departamentos de maior impacto.

2. Capacite a equipe

O treinamento da equipe de atendimento, bem como dos demais times da empresa, é essencial para manter a capacidade de crescimento da companhia, pois somente colaboradores bem treinados conseguem atender as mudanças pelas quais a empresa passa enquanto cresce. Além disso, equipes que têm uma boa capacitação são mais produtivas e engajadas em relação às metas da companhia.Veja alguns benefícios do treinamento de equipes para a escalabilidade dos negócios:

  • mais capacidade de atendimento;
  • maior entendimento de inovações do mercado;
  • colaboradores atualizados com as tendências de consumo;
  • melhor retorno sobre o investimento nos recursos humanos.

3. Crie oportunidades

Uma companhia que pretende crescer, tem oportunidades para seus colaboradores crescerem também. Por isso, crie programas de carreira, estimule o desenvolvimento interno e permita que seus funcionários vejam a empresa como um diferencial importante no sucesso pessoal. Ao preparar e estimular sua equipe para o avanço profissional, ela se sentirá mais confiante para ajudar no crescimento corporativo.Além disso, a empresa que não planeja o crescimento profissional de sua própria equipe corre o sério risco de perder o time para a concorrência. Justamente pela competitividade do mercado, é muito fácil surgirem boas oportunidades para seus melhores funcionários. E, nesse cenário, se sua companhia não tem capacidade para acomodar o crescimento profissional, perderá seus melhores colaboradores.

4. Invista em tecnologias

Investir em tecnologias é essencial para aumentar a qualidade do atendimento, justamente porque elas são pensadas para corrigir falhas e acentuar benefícios. Além disso, com o passar dos anos, o próprio consumidor tende a mudar seu comportamento perante os serviços e produtos. Logo, é preciso modernizar sua empresa para acompanhar os desejos dos clientes.Veja alguns exemplos de tecnologias que podem ser implementadas:

  • URA — Unidade de Resposta Audível — sendo responsável por personalizar e automatizar o atendimento, agilizando demandas e aumentando a eficácia do suporte ao cliente;
  • telefonia VoIP, diminuindo custos nas ligações ao mesmo tempo em que mantém a qualidade. Além disso, o VoIP é altamente escalável, exigindo menos investimento das empresas;
  • softwares de gestão centralizada permitem gerenciar fatores das equipes, mesmo das operações fora da matriz, agrupando os times e mostrando indicadores e dados do atendimento;
  • gravadores de chamadas contribuem para a eficiência do atendimento, pois permitem a monitoria das ligações, para que os supervisores de equipes possam alinhar e treinar seus colaboradores com as melhores práticas;
  • soluções omnichannel ampliam o alcance de clientes e permitem que a empresa opere sob novas diretrizes, conforme a necessidade do consumidor.

As empresas com capacidade para escalar são aquelas que conseguem alcançar seus objetivos e desenvolver-se de maneira saudável no mercado. Porém, é importante manter a qualidade do atendimento para que os clientes fiquem satisfeitos com os serviços e produtos ofertados.Para ter qualidade no atendimento e escalar sua empresa, entre em contato com a VoxAge hoje mesmo!

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Nossos consultores irão mostrar como funciona uma solução Omnichannel de verdade.
Conheça a VoxAge
Av. Paulista, 2.202 | Andar Intermediário Cerqueira César | São Paulo - SP
Trabalhe Conosco
VoxAge Soluções Digitais 2020 - Todos os direitos reservados