A recessão na economia do país tem assustado muitos empreendedores e gestores, pois, o mercado é cada vez mais competitivo e o perfil do público consumidor está mudando aceleradamente. Diante desse cenário, é importante buscar maneiras de se destacar da concorrência e adotar estratégias de fidelização de clientes.Além de oferecer produtos ou serviços de qualidade, é preciso que a empresa tenha em sua cultura organizacional a excelência no atendimento ao cliente como prática prioritária, inegociável e imprescindível. É a partir de uma política de relacionamento que se atrai, conquista e fideliza o público-alvo. Seu negócio tem feito isso, caro leitor?Neste post, apresentamos a importância de investir em soluções e estratégias de fidelização de clientes. Abaixo, reunimos 6 dicas preciosas que podem lhe ajudar a alcançar resultados expressivos e transformar até mesmo consumidores detratores em defensores de sua empresa. Ficou interessado? Acompanhe os tópicos e boa leitura!
Conhecer o cliente com minúcia e profundidade, analisando seu perfil, necessidades e desejos, deixou há muito tempo de ser uma estratégia e se tornou praticamente uma exigência para as empresas. Seja qual for o objetivo do negócio na relação com o consumidor, sobretudo no atendimento, é preciso compreender bem o público potencial. Só assim será possível oferecer o que o cliente de fato espera — e, para isso, existem ferramentas específicas, como a pesquisa de satisfação. Essa ferramenta permite que os gestores identifiquem o grau de contentamento do consumidor em relação ao serviço, ao produto ou mesmo ao atendimento prestado pela empresa.A prática possibilita, além disso, saber quais sãos os pontos positivos e negativos, ou seja, o que é preciso melhorar ou alterar. Outra maneira de conhecer e compreender o perfil do consumidor é a aplicação de questionários, cujos dados coletados servirão como base e indicadores para a formulação de estratégias — afinal, para fidelizar, é necessário satisfazer os clientes, não é verdade?
Nesse sentido, convém abordar a estratégia de atendimento personalizado, uma das tendências mais discutidas na área do marketing de relacionamento com o cliente. Para entender essa vertente de mercado, basta pensarmos em como é importante para o consumidor ser tratado como único e não como um número a mais dentro da massa.Na verdade, quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? Oferecer produtos ou serviços de qualidade não é suficiente para fidelizar clientes na atual conjuntura mercadológica, marcada por muita competição entre os empreendimentos de todos os ramos de atuação.A disputa de preços também já não é mais um critério absolutamente predominante na hora de decidir onde comprar e contratar. É no atendimento que encontramos a fórmula para conquistar e fidelizar clientes.Sendo assim, caro leitor, personalize o atendimento de seu negócio, considerando as necessidades e desejos de cada consumidor.
“Quem não se comunica, se trumbica”. Essa frase foi proferida por Chacrinha, comunicador de rádio e televisão, e se tornou uma máxima no universo empresarial. A comunicação é fator fundamental para qualquer empresa que objetiva conquistar e fidelizar clientes, manter-se sólida e crescer no mercado.Nessa perspectiva, podemos citar a comunicação omnichannel para construir um relacionamento estratégico com os clientes. Esse conceito diz respeito a uma integração de canais de comunicação, com opções que atendam o público-alvo, propondo comunicação transparente e fornecendo um atendimento de excelência.
Ainda falando sobre canais de comunicação, é primordial utilizá-los como forma de otimizar o atendimento ao cliente. Para isso, é possível automatizar os processos de atendimento com o objetivo de dar celeridade, eficiência e qualidade ao serviço.A Voxage oferece algumas soluções voltadas para o bom relacionamento com o consumidor, incluindo URA, PA Digital Multicanal, Chatbot Entenda:
Lembre-se de que é por meio do atendimento de qualidade, principalmente, que se conquista e fideliza clientes.
É preciso esclarecer, contudo, que nenhuma prática, solução e estratégia até aqui mencionada terá sucesso se o atendimento não for empático. A noção de empatia refere-se à capacidade de se colocar na posição do outro e de compreendê-lo — ou fazer ao próximo o que gostaríamos que fizessem por nós.Esse é o maior diferencial de uma empresa e é crucial para fidelizar clientes. Pode-se implementar soluções tecnológicas de alto padrão e contratar profissionais de excelência, mas, sem empatia, os resultados de fidelização não serão satisfatórios.
Para finalizarmos, apresentamos o conceito de pirâmide invertida como forma de fidelizar consumidores. Nessa visão, em suma, os clientes são o foco de toda ação da empresa, ou seja, estão no topo das prioridades.Na pirâmide, abaixo dos clientes, encontram-se os profissionais de atendimento, cuja tarefa é construir e executar o relacionamento com o público. Há, ainda, na parte de baixo, os gestores — que precisam dar suporte para que as ações sejam capazes de satisfazer e fidelizar os consumidores.Essa estratégia nada mais é do que um conjunto de iniciativas com foco no relacionamento de qualidade com o consumidor — possível, apenas, a partir do atendimento e de soluções automatizadas. Enfim, atender bem é a principal premissa das estratégias de fidelização de clientes.E então, gostou do conteúdo que trouxemos no post? Aproveite e leia também nosso artigo sobre as cinco ferramentas para otimizar a comunicação com o cliente!