experiência do cliente

Oferecer ao consumidor um atendimento impecável, de forma que ele sequer cogite a possibilidade de procurar um concorrente, nem sempre é fácil. A situação se complica ainda mais, pois os consumidores atuais são amplamente conectados à internet, o que os torna cada vez mais informados e imediatistas. Porém, não é preciso se preocupar, já que existem maneiras de melhorar a experiência do cliente. O atendimento telefônico é uma delas.Por meio desse canal é possível conquistar e fidelizar o público, além de construir uma boa reputação para a empresa. Continue lendo nosso post e confira algumas estratégias que vão contribuir para aperfeiçoar o atendimento telefônico realizado pela sua empresa e, com isso, ampliar a satisfação de seus clientes.

Tenha cuidado com o ritmo, o tom de voz e a dicção

Para que a experiência do cliente no atendimento telefônico possa ser considerada realmente satisfatória, é fundamental estar atento a estes três itens: ritmo, tom de voz e dicção.O atendente não deve conversar com a pessoa apressadamente, como se estivesse ansioso para atender a próxima chamada e o contato em questão não fosse importante. Falar muito rapidamente também pode atrapalhar a compreensão da mensagem que está sendo transmitida.Contudo, um ritmo muito lento pode gerar impaciência por parte de quem está do outro lado da linha e passar a impressão de que o funcionário não está realizando o seu trabalho com a devida eficiência.Em relação ao tom de voz, o ideal é não falar muito baixo nem alto demais. Embora no primeiro caso seja mais difícil para o cliente compreender o que o operador está falando, ambas as situações são desagradáveis.Já no que se refere à dicção, é essencial que as palavras sejam articuladas corretamente, de maneira a evitar possíveis equívocos decorrentes da pronúncia mal articulada.

Fique atento ao tempo de espera

Seja ao efetuar a ligação ou depois de já estar falando com o atendente, o cliente não deve esperar por um período muito longo. Assim, é necessário que o operador tenha noção do tempo médio para a realização do atendimento.O indicado é que as chamadas telefônicas sejam atendidas, no máximo, até o terceiro toque. Isso demonstra, por parte do funcionário, competência e respeito para com a pessoa que precisa resolver um problema.No caso de um atendimento telefônico em andamento, se for preciso pedir ao cliente que aguarde, o retorno deve ser breve, pois a demora é um dos principais fatores que levam a uma experiência ruim.Lembre-se de que o propósito de se optar pela ligação é justamente solucionar o problema com praticidade e rapidez.

Invista no treinamento dos funcionários

A experiência do cliente pode ser bem melhor quando o atendimento telefônico é realizado por atendentes qualificados.Além do conhecimento técnico, os funcionários precisam desenvolver habilidades interpessoais, de modo que saibam lidar da maneira mais adequada com todas as pessoas, nas mais diversas situações.Dessa forma, cursos de capacitação não devem ser vistos como uma despesa, e sim como um investimento. Afinal, um bom atendimento tem como resultado a satisfação e a fidelização do cliente.A experiência do cliente no que se refere ao atendimento telefônico pode ser realmente boa e contribuir para a construção de um relacionamento sólido com o público e proporcionar uma avaliação positiva do serviço prestado pela empresa.Você já sabe o que fazer para melhorar a experiência do cliente no atendimento telefônico. Agora, que tal conferir como a empatia é fundamental no momento de lidar com o consumidor?

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Nossos consultores irão mostrar como funciona uma solução Omnichannel de verdade.
Conheça a VoxAge
Av. Paulista, 2.202 | Andar Intermediário Cerqueira César | São Paulo - SP
Trabalhe Conosco
VoxAge Soluções Digitais 2020 - Todos os direitos reservados