data mining e atendimento ao cliente

Durante as etapas percorridas pelo consumidor para adquirir um serviço ou produto, são fornecidas uma série de informações que, muitas vezes, não são aproveitadas pelas empresas. Analisar corretamente esses dados pode melhorar a experiência de consumo em seu negócio, por isso aliar o data mining ao atendimento ao cliente, é essencial.O data mining reúne técnicas e tecnologias que automatizam a leitura de informações. O principal objetivo dessa prática é agrupar os dados coletados de forma segmentada, analisando padrões contidos nesses elementos para, assim, ajudar na predição de eventos específicos.O resultado final é o fornecimento de dados relevantes que serão analisados pelos gestores, podendo embasar melhor as decisões de negócio no que tange a tendências de mercado. Deseja saber como unir o data mining e atendimento ao cliente, além dos benefícios que pode trazer à sua empresa? Então continue com a gente e boa leitura!

Quais os benefícios de unir data mining e atendimento ao cliente?

A principal vantagem ao utilizar a mineração de dados no atendimento ao cliente é conseguir personalizar o suporte prestado aos consumidores. Utilizando informações básicas, como dados de contato e relatório das compras realizadas recentemente, é possível informar com rapidez e precisão sobre o atraso de pedido efetuado ou se o prazo de troca já expirou, por exemplo.Obter tais informações poderia levar alguns minutos, porém, utilizando o data mining, o atendente fica ciente de todo histórico logo no início do contato. Dessa forma, é possível antecipar as necessidades do cliente, além de evitar repetições de informações a cada novo atendimento ou transferência de setor.A antecipação de demandas é outro benefício importante derivado da personalização do atendimento. Se um produto está com a entrega atrasada ou a visita técnica foi cancelada, por qualquer motivo, é possível informar aos clientes afetados antes mesmo que eles percebam que o problema ocorreu. O simples ato de antecipar essas questões, apresentando soluções vindas da empresa, garante maior satisfação e miniminiza possíveis atritos.Veja outros benefícios que o data mining e atendimento ao cliente, juntos, podem oferecer à sua empresa:

  • aumento do ticket médio;
  • fortalecimento da marca;
  • automação de processos;
  • previsão de vendas, auxiliando o planejamento de outros departamentos como logística e estoque;
  • campanhas de marketing mais eficientes.

Como utilizar o data mining para melhorar o atendimento?

A análise de banco de dados é a utilização mais básica de data mining. Ela pode se integrar a qualquer banco de informações que a empresa utilize, mesmo aqueles gerados por softwares de gestão de relacionamento, como o CRM e o ERP. Com essa ferramenta, o gestor pode agrupar seus clientes em tipos específicos — como cliente novo ou antigo — por região de atendimento ou qualquer outra categorização.Outra ferramenta muito aplicada por empresas que trabalham com vendas é a análise de afinidade. Ela permite que dados de compra sejam cruzados e identificados quando ocorrem afinidade, considerando uma determinada frequência. Por exemplo, na venda de e-commerce, essa análise detectará em que período tal produto tem aumento de vendas ao longo do ano.Com esses dados em mãos, é possível programar campanhas de marketing específicas, direcionando ao perfil de público adequado. Outra estratégia é aproveitar esse aumento de demanda para aliar a venda do produto à outra oferta do site, possibilitando um aumentando no ticket médio de compra.No suporte ao cliente, o data mining pode auxiliar nos atendimentos realizados por meio dos chatbots, a fim de aumentar a eficiência do atendimento e agilizar demandas da sua equipe.Basear suas estratégias em informações obtidas por meio do data mining e atendimento ao cliente é uma forma de deixar o seu negócio mais eficiente. Porém a mineração de dados não funciona sozinha, o gestor precisa estar capacitado para compreender o que os padrões e análises de dados estão dizendo sobre a empresa e o consumidor.Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o data mining  e o que ele pode fazer pelo atendimento da sua empresa, deixe o seu comentário nesse post sobre possíveis aplicações que você daria a mineração de dados na sua organização.

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