mensagem de cobrança pelo whatsapp

Nos dias atuais, as novas gerações são mais propensas a buscar soluções em redes sociais como o WhatsApp. Por ser uma alternativa de comunicação eficaz e gratuita — e bastante utilizada no Brasil — enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp tem ajudado muitas empresas no resgate dos créditos.As novas formas de relacionamento entre cliente e empresa demonstram que a interação por meio de textos pode trazer melhores resultados que o contato por voz. Assim, as ferramentas tecnológicas possibilitam o uso de diferentes canais que podem ser úteis, especialmente para o cenário de cobrança.Nessa perspectiva, confira alguns exemplos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp e veja como essa possibilidade, aliada às inovações tecnológicas, podem representar soluções eficazes para o seu negócio. Acompanhe!

Como deve ser a mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

Objetividade, agilidade, gentileza e respeito são atributos que não podem faltar ao enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp. Em nosso país, mais de 90% dos brasileiros têm o aplicativo instalado no smartphone. Essa popularidade torna esse recurso uma excelente opção para a recuperação de dívidas dos inadimplentes.Um dos pontos mais relevantes para tornar a cobrança bem-sucedida é respeitar a jornada do cliente. Na prática, isso significa saber cuidar da experiência do seu cliente e respeitar o momento dele na jornada.Se, por exemplo, na primeira abordagem pelo telefone, seu cliente não puder falar naquele momento, é preciso ter habilidade e educação para combinar a continuação do contato pelo WhatsApp.Então, a conversa pelo aplicativo deverá ter um tom de continuidade. É necessário salientar que o objetivo é de interesse dele, e que a empresa está propondo uma oportunidade de solução. Além disso, convém dizer que você está à disposição para quando o cliente puder falar.Outro critério importantíssimo é a identificação do cliente. Esse cuidado vale não só para negociação pelo WhatsApp, mas para qualquer canal que precisar interagir. Para evitar constrangimento — ou mesmo o risco de processos judiciais — antes de fazer a notificação de cobrança, confira se está falando com a pessoa certa.Transferir a comodidade para o usuário chamar no momento em que ele estiver disponibilidade é um dos diferenciais do uso deste aplicativo na hora de efetuar cobranças. Isso agrega grande valor às possibilidades de encaminhar a negociação de forma respeitosa e muito mais positiva.Igualmente relevante é considerar o benefício de poder aliar as vantagens do WhatsApp às possibilidades tecnológicas. Todo esse trabalho poderá ser feito de forma 100% automática. A interação humana nesse relacionamento deve ser incluída conforme a necessidade ou o plano estratégico do negócio.

Quais os melhores 6 exemplos práticos?

Antes de listar as sugestões práticas de como disparar mensagens de cobrança pelo WhatsApp, vale destacar a legalidade dessa alternativa. Desde que não se exponha publicamente a imagem da pessoa e respeite os direitos do consumidor, no Brasil, o direito de cobrar dívidas via redes sociais é permitido.Elaboramos 6 exemplos que você poderá utilizar na estratégia de cobrança via WhatsApp. Veja, então, como fazer isso de forma direta e eficaz:1. Bom dia, Sr. (a) ---------, como vai? Parece que sua fatura com vencimento em 05/07 ainda está em aberto. Para sua maior comodidade, podemos negociar o pagamento aqui pelo WhatsApp! Gostaríamos de propor Condições Especiais de Pagamento! Para isso, precisamos do seu retorno!2. Bom dia, Sr. (a) ---------, tudo bem? Em nosso sistema ainda não consta o registro de seu pagamento do dia 05/07. Por gentileza, poderia me confirmar se já foi pago?3. Bom dia, Sr. (a) ---------, tudo bem? Em nossos registros há um débito referente à fatura vencida em 05/07. Por favor, responda essa mensagem e participe da campanha de atualização cadastral de clientes especiais!4. Olá, tudo bem? Este é o contato do Sr. (a) ---------? Participe da Promoção Especial de regularização de crédito! Será somente essa semana! Por favor, contacte-nos e conheça as condições especiais!5. Olá, tenho uma oferta exclusiva para o Sr. (a) --------- Estamos na Semana de Descontos Especiais! Responda essa mensagem e aproveite a oportunidade de regularizar o seu crédito conosco e comprar muito mais!6. Oi, tudo bem? Queremos informá-lo sobre as condições especiais de pagamento para quitação da fatura com vencimento em 05/07. Por favor, contacte-nos assim que possível! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Como o chatbot da VoxAge pode ajudar?

O uso do chatbot no WhatsApp permite processar toda a negociação, e sem a participação de humanos. O robô pode iniciar a conversa, fazer a negociação, propor opções, fechar o negócio, enviar a fatura para a pessoa e, por fim, solicitar a confirmação do pagamento.Quando você leva essas soluções para o canal do WhatsApp, isso possibilita uma comodidade bem maior para o cliente. Além disso, eleva as possibilidades de fechar muito acordo fora do horário tradicional de cobrança, o que gera uma boa recuperação financeira para as empresas.Basicamente, são três motivos que tornam o WhatsApp tão eficiente para cobranças: alcance, privacidade e baixo custo. Estrategicamente, também é preciso pensar de maneira mais sistêmica, saber explorar o atendimento omnichannel onde o WhatsApp está inserido nesse processo.Um dos grandes diferenciais da VoxAge é poder usar um canal WhatsApp dentro dessa estratégia de multicanais. Além de respeitar a jornada do cliente, você não olhará para esse aplicativo como um canal isolado, mas como uma parte importante na sua régua de cobrança.Assim, a maneira como o sistema da VoxAge aplica a estratégia de cobrança aqui no WhatsApp também pode ser usada como oferta final para outro canal. Se a pessoa conversou no aplicativo, simulou uma negociação e não fechou a dívida em 5 ou 10 minutos, ela poderá receber uma ligação de um agente virtual.No entanto, nesse outro canal, a proposta terá que ser ainda melhor que a anteriormente negociada pelo WhatsApp. Mas é preciso habilidade e poder de persuasão para focar na quitação da dívida e, por conseguinte, manter um relacionamento positivo com o cliente.Essa é uma estratégia que a VoxAge cria e que tem trazido excelentes resultados. Priorizamos a importância de respeitar a jornada do cliente e de seguir os passos da interação anterior. O sucesso nas negociações por intermédio de mensagem de cobrança pelo WhatsApp é o reflexo do cuidado que temos nesse processo de abordagem.A VoxAge tem muito mais soluções para a sua empresa. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Nossos consultores irão mostrar como funciona uma solução Omnichannel de verdade.
Conheça a VoxAge
Av. Paulista, 2.202 | Andar Intermediário Cerqueira César | São Paulo - SP
Trabalhe Conosco
VoxAge Soluções Digitais 2020 - Todos os direitos reservados