melhoria no atendimento ao cliente

Dalson dos Anjos do Caivano, Analista de Treinamentos da VoxAgeO consumidor hoje está com um poder incrível nas mãos. Os produtos de interesse são vendidos por diferentes fornecedores em diferentes meios (lojas virtuais, lojas físicas e quiosques por exemplo). Com pouco tempo de pesquisa, o cliente consegue saber qual local vende mais barato, qual o tempo e a forma de entrega, qual a melhor forma de pagamento, etc. Esse tipo de relação “cliente e empresa”, onde o cliente está sendo o centro das atenções e as empresas “brigando” por cada um deles, é a tendência.A Corporação Rockfeller, de Pittsburgh, fez uma pesquisa com diversos executivos em setores empresariais distintos e chegou à conclusão que o preço do produto ofertado realmente não é mais o maior problema. A indiferença é o ponto de maior importância para o abandono de 68% dos seus compradores. Como diz a corporação “ quer perder alguém, quer magoar alguém, quer destruir uma relação? Simples: seja indiferente”.O site administradores.com.br também apresenta o mesmo número de 68% relacionado ao mal atendimento e orienta as empresas a ouvir e entender mais, tratar o cliente como um amigo, pois é ele que faz uso da sua ferramenta e estará mais confortável em disseminar essa experiência com outros clientes em potencial.Para que a empresa fidelize um cliente é preciso criar processos de melhoria no atendimento ao cliente e capacitar seus colaboradores para acompanhar as reclamações realizadas nas redes sociais, reclame aqui e no próprio canal SAC da empresa. Enquanto o cliente está reclamando, ele está dando a chance para a empresa avaliar e evoluir.Em um dos vídeos, o antropólogo Luiz Almeida Marins filho explica com clareza a importância de fazer “visitas” aos clientes, principalmente quando tudo está correndo bem. Deixa-lo sentir-se bem e especial é um diferencial para poucos no mercado. Quando cada pessoa se coloca como consumidor e escuta o prestador de serviços perguntando se está tudo bem ao invés de somente e simplesmente ofertar o produto constantemente, não há dúvidas de que a pessoa se sente bem e amparada. Quando ocorre o contrário, um vendedor que liga só para que seu cliente gaste dinheiro, mesmo mostrando que isso terá retorno para ele no futuro, o interesse fica muito evidente e a distância e indiferença muito maior.Portanto, hoje em dia é preciso muito mais do que ser honesto, cortês e simpático para cativar o cliente. Ser ágil, entender as preocupações e as dores, assim como se interessar pelos problemas que forem apresentados é realmente fundamental. Ser parceiro do cliente não é complicado nem demanda tanto recurso. Capitar novos clientes sempre é bom, mas fidelizar os já existentes é melhor ainda.Download gratuito: 6 Dicas para inovar no atendimento ao cliente.

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