Até pouco tempo, muitos empreendedores acreditavam que o SAC era um canal reservado apenas para receber reclamações. Entretanto, a cultura de atendimento ao cliente está modificando e o setor vem ganhando cada vez mais importância.Ao utilizar cada vez mais as tecnologias disponíveis, em busca de informações sobre serviços e produtos, os clientes também modificaram a maneira como interagem com alguma empresa.Desenvolver uma cultura de atendimento ao cliente é primordial para triunfar mediante os novos tempos. Mas, como fazer esse processo? Se você deseja saber o que é e como desenvolver uma cultura focada no consumidor, continue a leitura!
Com origem no latim, a palavra cultura não tem um significado fixo: um grupo de crenças, atitudes, conhecimentos, leis e habilidades adquiridas por indivíduos de uma mesma sociedade.No contexto empresarial, a cultura de atendimento ao cliente significa adotar práticas que possuam como foco o consumidor. Veja alguns exemplos:
Em ambos os casos, o cliente recebeu a informação que queria, chegando a resolver o seu problema. Porém, qual delas proporcionou uma melhor experiência? A diferença entre os tratamentos, foi a antecipação mediante o surgimento do obstáculo.Em muitas empresas, o atendimento prestado ao consumidor, atualmente, busca apenas resolver problemas trazidos até a empresa. Essa visão pode pode trazer prejuízos. É importante aprender a agir preventivamente, antecipando algumas situações.
Antecipar-se à demanda do consumidor é apenas uma das vantagens trazidas ao negócio. O fato de apresentar soluções aos problemas, antes mesmo do cliente notar a presença deles, aumenta a confiança e a reputação da empresa. Uma eficiente cultura de atendimento ao cliente, portanto, é capaz de aumentar a credibilidade da marca.Outros benefícios:
Trata-se de um documento que dispõe a cultura organizacional da empresa. Coloque nele todos os valores, práticas e objetivos do seu negócio, posicionando o cliente no centro dessas descrições. Não esqueça de incluir as aspirações e missões.
Todos aqueles que tem contato com o cliente são responsáveis por sua satisfação. Assim, devemos dar importância para o papel que essas pessoas desempenham no negócio. Faça um treinamento de qualidade, não somente sobre os processos de atendimento, mas também sobre a empresa, serviços e produtos oferecidos.
Reposicionar os produtos e serviços de acordo com o culture code é essencial. Assim você garante que tudo o que foi desenvolvido estrategicamente está sendo colocado em prática.Serviços que antecipam demandas, produtos que se encaixam no dia a dia e facilidades no atendimento são exemplos de como o cliente pode ser o centro dessa órbita.
Aplicar o atendimento humanizado é, acima de tudo, ser empático. O ato de se colocar no lugar do outro, beneficia os negócios, porque o cliente sente-se bem recebido e ouvido. Isso maximiza a experiência, consolidando o relacionamento entre o consumidor e a empresa.Portanto, acompanhar as mudanças de mercado não é apenas atualizar a tecnologia da empresa. É necessário atualizar o modo como a instituição pensa e age, por isso a cultura de atendimento ao cliente é importante.Esse artigo te ajudou? Então aproveite a sua visita e conheça os benefícios de uma consultoria focada no atendimento eficiente.