Yuri Martins Campolongo, Desenvolvedor da VoxAge
O autoatendimento inteligente é uma tecnologia ainda em estágio de pesquisa e desenvolvimento que promete aumentar a velocidade e eficácia das interações entre usuários e empresas, diminuindo o tempo de resposta e auxiliando clientes na resolução de problemas sem a necessidade de um atendimento humano, como por exemplo os chatbots (sistemas de autoatendimento que realizam a interação entre Inteligência artificial e o cliente, via chat e utilizando processamento de linguagem natural)
A base da definição acima foi dada por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante um evento para desenvolvedores em 2016 e explica objetivamente o ganho que as aplicações com inteligência artificial usadas para o autoatendimento estão trazendo e trarão cada vez mais para empresas e usuários.
A discussão em torno dessa tecnologia é cada vez maior e, para algumas empresas, isso já deixou de ser uma promessa e se tornou uma realidade, como é o caso da empresa Nubank, que segundo sua cofundadora e vice-presidente Cristina Junqueira, os motores de automação de processos do Nubank já contam com tecnologias de inteligência artificial.
As vantagens do uso dos canais de autoatendimento inteligente
Por que integrar o autoatendimento inteligente em soluções já existentes?
Como dito anteriormente, as tecnologias de autoatendimento inteligente têm por objetivo a resolução de problemas repetitivos e muitos desses problemas podem ser específicos do negócio e variáveis de acordo com dados informados pelo cliente. Por exemplo, o cliente pode querer saber um status de um pedido feito, querer fazer um novo pedido via chatbot ou, em alguns casos específico comunicar-se com uma atendente humana (por exemplo, se o problema é de difícil solução e/ou não mapeado no sistema automatizado).
Esses pontos mostram a necessidade da integração com soluções já existentes, o que pode enriquecer a experiência do usuário com a tecnologia de autoatendimento inteligente. No caso de consultas específicas do negócio, essa integração pode ser feita seguindo os passos descritos abaixo:
Imagem 1 - Exemplo de integração com parâmetros
É interessante também guardar os dados dos clientes em sessão, o que pode acelerar o atendimento caso ele precise de várias integrações durante um mesmo atendimento; dessa forma evitamos fazer várias vezes a mesma pergunta pois já temos conhecimento desses parâmetros e podemos enriquecer ainda mais a experiência do atendimento.
Temos que saber também que, às vezes, o autoatendimento não será capaz de resolver algum problema muito específico ou que não tenha sido mapeado durante o processo inicial de inserção de dados para a inteligência artificial. Caso aconteça isso, é interessante enviar o atendimento para uma atendente humana, porém sem prejudicar a experiência do usuário com o sistema, e isso pode ser feito da seguinte forma:
Imagem 2 - Exemplo de integração com atendente humana na mesma interface
Portanto, ter conhecimento prévio das necessidades do seu cliente e juntar isso com um melhoramento contínuo que pode ser fornecido por inteligências artificiais é algo que o mercado cada vez mais avalia como a estratégia do momento. Logo, possuir sistemas de autoatendimento inteligente e que possuam as características descritas neste texto é uma ótima maneira de enriquecer a comunicação da empresa e melhorar a jornada do cliente.
Download grauito: Check list - 5 dicas para aumentar a produtividade na operação de atendimento