proteção de dados

Diante dos avanços tecnológicos e dos inúmeros casos de fraudes e ataques no ambiente virtual, a proteção de dados dos clientes deve ser tratada como prioridade pelas empresas e constar em sua política institucional.O assunto passou a ser tratado com mais rigor e vem sendo discutido por diversos países e também no Brasil, frente ao que aconteceu em recente episódio de vazamento de dados, como o de Cambridge Analytica, que usou dados de usuários americanos do Facebook, de forma ilícita, para fins eleitorais. Já no Brasil, tivemos um suposto esquema, levantado pelo Ministério Público, de venda de dados pessoais de brasileiros pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para outros órgãos da administração pública.Impulsionada pela legislação europeia de proteção de dados, o Brasil sancionou recentemente a sua lei geral de proteção de dados (LGPD), um  marco regulatório que protege os dados pessoais dos cidadãos em território brasileiro. A lei passará a ter vigor em fevereiro de 2020 e até lá, as empresas deverão se ajustar.

A LGPD vem para regulamentar e adequar as práticas das empresas brasileiras com relação ao uso dos dados pessoais de seus clientes, transferência de dados no Brasil, tanto em âmbito público como privado, na Internet e fora dela.

Para garantir a credibilidade de seu negócio e evitar problemas jurídicos e multas pesadas previstas na lei (2% do faturamento da empresa com teto de R$ 50 milhões), é importante que sua empresa e central de atendimento adotem alguns cuidados e práticas de segurança da informação e prevenção interna, aderentes a nova lei.Neste post, mostramos algumas formas de evitar vazamentos de informações da empresa e dos clientes e alguns cuidados a serem adotados. Tem interesse em saber? Então, siga a leitura e veja como adotar essa prática em seu negócio!

Faça Backups e proteja os dados de seus clientes

As tentativas de invasão ou a vulnerabilidade dos dados dentro da própria empresa podem ser um grave ofensor em sua empresa. Por esse motivo, algumas medidas devem ser tomadas.A primeira delas é realizar backups frequentemente para evitar perda de dados em sua empresa. As cópias podem ser armazenadas em locais seguros, como servidores, por exemplo. Essa medida protege a sua empresa de alguns transtornos.Outra ação é criar um ambiente seguro para esses dados, implantando sistemas de firewalls para evitar invasão do sistema. É importante que você contate a sua equipe de tecnologia e suporte para planejar a melhor estratégia.

Implemente normas de confidencialidade

Antes de qualquer tratamento a ser dado aos dados pessoais, de acordo com a LGPD, será necessário que o seu cliente, o titular, autorize a coleta deles. Esse é um dos 10 itens listados pela nova lei que autorizam o seu uso. Após a coleta, a confidencialidade dos dados deve ser preservada até mesmo dos próprios colaboradores. Nesse sentido, a empresa deve estabelecer práticas para que as informações não fiquem vulneráveis.Podem ser adotadas, por exemplo, normas internas que regulem o uso de dispositivos móveis e de internet nas dependências da empresa, contratos de confidencialidade e termos de responsabilidade.Outra medida seria contar com soluções que consigam monitorar o atendimento, como gravação de chamadas e tela, criptografia de informações dos clientes, inacessibilidade a programas que permitam anotações ou blocos de papel físico, protegendo tanto a sua equipe como o seu cliente.

Realize controle de acesso

O acesso a dados importantes ou confidenciais não pode ser atribuído a qualquer profissional. Na verdade, essa responsabilidade deve ser creditada a um único administrador, de preferência com cargos de gerência e absoluta confiança da empresa.Pelo novo marco regulatório, os responsáveis pelo tratamento de dados precisarão se municiar de medidas de segurança, técnicas administrativas aptas a proteger os dados pessoais de seus clientes.

Invista em criptografia de informações no atendimento

Conjunto de técnicas elaboradas para proteger informações, a criptografia é também uma alternativa para sua empresa incrementar a política de segurança.Por meio dessa solução, apenas pessoas autorizadas conseguem decifrar os dados utilizando códigos de acesso restrito, sem riscos de extravios ou cópias indevidas.A criptografia pode ser utilizada para proteger informações enviadas e recebidas por diferentes meios de informação no ato de atendimento.

Tenha um setor de TI que faça a gestão de riscos e fiscalize a proteção de dados

Nenhuma das dicas anteriores farão sentido se a empresa não contar com um departamento de Tecnologia da Informação (TI), com profissionais capacitados a colocar em prática softwares, sistemas e programas de proteção de dados.É esse setor que deve ser responsável por fiscalizar constantemente a segurança das informações armazenadas pela instituição. Deve, também, realizar a gestão de riscos, assim como propor alternativas e soluções para prevenção e eventuais problemas.Aliás, o marco regulatório prevê um DPO (Data Protection Officer) para todas as empresas sujeitas à LGPD, ou seja, um encarregado de proteção de dados, uma pessoa que fará a comunicação entre o controlador de dados e os titulares e a Autoridade Nacional. Talvez alguém do setor possa ficar responsável por essa função.

Todas essas práticas, além de todas as previstas pela LGPD, podem e devem ser implementadas pela própria empresa, independentemente do segmento de atuação.Está considerando trabalhar, protegendo os dados dos seus clientes? Então, conte com a nossa solução de captura de dados sigilosos por telefone de forma segura e criptografada, como os dados do cartão de crédito de seu cliente. A solução captura o dado por meio da digitação do teclado do telefone, que aparece em forma de "*" na tela do atendente e não ficam armazenadas no sistema da empresa. Eles seguem direto para a operadora do cartão que aprova ou não a compra. Se quiser saber mais detalhes sobre essa solução, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

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