Adriano Rodrigo Jeremias, Gerente de Projetos da VoxAgeDiante de um mercado cada dia mais competitivo, muitos gestores têm voltado seus olhos e atenção a um fator que até então era pouco lembrado no dia a dia, o absenteísmo nas empresas, que vem se tornando determinante na capacidade de produção das organizações.A palavra absenteísmo é de origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.Por conta da ausência diária, o funcionamento eficaz e eficiente das empresas tem sido comprometido e os gestores, diante desta situação, são obrigados a reconstruir processos, cargos e atividades para não sofrer tanto com a entrega que foi prometida aos clientes.O absenteísmo apresenta causas sociais ou psíquicas em diversas ocasiões, por esse motivo, uma das maneiras de combatê-lo é evidenciar o fator humano dentro da empresa, deixando claro ao colaborador que ele faz parte do time que integra a organização como peça fundamental para que todo o processo flua.Quais fatores contribuem para o Absenteísmo?Além do fator humano, ainda temos o fator organizacional, que também deve ser considerado quando se busca entender o absenteísmo.Em 2014 Patricia Bispo listou fatores que mais influenciam e contribuem para o absenteísmo nas empresas, dentre todos destacamos:
Segundo Jorge H. M. Cavalcante Jorgenca, algumas das causas que podem ser descritas como sendo falhas na cultura da empresa e que também contribuem para o absenteísmo são:- Os trabalhos rotineiros que desmotivam funcionários e os levam a se ausentar do trabalho;- Acidentes causados por falta de supervisão adequada;- Condições de trabalho desfavoráveis ou precárias;- Pressões psicológicas de chefes;- Desmotivação salarial, entre outros diversos aspectos.Como as empresas podem controlar ou reduzir absenteísmo na operação?Segundo Mônica Pinheiro, médica do trabalho, alguns processos e ferramentas que as empresas têm utilizado para diminuir e/ou controlar o absenteísmo são:
Diante da adoção de ações que venham a diminuir o absenteísmo, inúmeras são as vantagens proporcionadas pela sua redução:
Buscando auxiliar em como gerenciar melhor o absenteísmo nas corporações, algumas ações são sugeridas para esta tarefa:
As organizações precisam demonstrar não só com palavras, mas principalmente com ações, que todos os funcionários fazem parte da organização e que sem o empenho, participação efetiva e assídua de todos, dificilmente as metas serão alcançadas. Esta demonstração não deve partir apenas da supervisão direta, mas sim do topo da pirâmide, pois através de uma comunicação direta, as pessoas realmente se sentirão parte do grupo e acabarão compreendendo o quanto de fato a sua participação está contribuindo com o objetivo geral, e que a sua falta é sentida não só pela supervisão, mas sim por toda a cadeia da companhia.Check List: 5 dicas para aumentar a produtividade na operação de atendimento.