consumidor 4.0

Com a alta competitividade no mercado e o maior acesso à tecnologia, o consumidor passou a ter um novo perfil: mais veloz, empoderado, conectado, exigente e moderno. O consumidor 4.0 procura mais do que uma sinergia com a marca; ele busca um relacionamento mais humano, rápido e com um atendimento mais personalizado.O cliente tem o poder de engrandecer ou arruinar uma marca em poucos cliques, seja defendendo com unhas e dentes suas marcas preferidas ou criticando produtos e serviços que não atendem às suas expectativas. Pelo fato de estar cada vez mais esperto e atento a opinião de outros consumidores, todo cuidado é pouco na hora de atendê-lo. Afinal, a recomendação de clientes satisfeitos pode ter mais credibilidade que a própria publicidade das empresas, conforme artigo publicado no Portal Digaí.Assim, para atender a demanda e inovar de forma estratégica, preparamos algumas dicas de como otimizar o atendimento ao consumidor 4.0. Vamos lá?

Entenda como aprimorar o atendimento ao consumidor 4.0 na sua empresa

Compreender a melhor maneira de se comunicar e quais canais utilizar é um grande passo para conseguir aprimorar o atendimento. Veja como se tornar relevante e ser notado pelos seus clientes:

1. Organize uma comunicação omnichannel

O consumidor 4.0 é omnichannel, ou seja, ele pode utilizar diferentes canais e ter o mesmo objetivo em cada um deles. Por exemplo: se o cliente precisa de um calçado, não importa se ele o procura em uma loja física ou virtual, pois sua meta é uma só (no caso, encontrar o produto que mais se adeque às suas expectativas). Cabe a empresa aliar praticidade e agilidade nas duas formas de atendimento, e assim, oferecer a melhor experiência omnichannel.Portanto, esteja presente! Utilize redes sociais, chatbots e até mesmo o WhatsApp. O consumidor quer a comodidade de encontrar seus serviços/produtos de maneira facilitada, portanto, entenda quais canais são utilizados por ele e invista!

2. Utilize uma comunicação sem enrolações

Se tem uma coisa que o novo consumidor não suporta é enrolação. Ele precisa ganhar tempo, afinal, ele é veloz. Dessa forma, adotar uma comunicação prática pode fazer com que ele veja na sua marca mais clareza e transparência, desenvolvendo uma maior simpatia pelo que você está oferecendo.

3. Integre canais online e offline

O consumidor 4.0 precisa que você esteja presente em diferentes canais, porém, é importante integrá-los para evitar problemas de gestão e facilitar a compilação de dados para futuros insights e tomadas de decisão.A tecnologia faz parte do dia a dia desses consumidores e, consequentemente, é de extrema importância compreender isso e traçar estratégias que entreguem uma boa experiência, contribuindo para a fidelização à marca.

4. Esteja atento ao que dizem sobre a sua marca

Estar presente nas redes sociais é muito importante. O consumidor 4.0 é imediatista, e precisa ser impactado com postagens frequentes e diferentes conteúdos. Entretanto, é importante prestar atenção sobre o que falam a respeito da sua marca e até mesmo se há interação nos posts feitos, pois as pessoas que comentaram ou compartilharam suas dúvidas esperam uma resposta.A demora pode ser algo intolerável e, caso aconteça, suas críticas podem trazer impactos negativos até mesmo em outros consumidores. Portanto, esteja atento!O consumidor 4.0 demanda atenção e precisa ter suas necessidades compreendidas e atendidas. Afinal, a grande concorrência no mercado permite que ele tenha um grande poder de escolha. Nossa dica de ouro é entender o perfil do seu melhor cliente e criar um planejamento de atendimento que seja adequado e moderno.Quer saber mais? Então expanda seus conhecimentos e leia este post sobre tecnologia e relações humanas para o atendimento!

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