base de dados de clientes

Manter a base de dados de clientes atualizada é essencial para qualquer negócio, principalmente aqueles que atuam com atendimento. As razões para essa prática são diversas, mas podemos pontuar especificamente a importância de ter o pleno conhecimento do consumidor para potenciais tomadas de decisão.É a partir dessas informações que estratégias de marketing, comunicação e atendimento podem ser planejadas. Seja para o objetivo de fortalecer a relação, compreender as suas necessidades, oferecer serviços, analisar tendências ou mudanças de perfis, essa prática é fundamental para a fidelização do público.Vamos entender, neste post, como fazer um cadastro eficiente de consumidores, com informações relevantes e conhecer algumas boas práticas para a gestão de dados de clientes. Boa leitura!

Elabore um sistema eficiente de cadastro

Antes mesmo de adotar práticas para manter a base de dados de clientes atualizada é necessário ter um sistema de cadastro eficiente. Nele, é preciso constar informações relevantes e organizadas dos consumidores.A elaboração de uma carteira de clientes e a gestão da base de dados apresentam duas perspectivas distintas para as empresas. A primeira está relacionada à fidelização (manutenção) do consumidor já ativo. Já a segunda, se refere à prospecção.Para manter os consumidores fiéis ao seu negócio é preciso entender e atender às suas necessidades, de modo a gerar experiências positivas de atendimento. Com isso, é crucial analisar os dados dos clientes, identificar demandas e planejar mudanças no relacionamento com o público.

Informações relevantes

Entre as informações relevantes para compor a base de dados dos clientes podemos destacar:

  • nome;
  • endereço de e-mail;
  • números de telefone;
  • endereço;
  • CPF ou CNPJ;
  • data de aniversário;
  • profissão;
  • assuntos de interesse;
  • preferências por contato.

Cada informação pode ser útil para determinada finalidade. Por exemplo, para parabenizar seu cliente que faz aniversário, você precisa ter na base de dados a data de nascimento. Caso contrário, isso não será possível.

Realize boas práticas para a gestão da base de dados de clientes

A primeira e mais importante prática de gestão é estabelecer mecanismos de atualização de dados dos seus clientes. Não adianta apenas coletar as informações uma única vez e armazená-las como imutáveis.Vejamos abaixo outras alternativas:

Conte com uma ferramenta de gestão

A tecnologia está aí para ser utilizada, certo? Existem softwares específicos para a gestão de dados, cujas funcionalidades envolvem desde o cadastro e a análise, até o armazenamento e a atualização.

Invista em automatização

Falando em tecnologia, invista em soluções automatizadas, visando à otimização do tempo no trabalho de seus colaboradores, como a coleta de informações ou atualização das informações sem uso do esforço humano.

Padronize e organize os dados

A padronização e organização dos dados são elementos imprescindíveis para uma boa gestão. Informações imprecisas e incompletas dificultam o processo de análise para tomada de decisões.

Cuide da segurança dos dados

As informações de seus clientes são confidenciais e devem ser preservadas, ainda mais com o sancionamento da Lei de Proteção de Dados que deve entrar em vigor em 2019. Portanto, além de uma base de dados organizada, eficiente e atualizada, é necessário implementar sistemas de segurança.Ninguém quer ter problemas com a justiça devido ao vazamento de dados e, como consequência, ainda denegrir a sua imagem junto ao público, não é mesmo? Pensando nisso, na era digital, a segurança é mais do que necessária.Seguindo essas dicas você conseguirá manter o controle de base de dados de clientes e potencializar as vendas e atendimento ao consumidor. Isso faz com que a empresa pratique um bom marketing de relacionamento e fidelização com o público.Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para manter boas práticas de relacionamento ativo e receptivo com sua base de clientes.

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