Atualmente, um dos diferenciais de qualquer empresa é sua estrutura e política de relacionamento com o consumidor. Muitos empresários têm percebido essa tendência e investido em treinamento de atendimento ao cliente, visando preparar sua equipe para proporcionar melhores experiências de mercado, oferecer o serviço com qualidade e, consequentemente, fidelizar seu público.Neste post, abordaremos a importância dessa iniciativa e como promovê-la em sua empresa, caro leitor. Além disso, vamos apresentar seis dicas para implementar capacitação aos colaboradores que atuam com atendimento.Ficou interessado no tema e acha que será útil para o seu negócio? Então, fique conosco! Afinal, o bom atendimento pode render resultados expressivos ao seu negócio, com a satisfação e a fidelização dos seus clientes.
São muitos fatores que determinam a excelência no serviço de atendimento ao cliente de uma empresa. Entre eles podemos destacar a capacitação da equipe de profissionais. Não basta apenas engajamento e determinação para oferecer um bom trabalho ao consumidor, não é mesmo?Primeiro, porque é necessário que o colaborador tenha, ao menos, noções teóricas básicas de atendimento. Conceitos como empatia, eficiência, comunicação e a importância do serviço para o sucesso do negócio são imprescindíveis.Segundo, pelo motivo de os clientes apresentarem um perfil de alta exigência, principalmente em função do extenso contingente de opções no mercado.
Entendendo, portanto, a relevância de investir em treinamento na empresa, veremos como fazer isso a partir de cinco dicas fundamentais. Nossa intenção não é apresentar uma fórmula pronta e tampouco estabelecer uma camisa de força na forma de verdades absolutas.São ideias gerais oriundas da área de gestão e de casos de sucesso no atendimento ao cliente, que servirão como diretrizes. Acompanhe!
Essa questão é central em qualquer capacitação técnica: unir teoria e prática. Transmitir conhecimento e fornecer possibilidades para que se pratique a função são dois elementos que devem caminhar juntos.Um treinamento somente com captação de ideias e exemplos é raso, assim como um curso voltado apenas para a execução. É preciso entender e praticar.
São muitos os modelos de treinamento que já existem no mercado e vale a pena conhecer cada um deles por meio de benchmarking. Podemos citar:
Soluções tecnológicas de atendimento ao cliente são frequentemente desenvolvidas e lançadas no mercado. É importante ficar atento a essas novidades e implementá-las na empresa.Recursos e ferramentas devem ser disponibilizados já nos treinamentos para que seu uso seja maximizado.
Um dos maiores erros da cultura organizacional é a ideia de que treinamento só deve ser feito na integração — quando um profissional é contratado — e nas promoções de cargos.Na realidade, é indispensável treinar constantemente a equipe de atendimento. Momentos de reciclagem, atualização e reflexão são capazes de elevar e muito a qualidade do desempenho de cada atendente.Depende sempre da disponibilidade e estrutura de cada empresa, evidentemente. Logo, os treinamentos devem ser feitos sempre que possível e necessário. Estabelecer a periodicidade num prazo mínimo de seis meses é uma alternativa pertinente.
A filosofia da empresa deve estar clara e bem definida na cabeça de cada colaborador. Por isso, enfatize e explique nos treinamentos qual a missão, razão e objetivos da instituição e quais as expectativas da empresa em relação ao trabalho dos colaboradores.
Antes de concluirmos, vale ressaltar que investir em treinamento de atendimento ao cliente pode ser o diferencial de sua empresa em relação à concorrência, caro leitor. Lembre-se: quem atende bem, conquista e fideliza!Gostou deste conteúdo? Deseja saber um pouco mais sobre como aprimorar o atendimento ao cliente da sua empresa? Aproveite para ler também sobre NPS no atendimento e qual a sua importância!