Engajar o time de atendimento e vendas é muito importante, pois os colaboradores que estão bem envolvidos nas estratégias de negócio se mantêm motivados e atendem melhor. Por consequência, a satisfação dos clientes aumenta e as vendas sobem. Entretanto, é fundamental que o gestor saiba como engajar a equipe.Continue a leitura e saiba como envolver e motivar seus colaboradores melhorando os resultados de atendimento!
Quando há desinformação, o colaborador tem dificuldade em prestar um bom atendimento, o que pode gerar insatisfação nos clientes.Outro ponto importante e necessário para o engajamento é ouvir quem faz parte da equipe. É preciso que os gestores se mostrem acessíveis ao seu time, aumentando a confiança em seus colaboradores e estabelecendo uma comunicação efetiva. É possível também receber feedbacks sobre pontos de melhoria no atendimento — afinal, quem melhor para conhecer seus procedimentos do que os atendentes?Um funcionário com acesso às informações necessárias têm mais satisfação no trabalho e torna-se mais produtivo. Portanto, tome medidas para melhorar a comunicação interna, otimizando a troca de conhecimento entre os departamentos e disponibilizando meios para ouvir seus colaboradores.
No dia a dia empresarial, é comum não percebermos alguns detalhes que são vitais, como o reconhecimento do bom desempenho da equipe. Pequenos gestos, como um "parabéns, time", podem gerar impacto positivo nos resultados do atendimento. Isso é matemática simples: recompense o bom comportamento e ele se repetirá.Entretanto, é preciso tomar algumas atitudes para obter o efeito desejado. São elas:
Os pontos desencorajadores são aqueles que desarmonizam o ambiente de trabalho. Muitos podem ser os fatores, e o departamento de Recursos Humanos pode auxiliar os gestores nessas questões. A realização de pesquisas de clima, abertura de um canal anônimo para relatos e dinâmicas de integração de equipe são alguns exemplos de atitudes que melhoram o clima organizacional ideal.Desenvolva, em conjunto com a sua equipe, estratégias que deem autonomia para a resolução de pequenos conflitos. Isso diminui a possibilidade de fofocas e mal-entendidos, além de estimular o diálogo e a boa convivência.
Não investir corretamente no seu time de atendimento é uma das razões que o desmotiva. É importantíssimo valorizar os pontos fortes e dar oportunidade para que os colaboradores se desenvolvam. A valorização já foi colocada em prática ao reconhecer o bom desempenho, entretanto, é preciso manter a produtividade, os bons resultados e a atualização das práticas adequadas de atendimento.Alguns pontos que podem ser adotados nesse sentido:
Como vimos, o sucesso da empresa depende do gestor saber como engajar a equipe em seus objetivos e cultura, e do colaborador seguir adequadamente os processos e a cultura da organização . Para isso, é preciso aplicar algumas estratégias que motivam os colaboradores, tornando-os mais felizes e produtivos.Gostou deste post? Então, não deixe de conferir nossas dicas sobre como montar um time de alta performance!