Com as novas tecnologias, surgiram novas formas das empresas se comunicarem com seus consumidores. Já era de se esperar que tal fator modificasse o comportamento e a forma de atender clientes.Esse novo perfil de cliente é chamado de consumidor omnichannel. O termo omnichannel é baseado no conceito de romper barreiras entre plataformas de comunicação. Ser presente em todos os canais é um desafio trazido por essa estratégia, como também o sucesso e a eficiência dessa tendência.Se interessou em saber mais sobre o perfil do consumidor omnichannel? Então siga a leitura do nosso artigo!

Integração

Esse consumidor espera que a empresa integre as redes sociais com os canais tradicionais de comunicação. Isso é usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente.A integração também se estende ao que tange o histórico desse cliente. Interações como as compras, pedidos de suporte, entregas e agendamento de visitas são alguns exemplos que esse consumidor espera que todos os colaboradores tenham acesso, independentemente da plataforma em que foram realizadas tais requisições.

Compre aqui e retire ali

Partindo da integração dos serviços e das informações, o cliente omnichannel deseja comprar online e retirar em uma loja física. Isso diminui o prazo de entrega e agiliza processos.O mesmo pensamento vale para trocas. O cliente que comprou no e-commerce precisa ter suporte da loja física.

Facilidades no atendimento

Indo além das facilidades de atendimento, agendar a entrega da compra é um dos pontos que o novo consumidor omnichannel espera obter. Tal facilidade proporciona conforto para o cliente e garantia na entrega. Oferecer esse tipo de serviço demonstra que você está preocupado com o bem-estar do consumidor, além de confiança no serviço prestado. Ser proativo e se antecipar ao cliente é um diferencial no mercado atual.

Mobilidade

Outro fator importante no novo perfil do consumidor omnichannel é a mobilidade. No que diz respeito a negócios, isso significa possibilitar ao seu cliente carregar sua loja no bolso, podendo acessar os produtos do celular ou tablet.Essa comodidade mantém o cliente em contato com a empresa, além de facilitar o compartilhamento de sugestões entre os consumidores, o chamado buzz marketing.

Acompanhar entrega

Para o cliente que prefere receber o produto em casa, é necessário ofertar um método de acompanhamento dessa entrega. Isso garante o recebimento da compra, aliviando o estresse tanto do consumidor quanto da empresa.

Relevância

O perfil do consumidor omnichannel valoriza a relevância de informações. Esse fator pode se tratar quanto à localização geográfica do cliente, mostrando qual loja mais próxima possui o produto desejado. Ou ainda, seja uma informação relevante oferecer seu serviço ou produto de acordo com os gostos do consumidor ou ainda de acordo com uma data comemorativa próxima.Não importa a natureza desse dado, o novo consumidor omnichannel deseja ver aquilo que é útil à sua pessoa.

Bem informado

Eles são bem informados e desejam ser vistos como tais. Isso significa capacitar colaboradores nas informações dos produtos e, principalmente, no atendimento humanizado.Humanizar o atendimento é ver o outro como a si mesmo. Dessa forma, o cliente é visto como uma pessoa que precisa de ajuda para realizar um sonho: comprar seu produto. Atitudes de "esperteza" e de ego inflado — os sabichões — perdem espaço para atitudes humildes e de empatia.Conhecer o cliente sempre foi a chave do sucesso para muitas empresas. Porém, se tratando do cenário atual, o novo perfil de consumidor omnichannel merece um pouco mais de atenção, pois a tendência é aumentar a quantidade de pessoas que utilizam os multicanais.E aí, leitor, o que achou de conhecer melhor o perfil dos consumidores brasileiros? Gostou do artigo? Então aproveite a visita para conferir os benefícios do atendimento omnichannel!

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