Chatbot para WhatsApp: por que ele é valioso para as vendas?

Publicado em 12/jun/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

chatbot para WhatsApp

Lançado recentemente, o chatbot para WhatsApp tem causado alvoroço entre gestores e profissionais de diversas áreas. Isso porque a ferramenta promete revolucionar os processos de atendimento ao cliente e as formas pelas quais as empresas efetivam essa experiência.

Você já deve ter ouvido falar que os chatbots são voltados para o diálogo automático e inteligente e permitem que o contato com consumidores seja personalizado e gere resultados de negócios incríveis, como vendas e fidelização de leads, não é?

Agora, pense em tudo isso dentro de uma plataforma como o WhatsApp, que tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente e cerca de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia. Acho que deu para entender a razão do entusiasmo supracitado, correto?

Neste post, explicamos o que é chatbot, como essa tecnologia funciona e pode ser usada no maior aplicativo de mensagens do mundo para potencializar os negócios de sua empresa.

O que é chatbot?

Chatbot é conhecido como um sistema programado para simular conversas humanas, em formato de bate-papo.

Na verdade, o conceito dessa tecnologia não se limita a automatizar tarefas repetitivas, processuais e burocráticas. Não se restringe também, como muitos propagam, a responder dúvidas frequentes (FAQ), nem somente a executar diálogos predefinidos.

Os chatbots podem fazer muito mais do que isso, acredite. Eles representam uma tendência e uma significativa evolução dos mecanismos de interação entre empresas e consumidores. Podem ser personalizados e atender com uma qualidade impecável.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Salesforce, em parceria com outras agências especializadas, os consumidores já acreditam que os chatbots são 35% melhores em responder perguntas simples e complexas do que canais convencionais de diálogo.

Inteligência Artificial

O chatbot pode ser similar ao atendimento humano, graças aos recursos da inteligência artificial. Nessa perspectiva, a ferramenta tem capacidade de  fazer o processamento natural da linguagem, ou seja, entender o que o cliente necessita.

Também permite que ela evolua e aprenda novas funcionalidades para as interações futuras, de modo a prestar um serviço cada vez melhor e proporcionar experiências positivas ao cliente, a ponto de substituir muitas vezes o atendente.

A inteligência artificial faz com que chatbots consigam aprender com o usuário por meio de algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina).

Na prática, como funciona o chatbot para WhatsApp?

Inicialmente, o mercado recebeu o lançamento do WhatsApp Bussines, destinado a pequenas e médias empresas. O aplicativo permite que os negócios criem perfis profissionais na plataforma conversacional para interagirem com seus clientes de forma otimizada.

O objetivo foi fornecer recursos para que as empresas utilizem o canal de comunicação com foco comercial no atendimento ao consumidor.

Incrementando e tornando o canal mais eficiente, o chatbot funciona como uma ferramenta complementar para esse atendimento e relacionamento, respondendo e conduzindo o cliente dentro do processo desejado (compras, informações, orientações, etc), o que permite aproximação entre empresas e consumidores através de interações 24 horas por dia, de domingo a domingo, sem a necessidade de um atendimento humano.

Tal fator aumenta exponencialmente as chances de negócio, você não acha?

Qual a importância do uso do bot no WhatsApp?

Os chatbots vêm ganhando cada vez mais relevância no mercado pelas inúmeras possibilidades que oferecem às empresas. Podem ser utilizados em todas as etapas do funil de negócios: da geração de leads ao pós-venda, em processos de cobrança, SAC e outros.

No WhatsApp, os bots ganham ainda mais destaque combinando recursos de atendimento automatizado e humanizado, com respostas objetivas, funcionais e que dão conta das demandas dos clientes.

Estão sempre disponíveis para atender, tirar dúvidas e conceder informações. Ampliam, dessa forma, a cobertura do atendimento personalizado da empresa, otimizando os processos de relacionamento, reduzindo custos, evitando filas de espera e melhorando o nível de satisfação.

Agora, com o chatbot para WhatsApp, a tendência é que mais companhias adotem a inteligência artificial para otimizar seus fluxos de atendimento e proporcionar experiências incríveis para os consumidores. Experiências estas jamais vistas no universo corporativo.

Como o chatbot para WhatsApp ajuda nos resultados?

A contribuição dos chatbots para WhatsApp nos resultados da empresa pode ser vista de diversas formas: nas etapas do funil de compras, no relacionamento entre empresa e cliente, em processos de cobrança, dentre outros.

Podemos garantir que o serviço tende a melhorar consideravelmente a boa experiência por parte dos clientes na interação e engajamento. Principalmente no que se refere à humanização e à proximidade entre empresa e consumidor.

A boa experiência que, aliás, alcançou o mesmo peso de importância que a qualidade de produtos e serviços na visão dos consumidores contemporâneos, conforme revela um outro estudo da Salesforce. De acordo com os dados, 80% dos entrevistados afirmaram isso.

Logo, o uso do WhatsApp para empresa com chatbot pode interferir positivamente nos resultados, potencializando a experiência do usuário, pois a solução:

  • permite interação com o cliente 24 horas, 7 dias por semana;
  • entende a necessidade do cliente e o direciona para informações mais adequadas;
  • auxilia o cliente no processo de compras;
  • desafoga o fluxo da central de relacionamento, principalmente dos atendimentos mais básicos;
  • permite medir o atendimento para aprimorar o processo.

Há outras funcionalidades desse recurso, ainda em fase de aprimoramento. Fato é que a implementação do chatbot e da inteligência artificial nos processos de atendimento ao cliente já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade.

Para sua empresa ter sucesso com o uso dessa ferramenta, é indispensável adotá-la e executá-la corretamente. Por isso, o ideal é contratar essa solução com uma empresa especializada para auxiliá-lo nessa tarefa.

Os benefícios do chatbot para WhatsApp focado nas empresas traduzem-se nos recursos de atendimento ativo e receptivo, nos formatos variados de interações, na disponibilidade de atendimento 24 horas por dia e, por fim, na redução de custos.

Gostaria de receber conteúdos como este na sua caixa de e-mail mensalmente? Assine já nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre atendimento!

RelatedPost

transformação digital
PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center


Deixe seu comentário