Clube de leitura: como incentivar minha equipe a ler?

Publicado em 11/jun/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

clube de leitura

Nem todas as pessoas gostam de ler. Contudo, o hábito de leitura é algo que pode e deve ser desenvolvido, pois é muito importante em todas as idades e contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades. Nas empresas, inclusive, representa um diferencial para o funcionário. Portanto, é interessante que você promova atividades que estimulem essa prática, como o clube de leitura.

Manter os colaboradores engajados e realmente interessados em participar de atividades que envolvem a leitura não é difícil e o rendimento dos funcionários vai ser influenciado positivamente.

Quer saber como incentivar sua equipe a ler? Então, confira as dicas que separamos para você!

Disponibilize uma biblioteca digital

Livros físicos costumam ser caros e nem todas as empresas dispõem de espaço físico para implantar uma biblioteca no local. Assim, uma boa opção para estruturar um clube de leitura é contar com os recursos de uma biblioteca digital.

O valor a ser pago, normalmente mensal, é bem mais acessível e são disponibilizados vários títulos, dos mais diversos gêneros. Desse modo, todos os profissionais vão encontrar alguma obra do seu interesse.

Outro ponto positivo em relação à biblioteca digital é o fato de ser um serviço de streaming. Isso permite que o interessado acesse o conteúdo em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet — tablets e smartphones, por exemplo —, a qualquer momento.

Dê livros de presente

Que tal trocar os presentes típicos — chaveiros, canecas e canetas — por livros? Essa é uma ótima ideia para ser colocada em prática em datas comemorativas, como o aniversário da empresa ou mesmo no fim de ano, quando é comum realizar o clássico amigo secreto.

É interessante conhecer o gosto literário dos colaboradores para que cada um possa ganhar uma obra que seja do seu agrado. Para isso, basta fazer uma pesquisa simples sobre o assunto e depois afixar uma folha com os nomes e as respectivas respostas de cada funcionário.

É possível que uma pessoa acabe se interessando por um título ou por um autor sugerido por algum colega e, futuramente, ainda podem ser feitas trocas de livro entre os integrantes da equipe. Legal, não é mesmo?

Organize uma roda de conversa

Outra estratégia essencial a ser utilizada em um clube de leitura consiste em destinar um momento para a realização de uma roda de conversa entre os funcionários.

No período reservado para essa atividade, os colaboradores podem falar sobre as obras que estão lendo ou que leram recentemente, divulgar nomes de autores, indicar os pontos considerados positivos e negativos em determinados livros e indicar ou não alguns títulos para os demais integrantes da equipe.

Essa interação permite que um colega conheça melhor as preferências literárias do outro, além de poder constatar interesses em comum.

Por meio de um clube de leitura, os colaboradores podem se conhecer melhor e aperfeiçoar suas habilidades de interpretação de texto e raciocínio lógico. Além disso, eles enriquecem o vocabulário — fato que vai ter reflexo tanto na fala quanto na escrita. Consequentemente, o atendimento ao cliente também vai sofrer uma alteração positiva.

Vale ressaltar a importância de disponibilizar títulos diversos para a equipe, ao estruturar um clube de leitura. Não foque apenas naqueles que têm relação com o cargo ocupado pelos funcionários, geralmente de cunho técnico.

Agora que você já sabe como despertar o interesse pela leitura em seus funcionários, compartilhe este artigo com os seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também fiquem por dentro do assunto!

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