Como motivar funcionários: 4 dicas para implementar agora mesmo!

Publicado em 26/dez/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Como motivar funcionários em tempos de crise? Essa pode até parecer uma tarefa impossível, pois mesmo que sua empresa não tenha sentido diretamente os efeitos do cenário atual, o clima pesado de ansiedade paira no ar. Por isso, essa é a hora de pensar em alternativas viáveis para manter sua equipe feliz e produtiva.

Isso não significa que a companhia deva desembolsar grandes quantias para fazer uma boa gestão de pessoas. Ao contrário do que a maioria pensa, os incentivos não se resumem apenas em premiações e bônus. Embora o dinheiro seja relevante, não é a única forma de estimular.

O segredo para incentivar seus funcionários é pensar em formas de deixá-los mais felizes e satisfeitos. Isso porque quem está feliz apresenta melhores resultados. É bom para o empreendedor, para a empresa e para os funcionários.

Pensando nisso, reunimos 4 dicas incríveis para ajudar você a manter seus funcionários motivados. Confira!

1. Ofereça ferramentas de trabalho adequadas

Embora possa soar como algo óbvio demais, a verdade é que os funcionários se sentem desmotivados e desvalorizados quando não podem contar com os materiais básicos para exercer sua função adequadamente.

E isso inclui instalações, meios de comunicação, como celulares e computadores — quando necessários —, condições de transporte e soluções tecnológicas adequadas que vão garantir que o trabalho apresentado, gere resultado.

2. Promova treinamentos e capacitações

Quando a companhia apresenta políticas de gestão em que a formação dos seus colaboradores é valorizada, eles estão reconhecendo também a preocupação da organização em formar, capacitar e desenvolver a equipe. Essa estratégia é uma via de mão dupla, pois oferece benefícios para ambos os lados e ajuda a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das pessoas.

Por um lado, os funcionários têm a chance de se atualizar em sua área e aprender coisas que impulsionam seus resultados. De outro, a companhia contará com equipes mais comprometidas, capacitadas e engajadas, com autoestima elevada e dispostas a retribuir os investimentos com um desempenho cada vez melhor.

3. Dê feedbacks constantes

O feedback é uma importante recurso de desenvolvimento profissional e também uma forma de reconhecimento dos resultados obtidos pelos seus colaboradores. Essa ferramenta deve ser usada de forma sábia pelo líder, como um meio de se aproximar de sua equipe, bem como um instrumento de reconhecimento, valorização e fortalecimento dos seus profissionais.

Além de reconhecer suas conquistas, esses feedbacks constantes também dão aos funcionários a oportunidade de conhecerem seus pontos fortes e de melhoria. Com isso, podem trabalhar em sua aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental, além de evoluir na carreira, na empresa e na vida.

4. Valorize o reconhecimento profissional

Reconhecer seu valor e a sua contribuição para a construção dos resultados da empresa é uma das melhores formas de promover a motivação da equipe. Quando um funcionário é reconhecido, seja de forma profissional ou financeira, ele sente que está sendo notado pela organização e que tem o suporte necessário para desenvolver seus talentos e habilidades, crescer e prosperar em sua carreira.

Para isso, a empresa pode incluir algumas práticas em sua política de gestão de pessoas, como promoções, aumentos salariais conforme desempenho, bônus por resultados, bem como investir em sua capacitação técnica e comportamental de forma continuada.

Ao longo da leitura deste post, você pôde conferir 4 dicas incríveis de como motivar funcionários. Aproveite para conferir também quais os principais indicadores de desempenho call center!

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