Conheça 5 cases de marketing de oportunidade de sucesso!

Publicado em 07/out/2019 por Administrador - Sem Comentários

Seja qual for o segmento de seu negócio, é essencial adotar estratégias que consigam engajar o seu público e atrair uma maior parcela de clientes para a sua empresa. Nesse sentido, investir em estratégias de marketing é fundamental e,claro, para isso é importante estudar o seu público consumidor e criar ações que permitam sua empresa ser encontrada.

O marketing de oportunidade é uma das vertentes que vem ganhando espaço entre as estratégias de negócios, justamente por permitir que a empresa usufrua de todos os benefícios apresentados acima, além de outras vantagens que valem a pena ser destacadas.

Pensando nisso, neste post, você entenderá o que é o marketing de oportunidade e quais ganhos ele traz para a sua organização, além de conhecer alguns cases de sucesso. Boa leitura!

O que é o marketing de oportunidade?

Especialmente com o amplo acesso às redes, as empresas têm ganhado, cada vez mais, espaço para que possam divulgar seus produtos e serviços, bem como para estreitar o relacionamento com o seu público. Isso aproxima e humaniza a sua marca, pois mostra que está ativa nas redes, por dentro dos principais debates gerados. Além disso, é uma oportunidade de demonstrar quais são as missões e os valores adotados pelo seu negócio, criando empatia com seu consumidor. 

Estando dentro das redes, o marketing de oportunidade acontece é justamente isso: quando a empresa se aproveita de determinado assunto que viralizou nas mídias sociais para divulgar o seu produto e ter a chance de interagir com o público. No entanto, destaca-se sempre a necessidade de a marca avaliar bem o tema antes de lançar a sua campanha, de entender se aquele contexto de fato vai conversar abertamente com o seu público e de observar se o impacto daquela oportunidade será positivo ou negativo. 

Da mesma forma que uma organização poderá ter um amplo alcance ao se aproveitar de determinado acontecimento, em alguns casos, ela poderá causar uma má impressão ao optar por essa atitude, fazendo com que o efeito seja contrário e que a sua empresa tenha que gerenciar uma crise nas redes sociais. Por isso é tão importante planejar como será a sua campanha!

O legal dessa estratégia é que ela não se resume apenas a acontecimentos pontuais, já que também existe a possibilidade de aproveitar datas sazonais para formular promoções e ações nas mídias. Natal, Páscoa, Ano Novo e Dia das Mães são as datas mais tradicionais e mais conhecidas por todo o mercado, mas também existem algumas comemorações mais restritas e que podem ter a ver com o seu negócio, como o Dia do Cliente. 

Quais as vantagens do marketing de oportunidade?

Você já entendeu especificamente o que é o marketing de oportunidade, mas quais são de fato os ganhos que ele trará para o seu negócio? O primeiro que deve ser destacado está relacionado ao bom custo-benefício. Como a oportunidade é algo de conhecimento por parte de sua equipe, o planejamento vai ser realizado em um tempo mais otimizado. Ademais, as redes sociais já são naturalmente um canal de baixo valor de investimento. 

Há também a oportunidade de viralizar nas redes, ampliando o seu alcance orgânico. Isso traz um público maior para a sua empresa, além de ser uma possibilidade de gerar mais negócios e permitir que outros nichos conheçam os seus produtos e serviços. 

Por fim, o marketing de oportunidade vai gerar vantagem competitiva para o seu negócio, justamente por trazer a chance de destacar os seus serviços perante tantas empresas do mercado. 

Quais os principais cases de sucesso do marketing de oportunidade?

Abaixo, veja alguns cases de sucesso e inspire-se!

1. Burger King

Certamente você já se deparou com algumas campanhas do Burger King nas quais ele fomenta a sua rivalidade com os seus principais concorrentes, especialmente com o McDonald’s. Em 2018, no Halloween, importante data comemorativa nos Estados Unidos, a rede de fast food se “fantasiou” de McDonald’s. 

Ao pedir o seu lanche e abrir a embalagem, o cliente se deparava com os seguintes dizeres: “Brincadeira, ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres”. 

2. SBT

O SBT rivaliza com a Rede Record de Televisão o segundo lugar pela audiência. Nesse contexto, quando sai algum dado do IBOPE ressaltando a preferência do público pela emissora em relação à sua concorrente, a rede sempre aproveita para fazer alguma ação publicitária. 

Estranho comemorar a segunda colocação? Tendo em vista que a Rede Globo está em primeiro lugar há mais de 40 anos, com números bem acima das principais emissoras do país, esse êxito deve ser bem-visto pelas outras TVs.

3. Seara e os 30 anos do seriado Chaves no Brasil

Os fãs do seriado que há décadas é sucesso em nosso país certamente se lembram do lanche preferido do personagem principal: o sanduíche de presunto. Ao comemorar os 30 anos de exibição do programa no Brasil, a Seara aproveitou a oportunidade para homenagear o personagem. 

4. Netflix

Uma das características do marketing de oportunidade é aproveitar memes e outros conteúdos que viralizaram nas redes sociais para criar campanhas. Nesse sentido, a Netflix sai na frente na divulgação de seus lançamentos, pois aproveita aquilo que está em alta no momento e cria uma relação com a sua nova série.

Quem não se lembra da gravação feita pela apresentadora Xuxa simulando a década de 1980 para divulgar Stranger Things — que também se passava nesse período? Além disso, em 2016, Inês Brasil foi contratada para divulgar a série Orange Is The New Black, em uma campanha que ela dizia todos os seus bordões conhecidos nas redes sociais.

5. Febre do Pokémon GO

Em 2016, um jogo para smartphones que permitia que as pessoas saíssem em busca de Pokémons gerou apelo no mundo todo. Nesse contexto, as marcas aproveitaram para divulgar os seus produtos e também para aumentar o seu alcance junto ao seu público. De hamburguerias com lanches homônimos a ações nas redes sociais, rolou de tudo um pouco para gerar engajamento com os clientes, aproveitando essa febre. 

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o marketing de oportunidade e quais as suas vantagens, além de descobrir 5 cases de sucesso que se destacaram no mercado nos últimos anos. Conforme abordado, o mais indicado é conhecer o seu público e dialogar com a missão e os valores de seu negócio. Assim, você terá a chance de se aproximar de seus clientes de forma positiva, trazendo ganhos para a empresa como um todo. 

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