Descubra os benefícios de investir em atendimento nas redes sociais

Publicado em 20/ago/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

atendimento nas redes sociais

O atendimento nas redes sociais vem crescendo muito nos últimos anos e faz parte das tendências de relacionamento para o setor. O principal motivo para isso é o crescente acesso à internet em nosso país e a grande adesão às redes sociais por parte da produção, além do conforto que o acesso à grande rede proporciona ao consumidor.

Esse último fator permite que os clientes realizem buscas sobre produtos e serviços, analisem o desempenho das empresas e finalizem suas compras dentro de sua própria casa ou no trabalho.

Isso também é um ponto positivo para os negócios, pois permite que as empresas estejam em contato constante com seus clientes, oferecendo oportunidades únicas de estreitar essa relação e qualificar o atendimento, além de ser uma resposta rápida aos anseios do perfil de clientes millennials.

Quer saber mais sobre os benefícios de investir em atendimento nas redes sociais? Então continue a leitura do nosso artigo!

Atendimento nas redes sociais e suas vantagens

Já sabemos que o cliente consegue realizar as próprias pesquisas a respeito da reputação da empresa, bem como da qualidade dos serviços e produtos, tudo pela análise do feedback de outras pessoas nas mídias sociais. Até mesmo outros canais, como o Reclame Aqui, servem para nortear as escolhas dos consumidores.

Esse ponto traz vantagens tanto para quem está prestes a realizar uma compra, como para as empresas. É importante se colocar no lugar do cliente e entender suas angústias e reclamações. Pois, dessa forma, é possível aprimorar o atendimento, além de otimizar os processos do negócio.

Além disso, o feedback positivo dos consumidores acaba tornando-se um adicional de propaganda, a chamada validação social. É comum que as empresas peçam a seus clientes satisfeitos que façam postagens simples, como tirar uma foto sorridente com o produto e depois divulgar mencionando a empresa nas mídias sociais em que ela tem presença.

Porém, o feedback não é o único benefício que sua empresa pode obter ao investir no atendimento nas redes sociais. Veja abaixo algumas vantagens importantes:

Agilidade no atendimento

Devido a seu formato prático e casual, as redes sociais permitem um contato mais dinâmico e direto com seu público. Isso agiliza o atendimento e, principalmente, as soluções para possíveis problemas.

Claro, ocorrerão situações em que um simples atendimento pelo Messenger do Facebook não será suficiente para prestar suporte ao consumidor, mas o atendimento rápido e devidamente orientado para uma solução já deixa o cliente mais seguro e confiante em ter escolhido sua empresa.

Aproximação com o cliente

A relação entre empresa e consumidor não é apenas de caráter econômico e mercadológico. Há uma expectativa de realização de sonhos e, muitas vezes, uma relação de necessidade. Alguns serviços prestados são essenciais para as pessoas, como o fornecimento de energia, água, internet e alimentos. E essa relação não deve ser de pesar, apenas porque exige a obrigatoriedade para se consumir.

O atendimento ao cliente nas mídias sociais aproxima a empresa de seus consumidores por causa da disponibilidade. As redes sociais passam a impressão de presença 24 horas e, mesmo que você não esteja presente por esse tempo todo, seus clientes estarão. E isso transmite a sensação de que eles não serão deixados de lado ou esquecidos, pois podem a qualquer momento chamar sua atenção para o que precisam.

Atendimento omnichannel

A experiência omnichannel acontece quando a empresa fornece atendimento em várias plataformas e as integra, fazendo com que seu cliente tenha uma experiência uniforme e completa ao longo da jornada de relacionamento. Isso significa que o consumidor que entrar em contato pelas redes sociais poderá ser atendido por telefone, sem precisar repetir seus dados ou problema a ser solucionado.

Essa capacidade de unificar as plataformas de comunicação é muito importante atualmente porque, além de agilizar os atendimentos e facilitar a vida de seus clientes, evita-se uma nova coleta de dados já informados ou o repasse de informações divergentes.

O atendimento nas redes sociais tem crescido nos últimos anos devido ao fácil acesso à internet e à comodidade que promove aos clientes. Além disso, ele permite que as empresas melhorem sua reputação com os feedbacks positivos e estreite sua relação com o consumidor.

Deseja saber mais sobre gestão e relacionamento com o cliente? Então, assine nossa newsletter e receba periodicamente as nossas novidades no seu e-mail!

transformação digital
PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center


Deixe seu comentário