Equipe de alta performance: 5 dicas essenciais para montar a sua

Publicado em 22/out/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

equipe de alta performance

Uma série de fatores contribui para o sucesso de uma empresa, como a filosofia empresarial bem definida (missão, visão e valores), produto ou serviço de excelência e atendimento ao cliente personalizado e executado com qualidade. Claro que esses fatores representam apenas uma síntese do que é preciso ter para alcançar resultados expressivos em um mercado tão competitivo e voraz. Mas há algo realmente imprescindível: contar com uma equipe de alta performance.

Neste post, apresentamos cinco dicas para o desenvolvimento de um grupo de colaboradores com excelente rendimento, autonomia e potencial para alcançar resultados e metas estipulados pela empresa, sobretudo no atendimento ao cliente. Mostramos, também, algumas soluções tecnológicas que podem ajudar nesse processo. Curioso para conhecer nossas proposições? Fique conosco, acompanhe os tópicos abaixo e tenha uma excelente leitura!

1. Melhore os processos de contratação para formar uma equipe de alta performance

O processo de contratação é ação central para montar uma equipe de alta performance. Isso porque é justamente nessa etapa que é possível identificar se o candidato tem potencial para oferecer o que a empresa precisa e se tem perfil compatível com a cultura e os objetivos da corporação.

É importante tratar os processos seletivos com prioridade e de forma criteriosa, com o objetivo de desenvolver um grupo de profissionais altamente qualificado e que gere resultados expressivos para o negócio, ainda mais no setor de atendimento ao cliente — imprescindível para o sucesso empresarial, financeiro e para obter a satisfação e fidelização dos consumidores.

2. Construa uma relação de confiança com os colaboradores

A boa liderança é outro elemento indispensável para se desenvolver uma equipe de colaboradores de atendimento com nível avançado de rendimento. Liderar não é apenas delegar tarefas. Muito além disso, liderar consiste em estabelecer vínculos de confiança, concedendo autonomia aos colaboradores, para que, inclusive, proponham mudanças e façam observações construtivas em benefício da empresa.

3. Utilize ferramentas adequadas para monitorar a equipe

Além de recrutar profissionais de maneira eficaz e construir boas práticas de liderança, é necessário monitorar o desempenho da equipe, de modo a identificar possíveis falhas ou oportunidades de evolução.

Existem ferramentas específicas para acompanhar em tempo real as operações de atendimento e realizar de maneira efetiva a gestão da operação. Pesquisas de satisfação pós-atendimento nos canais de comunicação (e-mail, telefone, chat, URA etc.) e métricas de eficiência, produtividade e qualidade, são exemplos de dados que podem e devem ser monitorados.

4. Mensure e analise indicadores

Nessa perspectiva, é importante mensurar e analisar os dados fornecidos pelos indicadores, a partir de métricas de atendimento, como balanço da quantidade de contatos, tempo médio de atendimento (TMA), tempo médio de espera (TME), resolução no primeiro atendimento (First Call Resolution), entre outros. Essa avaliação de resultados possibilita ao gestor verificar o que precisa melhorar ou modificar na atuação dos colaboradores e na gestão do negócio.

5. Otimize processos

Por fim, cabe abordar a otimização de processos de atendimento como elemento fundamental para elevar a qualidade do serviço desempenhado pelos colaboradores. Afinal, para se destacar em um mercado altamente competitivo, é preciso buscar se diferenciar da concorrência por meio de qualidade e eficiência.

Mais do que recrutar profissionais cujo perfil combina com os objetivos da empresa, construir uma relação de confiança com os colaboradores, utilizar ferramentas de monitoramento e mensurar resultados, é necessário otimizar os processos de atendimento ao cliente, oferecendo recursos e soluções tecnológicas.

Montar a sua equipe de alta performance é indispensável para que sua empresa tenha os melhores resultados. Seguindo as dicas que listamos neste post, fica mais fácil se organizar para alcançar esse objetivo.

Ficou interessado em aplicar essas ferramentas em sua empresa para contribuir com a formação de uma equipe de alta performance, caro leitor? Entre em contato conosco e consulte nossos serviços!

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