Gestão de carreira: 4 dicas para crescer profissionalmente

Publicado em 20/jun/2018 por Administrador - 3 Comentários

gestão de carreira

Você já ouviu falar em gestão de carreira? Sabe como realizá-la? Não? Então, o texto de hoje é para você! Entender esse conceito é fundamental para manter-se competitivo no mercado de trabalho. Ou seja, é fundamental para manter o equilíbrio de uma das dimensões mais importantes da vida de qualquer pessoa, a carreira.

Levá-la de forma errática e incerta terá como resultado, quase sempre, pouco crescimento profissional. O sucesso de uma carreira demanda, necessariamente, gerenciamento!

Quer saber como utilizar o máximo do seu potencial em favor do seu próprio crescimento profissional? Continue a leitura.

A gestão de carreira

Carreira é o conjunto das atividades profissionais desenvolvidas ao longo da vida. As atividades profissionais, por sua vez, demandam qualificação e habilidade.

Assim, a gestão de carreira funciona como um planejamento para que o candidato adquira, em determinado espaço de tempo, toda a competência necessária para realizar as atividades profissionais que deseja e para as quais têm aptidão.

O profissional que faz gestão de carreira dificilmente estagnará, uma vez que estará apto a aproveitar as oportunidades e preparado para fazer as escolhas que o levarão a alcançar seus objetivos.

As melhores dicas para realizar a gestão da própria carreira

Agora que já sabe o que é gestão de carreira, você deve ter ficado com vontade de assumir as rédeas da sua própria vida profissional, certo? Isso é ótimo, pois você quer se responsabilizar por criar as condições necessárias para crescer e se destacar. Para que faça isso de maneira eficiente, daremos quatro dicas. Confira:

1. Estabeleça suas metas para a gestão de carreira

O primeiro passo é saber o que você quer. Evite ideias muito genéricas e vá direto ao ponto, por exemplo: “Quero conquistar um cargo melhor na empresa que me possibilite tomar decisões de forma mais autônoma e por consequência, quero ser mais bem remunerado por isso.”

2. Defina estratégias para alcançar seus objetivos

Uma vez que você definiu suas metas, é hora de definir como alcançá-las. Se deseja assumir cargos de gerência, por exemplo, é hora de pensar em buscar cursos e certificações que o qualifiquem para tanto.

Aqui é importante atentar para os objetivos dos cursos que serão escolhidos. Eles precisam, necessariamente, corrigir alguma defasagem na formação do profissional e colaborar para manter o currículo atualizado e apto para a ascensão desejada.

3. Estipule um tempo para realizar cada etapa do seu planejamento

Esse ponto ajuda a caminhar com mais assertividade. Por exemplo, se você estipulou como tempo de preparo e qualificação o prazo de um ano, não poderá escolher como forma de qualificação uma graduação, que leva entre dois e cinco anos para ser concluída.

4. Revise o seu plano de carreira constantemente

Não tenha medo de mudar! É normal que, ao começar a se preparar, você perceba novas possibilidades. Esteja aberto a isso. Rotineiramente, sente-se diante do seu planejamento, identifique o que precisa ser ajustado e faça essas alterações.

A importância da gestão de carreira no desenvolvimento profissional

Deixar a gestão da carreira a cargo da empresa é uma escolha que pode resultar em frustração. Isso porque embora a maioria dos negócios ofereça um plano de carreira, eles costumam levar em conta as necessidades e os objetivos do próprio negócio e da empresa.

Além disso, é importante sair do automático e ter a chance de olhar para si e se perguntar: o que eu quero para o meu futuro profissional? Ter um objetivo, certamente, o motivará.

Você gostou deste texto sobre gestão de carreira? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receba nossas atualizações na sua caixa de entrada!

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Outros assuntos que podem lhe interessar


Deixe seu comentário