Gestão de marca: como o atendimento ao cliente pode ajudar?

Publicado em 14/set/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Na era em que os consumidores são bombardeados por informações o tempo inteiro, a gestão de marca é fundamental para que qualquer empresa se mantenha competitiva — independentemente do porte ou ramo de atuação no mercado.

Assim como cuidar da imagem do negócio, o atendimento ao cliente é fator crucial para fortalecer a marca e consolidá-la no imaginário coletivo. Nesse sentido, ambas as práticas caminham juntas, na medida em que pouco adianta executar uma senhora estratégia de marketing se o relacionamento com o consumidor é falho, certo?

Preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor como o atendimento ao cliente auxilia a gestão de marca de uma empresa. A seguir, você verá o que é branding, qual a sua importância e como consolidar a imagem de um negócio a partir de algumas estratégias.

Interessou-se pelo tema? Então, continue a leitura e enriqueça seus conhecimentos!

O que é gestão de marca?

Branding (ou gestão de marca) nada mais é do que um conjunto de conceitos que visa gerir e consolidar a imagem de uma empresa no mercado. Essa estratégia envolve ações, estratégias, planos e práticas capazes de fortalecer a marca junto aos clientes.

A gestão de marca diz respeito aos elementos vinculados à companhia, como a identidade visual, o produto (ou serviço) ofertado, o atendimento, a missão e os valores. Todos esses aspectos contribuem com a construção da imagem do negócio e a maneira como ela será concebida pelo público.

Qual é a importância desse conceito?

A marca é tudo para uma empresa. Na verdade, sua imagem é o que há de mais valioso.

Cuidar da imagem é primordial para todos os empreendimentos. Além de uma eficaz gestão de marca, é preciso prezar pela qualidade do produto ou serviço e oferecer um atendimento empático e eficiente.

Como já comentamos, de nada adianta planejar uma primorosa estratégia de branding se os clientes forem mal atendidos, não é mesmo?

Como consolidar uma marca no mercado?

Abaixo, apresentamos algumas estratégias voltadas à consolidação da marca no mercado — especialmente aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente. Acompanhe!

Transmita valores ao público

A transmissão de valores é imprescindível para a consolidação da marca. Na prática, ela se dá mais pelo contato com o consumidor, por meio de um atendimento eficiente e empático. Ações de marketing voltadas para a construção de valores também são importantes, pois o cliente consome ideias (e não apenas produtos).

Diferencie-se da concorrência

Com o mercado altamente competitivo, diferenciar-se da concorrência é mais do que necessário. Nesse sentido, o atendimento prestado com qualidade, eficiência e empatia é um diferencial impactante. Portanto, atenda bem e fidelize seu público.

Proporcione assistência eficiente aos clientes

Como já demonstramos, manter uma relação saudável com o consumidor é a melhor forma de consolidar e fortalecer a marca — para além do marketing e da publicidade, inclusive. Essa relação deve se pautar pela confiança e plena assistência.

Não se esqueça: o cliente é a razão de uma empresa existir. Por isso, invista nele e em sua satisfação.

Invista em canais de atendimento

Falando em investimento, nada mais pertinente do que atentar para os canais de atendimento, não é verdade? A consolidação de uma marca depende da comunicação com o público. Portanto, os meios de interlocução são essenciais para solidificar a relação entre empresa e consumidor.

Esta estratégia é de absoluta relevância quando seu público é formado por gerações bastante distintas, proporcionando ao cliente a decisão de qual o canal mais conveniente e que ele prefere utilizar para se relacionar com a empresa.

Para finalizar, convém ressaltar uma vez mais a importância do atendimento ao cliente aliado à gestão de marca. Na verdade, não há como implantar uma ação de branding com excelência sem um bom relacionamento com o consumidor.

Gostou do conteúdo e tem interesse em saber mais sobre o tema? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário