Gestão de marca: como o atendimento ao cliente pode ajudar?

Publicado em 14/set/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Na era em que os consumidores são bombardeados por informações o tempo inteiro, a gestão de marca é fundamental para que qualquer empresa se mantenha competitiva — independentemente do porte ou ramo de atuação no mercado.

Assim como cuidar da imagem do negócio, o atendimento ao cliente é fator crucial para fortalecer a marca e consolidá-la no imaginário coletivo. Nesse sentido, ambas as práticas caminham juntas, na medida em que pouco adianta executar uma senhora estratégia de marketing se o relacionamento com o consumidor é falho, certo?

Preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor como o atendimento ao cliente auxilia a gestão de marca de uma empresa. A seguir, você verá o que é branding, qual a sua importância e como consolidar a imagem de um negócio a partir de algumas estratégias.

Interessou-se pelo tema? Então, continue a leitura e enriqueça seus conhecimentos!

O que é gestão de marca?

Branding (ou gestão de marca) nada mais é do que um conjunto de conceitos que visa gerir e consolidar a imagem de uma empresa no mercado. Essa estratégia envolve ações, estratégias, planos e práticas capazes de fortalecer a marca junto aos clientes.

A gestão de marca diz respeito aos elementos vinculados à companhia, como a identidade visual, o produto (ou serviço) ofertado, o atendimento, a missão e os valores. Todos esses aspectos contribuem com a construção da imagem do negócio e a maneira como ela será concebida pelo público.

Qual é a importância desse conceito?

A marca é tudo para uma empresa. Na verdade, sua imagem é o que há de mais valioso.

Cuidar da imagem é primordial para todos os empreendimentos. Além de uma eficaz gestão de marca, é preciso prezar pela qualidade do produto ou serviço e oferecer um atendimento empático e eficiente.

Como já comentamos, de nada adianta planejar uma primorosa estratégia de branding se os clientes forem mal atendidos, não é mesmo?

Como consolidar uma marca no mercado?

Abaixo, apresentamos algumas estratégias voltadas à consolidação da marca no mercado — especialmente aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente. Acompanhe!

Transmita valores ao público

A transmissão de valores é imprescindível para a consolidação da marca. Na prática, ela se dá mais pelo contato com o consumidor, por meio de um atendimento eficiente e empático. Ações de marketing voltadas para a construção de valores também são importantes, pois o cliente consome ideias (e não apenas produtos).

Diferencie-se da concorrência

Com o mercado altamente competitivo, diferenciar-se da concorrência é mais do que necessário. Nesse sentido, o atendimento prestado com qualidade, eficiência e empatia é um diferencial impactante. Portanto, atenda bem e fidelize seu público.

Proporcione assistência eficiente aos clientes

Como já demonstramos, manter uma relação saudável com o consumidor é a melhor forma de consolidar e fortalecer a marca — para além do marketing e da publicidade, inclusive. Essa relação deve se pautar pela confiança e plena assistência.

Não se esqueça: o cliente é a razão de uma empresa existir. Por isso, invista nele e em sua satisfação.

Invista em canais de atendimento

Falando em investimento, nada mais pertinente do que atentar para os canais de atendimento, não é verdade? A consolidação de uma marca depende da comunicação com o público. Portanto, os meios de interlocução são essenciais para solidificar a relação entre empresa e consumidor.

Esta estratégia é de absoluta relevância quando seu público é formado por gerações bastante distintas, proporcionando ao cliente a decisão de qual o canal mais conveniente e que ele prefere utilizar para se relacionar com a empresa.

Para finalizar, convém ressaltar uma vez mais a importância do atendimento ao cliente aliado à gestão de marca. Na verdade, não há como implantar uma ação de branding com excelência sem um bom relacionamento com o consumidor.

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