Metodologia OKR: o que é e como estabelecer métricas de desempenho?

Publicado em 19/out/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

metodologia okr

Aliar planejamento e execução é uma questão desafiadora para qualquer empresa e colaboradores que atuam com atendimento ao cliente. Isso porque é necessário estabelecer métodos de gestão para alcançar esse objetivo, o que nem sempre acontece na prática, em função da rotina acelerada e outras dificuldades. Mas você já ouviu falar em metodologia OKR?

Se a resposta foi negativa, este post será bastante útil para você, pois apresentaremos uma visão geral sobre essa metodologia e como ela pode ser importante para estabelecer e controlar métricas no atendimento de sua empresa. Ficou interessado? Então, fique conosco e tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que é metodologia OKR?

Objectives and Keys Results (OKRs — sigla inglesa que, em tradução livre, significa Objetivos e Resultados-chave) é uma metodologia de gestão empresarial criada por Andrew Grove, ex-CEO da empresa de tecnologia Intel. Em síntese, sua finalidade é simplificar os principais objetivos de uma empresa para alcançar resultados considerados cruciais.

O sucesso desse modelo é reconhecido no mundo inteiro, principalmente, porque é adotado pelo Google há quase 20 anos. Outras grandes empresas de tecnologia também utilizam o método, como Twitter, Dropbox, LinkedIn etc.

Como funciona na prática?

Objetivos

Primeiro é preciso destacar que por “objetivos” se entende metas a serem buscadas pela empresa, ou seja, são atividades fins que deverão ser alcançadas em um determinado período de tempo.

Nesse sentido, os objetivos precisam ser elaborados de maneira clara e estratégica. Isso porque, além de informar aos colaboradores quais são as metas prioritárias da empresa, essa prática visa engajar a equipe a buscá-las com afinco.

Por isso, eles devem ser sucintos e concretos. Melhorar o nível dos atendimentos, por exemplo, demonstra como, em apenas uma frase, de maneira direta, é possível estabelecer os objetivos prioritários da empresa.

Resultados-chave

Não basta apenas planejar metas centrais, é preciso estabelecer parâmetros para mensurar se elas serão efetivamente alcançadas. Para esse fim servem os Key Results, que também influenciam diretamente no atingimento da meta.

Na maioria das vezes, os resultados-chave são organizados entre expressões, podem ser de duas a cinco, para cada objetivo. Uma outra diferença é que eles são quantitativos, diferentemente dos objetivos, que são qualitativos. Retomemos o exemplo abordado no tópico anterior para entendermos melhor: melhorar o nível dos atendimentos.

  • 1º KR: aumentar em 60% o grau de satisfação dos clientes nas pesquisas pós-atendimento;
  • 2º KR: reduzir em 40% a quantidade de reclamações no atendimento.

Enfim, os KRs apresentam indícios que demonstram se os objetivos serão concretizados ou não.

Como criar OKRs para otimizar o desempenho no atendimento?

Uma forma simples  de aplicar a metodologia para otimizar o desempenho no atendimento da empresa pode ser assim resumida:

  • definir metas claras e objetivas;
  • dividir a formulação dos objetivos entre gestores e equipe;
  • estipular prazos curtos e alcançáveis;
  • deixar os OKRs visíveis para todos da equipe.

A partir dessas práticas, é possível otimizar o rendimento dos operadores, visto que os objetivos são claros, palpáveis e o mais importante, a formulação envolve a participação de todos os membros do grupo.

Por que utilizá-la na minha empresa?

Incrementar a metodologia OKR na cultura organizacional impactará diretamente nos resultados tão desejados pelos gestores, considerando que ela tem como finalidade simplificar os objetivos principais de uma empresa, além de torná-los alcançáveis.

Logo, por meio de planejamento, metas até então distantes ou inalcançáveis poderão ser atingidas. Difícil encontrar benefício melhor que esse para uma empresa, concorda? Mesmo porque não faltam cases de sucesso de grandes empresas que utilizam a metodologia OKR e demonstram ser possível unir planejamento e execução.

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