Novos consumidores digitais: saiba preparar sua equipe para atendê-los

Publicado em 29/jul/2019 por Administrador - Sem Comentários

novos consumidores digitais

Sua empresa oferece serviços e atendimento de qualidade? Se a resposta é sim, temos certeza de que está fazendo um bom trabalho, mas precisamos contar que ele ainda não é suficiente para conquistar os clientes nos dias atuais. Mais que produtos, os novos consumidores digitais estão em busca de experiências que vão além de uma simples compra.

Influenciado pela tecnologia, com presença multicanal e fácil acesso à informação, esse perfil de consumidor deseja se conectar com as marcas. Por isso, entender essa mudança tornou-se prioridade para as empresas que ainda não se adaptaram ao exigente mercado atual.

Quando o comportamento do cliente muda, as regras de atendimento também se alteram. Então, questionar se a sua empresa está apta para atender esse público é o primeiro passo para implementar estratégias que incentivem o consumo e aumentem os lucros do negócio.

E como deixar a equipe preparada para atender os novos consumidores digitais? Confira as nossas dicas e descubra as melhores estratégias para convencer os clientes de que sua empresa faz a diferença na vida deles!

Entenda os problemas do seu público

Diante dessa mudança, estudar as preferências do público-alvo é uma decisão importante para conquistar a confiança dos clientes. No entanto, além de pesquisar os seus hábitos, vale a pena entender quais são os seus problemas e como sua empresa pode resolvê-los de forma hábil.

Não se esqueça de que os novos consumidores não compram por impulso, já que buscam justificativas em todas as suas aquisições. Criar essa necessidade é o segredo para alavancar as vendas e os níveis de fidelização ao longo do tempo.

Para isso, faça pesquisas de satisfação, acompanhe as redes sociais do seu público, desenvolva conteúdos interativos, peça feedbacks e use a criatividade acima de tudo.

Aprenda a ouvir a opinião dos seus clientes

O novo consumidor tem voz ativa na sociedade. Escutá-lo é a melhor maneira de entender suas necessidades e desenvolver uma comunicação amigável, na qual sua opinião tenha espaço dentro da empresa.

Como falamos, a informação se tornou uma poderosa arma de comunicação. Por isso, saber usá-la também é um diferencial competitivo, principalmente para uma central de relacionamento.

Seja nas redes sociais, no site ou no e-mail, deixe sempre um espaço aberto para receber os comentários dos clientes, mesmo que sejam negativos. Vale lembrar que essa liberdade de expressão pode otimizar a visão e aumentar a confiança que o consumidor tem em relação à sua marca.

Seja inovador no atendimento

Sua empresa oferece anúncios? Tem redes sociais? O atendimento é bom? Infelizmente ou felizmente, a maior parte dos seus concorrentes também têm essas características em comum. Dessa forma, investir em inovação é obrigatório para impressionar os novos consumidores por meio de experiências que ainda não foram vividas.

Descobrir métodos para surpreender o público não é fácil, mas vale a pena pensar “fora da caixa” e usar a criatividade como ferramenta para desenvolver produtos inovadores, provar experiências marcantes e propor benefícios que valorizem o consumidor. Tudo isso fará com que ele se sinta especial ao desfrutar de tantas ideias interessantes.

Tenha dinamismo

Os consumidores digitais são exigentes — lembre-se disso sempre! Logo, acompanhar esse ritmo é indispensável para sair na frente dos concorrentes e superar as expectativas do público.

Por essa razão, manter uma equipe dinâmica é a chave para melhorar o atendimento, acompanhar as tendências do mercado e responder às perguntas com rapidez. Além de solicitar agilidade, o novo consumidor é imediatista. Então, oferecer um atendimento rápido, resolutivo e inteligente é uma ação que ajuda a cativar a atenção dos clientes.

Preocupe-se com o tempo do cliente: não peça para o cliente preencher ou digitar inúmeras informações na entrada do atendimento e depois pedir tudo novamente quando o atendente se conecta! Faça a transferência sincronizada dos dados ou não peça as informações antecipadamente.

Mantenha sempre a calma

Além de oferecer produtos e serviços de máxima qualidade, uma empresa precisa manter o foco no atendimento humanizado, considerando também o comportamento dos seus colaboradores antes, durante e depois da venda.

No que diz respeito ao clima organizacional, não faz sentido transmitir seriedade, transparência e honestidade, se os seus colaboradores não conseguem se manter calmos durante o atendimento, não é mesmo?

Embora os novos consumidores digitais estejam mais exigentes, imediatistas e tenham mais informações sobre os seus direitos, é necessário instruir a equipe para que tenha cautela e paciência ao falar com um cliente.

Marque presença em vários canais

Antes, bastava ir até uma loja física para comprar um produto. Hoje, com poucos cliques é possível adquirir qualquer coisa por meio de um celular conectado à internet. Isso mostra que manter-se disponível em todos os canais digitais é necessário para ser encontrado de formas diferentes.

Graças ao poder da tecnologia, um consumidor pode estar online no Whatsapp, postar conteúdos no Instagram e no Facebook, visualizar um vídeo no YouTube, ler um artigo no blog, além de acessar outros canais com materiais interativos. E pode fazer tudo isso de dentro da sua loja!

Se possível, dê o passo seguinte, a omnicanalidade, ou seja, todos os canais disponíveis integrados e com acesso às mesmas informações do cliente, incluindo o histórico das comunicações realizadas. O omnichannel possibilita uma experiência muito satisfatória de atendimento.

Invista no pós-venda

Sem dúvidas, oferecer um atendimento qualificado é a peça-chave para a fidelização dos novos consumidores, mas o investimento em pós-venda é outro fator que não pode passar em branco. O cliente precisa saber que sua opinião é importante, assim como deseja revelar a experiência que teve com seu produto ou serviço. Para isso, entrar em contato é o jeito mais simples de conquistá-lo.

O mundo digital oferece várias possibilidades para iniciar essa conversa, então, analise qual canal que trará melhores resultados e prepare sua equipe para manter uma comunicação humanizada e baseada nos valores que a empresa defende.

Estar preparado para os novos consumidores digitais é o caminho para o sucesso de qualquer empresa. Os clientes são a razão de qualquer negócio, então, entender suas necessidades, superar suas expectativas e oferecer a melhor experiência de comunicação são estratégias que fazem a diferença em uma central de relacionamento.

Nossas dicas ajudaram você a encontrar maneiras de interpretar o novo público? Continue conferindo conteúdos importantes! Leia o nosso próximo post “Atendimento multicanal: como funciona e quais as vantagens” e descubra novas sugestões para lidar com os consumidores!

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