PA Digital em cobranças: como utilizá-los e quais os benefícios?

Publicado em 28/nov/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

PA digital

Já ouviu falar em PA? A sigla significa Ponto de Atendimento e é o local de trabalho para muitos colaboradores ou os conhecidos operadores que atendem clientes por telefone, e-mail, chat, mídias sociais e outros. O que é PA Digital? Pode parecer complicado, porém a PA Digital nada mais é do que o mesmo Ponto de Atendimento, porém completamente digital e automatizado.

Apesar de ser amplamente utilizada pelas centrais de atendimento omnichannel, a PA Digital ainda é uma ferramenta relativamente nova e que vem se tornando conhecida no mercado. Interessou-se pela PA Digital e quer saber como ela funciona em áreas de cobranças, por exemplo? Então continue a leitura do nosso artigo e tire suas dúvidas!

Como funciona a PA Digital?

Por tratar das interações com clientes, a PA digital é dotada de recursos de automatização e Inteligência Artificial. Isso quer dizer que o “operador de atendimento digital” entrará em contato com o cliente o conduzirá durante o processo de cobrança. Vamos a um exemplo:

  1. a empresa entra em contato com o cliente, seguindo uma régua de cobrança e realiza o processo de confirmação se aquele contato é a pessoa certa, ou seja, com quem se deseja falar;
  2. após confirmar a identidade do cliente,o atendente digital inicia o processo de cobrança informando que existem débitos com a empresa há um tempo “X”;
  3. o cliente confirma o débito e ouve que existe uma oportunidade especial, naquela ligação para quitá-lo;
  4. o cliente ouve a proposta e opta ou não pela negociação. Inclusive, pode solicitar outras negociações mais interessantes para si;
  5. após o aceite da negociação, o atendente digital pode encaminhar um SMS com um link para que o cliente informe ou confirme seu e-mail para que possa receber o boleto no valor negociado;
  6. ao informar o seu e-mail, com o atendente digital acompanhando em linha, o cliente recebe de imediato o boleto em seu e-mail para quitação do débito.

Esse tipo de atendimento, totalmente automatizado e com poucas iterações para chegar ao objetivo final, é realizado de forma autônoma por uma PA Digital bem configurada. Com a integração de canais feita apropriadamente, como citamos no exemplo que utiliza SMS, e-mail e link na Internet, a própria PA Digital consegue desempenhar funções básicas de atendimento e satisfazer por completo o consumidor.

Lembrando que o atendente digital percorrerá todo o caminho programado para ele. Ou seja, isso inclui a oferta, a negociação, a solicitação de e-mail, encaminhamento do boleto ou código de barras e a finalização da negociação Todas as interações oferecidas pela PA Digital são personalizáveis de acordo com as estratégias de negócio.

Quais os benefícios de utilizar PA Digital?

Redução de Custos

A redução de custos é o benefício que mais chama atenção nessa ferramenta. Ao utilizar a PA Digital para realizar cobranças ativas, por exemplo, os supervisores podem direcionar seus agentes humanos para atividades mais pontuais. Além disso, a sua Inteligência Artificial é sofisticada, permitindo que inicie os trabalhos assim que for instalada.

Maior produtividade

Por ser uma ferramenta que automatiza o atendimento, a PA Digital consegue atuar 24 horas. Isso mantém um canal de comunicação constantemente aberto com seus clientes. Esse recurso não somente aumenta a produtividade, mas a confiança de que os consumidores podem contar com sua empresa a qualquer hora do dia.

Atendimento nivelado

Mesmo que gostemos de repetir aquela frase “problemas ficam do lado de fora da porta”, o fato é que somos sim afetados por múltiplas questões. Com o atendimento automatizado que a PA Digital oferece, esse tipo de questão não é mais um impacto na qualidade do atendimento. Todo o serviço é prestado da mesma forma e com a mesma qualidade.

Como implementar a PA Digital?

Qualquer adoção de nova estratégia ou ferramenta deve ser bem planejada. Com a PA Digital, não é diferente. Veja alguns passos importantes para serem seguidos antes de implementar a PA Digital na sua empresa:

  • mapeie o atendimento humano. Isso quer dizer, literalmente, anotar todos os passos que são feitos para completar o atendimento de um cliente. É importante incluir todos os procedimentos realizados;
  • prepare o banco de dados com o mailing de clientes inadimplentes e as possíveis negociações
  • organize o nível de complexidade destes processos — como as integrações que fazem com outros programas, fraseologias típicas, envolvimento com outras áreas da empresa, etc;
  • avalie se os sistemas utilizados nesses procedimentos podem ser integrados.

Com essas etapas realizadas, você terá em mãos as informações necessárias para pensar na PA Digital ideal para a sua central de atendimento.

A PA Digital pode ser implementada da maneira como achar mais conveniente. Se deseja um atendimento 24 horas, no qual o atendimento automatizado funcionará em horários específicos, complementando o atendimento humano, a PA Digital pode fazer isso.

Ou, então, quer implementar a cobrança ativa automatizada, utilizando equipe humana somente para o atendimento receptivo? A PA Digital também pode se encaixar nesse modelo.

Se sua ideia é automatizar todo o processo de cobrança da sua empresa, utilizando telefone e site para receber demandas dos clientes, a PA Digital está mais do que pronta para isso também.

Outro ponto importante é contar com especialistas para desenvolver o melhor planejamento de atendimento para sua empresa. As prestadoras de serviços inteligentes, como a PA Digital, conseguem identificar processos que podem ser diminuídos ou eliminados com a automatização. A entrega de um bom resultado é certa.

Quer implementar a PA Digital na sua empresa e aumentar a produtividade enquanto reduz os custos operacionais? Então entre em contato com a VoxAge agora mesmo!

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