Quais as vantagens do Chatbot para Whatsapp? Entenda

Publicado em 15/jul/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

chatbot para whatsapp

 

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial possibilita que os atendentes virtuais sejam capazes de reconhecer qualquer problema e, principalmente, encontrar soluções. Se você já precisou entrar em contato com alguma empresa, é bem provável que tenha conversado ao menos uma vez com um chatbot de atendimento.

Mas o que pode ser novidade é: os robôs de atendimento estão presentes até mesmo no WhatsApp. Isso não acontece à toa, uma vez que o aplicativo de Mark Zuckerberg já superou a incrível marca de 1,5 bilhão de usuários.

Por isso, as empresas devem utilizá-lo como canal de comunicação para proporcionar a melhor experiência a seus clientes. Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre o tema, elaboramos um conteúdo sobre as vantagens do chatbot para WhatsApp. Ficou curioso? Então, continue acompanhando!

O que é um chatbot para atendimento?

O termo chatbot é a junção de duas palavras: conversa e robô (chat e robot). A ferramenta se caracteriza como um software capaz de realizar ações e diálogos com pessoas reais por meio de chats, e-mails e outros canais de comunicação.

Mas, ao contrário do que você possa pensar, o chatbot não é uma invenção recente. Os primeiros robôs de atendimento foram criados no início da computação, entre as décadas de 50 e 60.

No entanto, à medida que a tecnologia evoluiu, os atendentes virtuais se tornaram mais úteis e acessíveis. Dessa forma, é possível utilizar o chatbot para interagir de forma natural e personalizada para uma gama maior de pessoas.

O atendimento não é sua única função, pois os chatbots também podem realizar diversas ações, como agendamentos, ligações, etc. O tipo e a complexidade da resposta variam de acordo com o nível do software.

Dependendo do nível de inteligência artificial, o chatbot pode ser capaz de interagir de forma inusitada e até mesmo bem-humorada. Além disso, os atendentes virtuais são úteis para os mais variados canais de comunicação.

Por isso, com a disponibilização da API do WhatsApp, é possível elaborar um chatbot compatível com o aplicativo. Assim, garante-se um atendimento ágil e personalizado do software para um dos principais canais de comunicação no Brasil.

Quais são as vantagens do chatbot para WhatsApp?

De acordo com a Opinion Box, 70% dos consumidores preferem entrar em contato com as empresas por meio do WhatsApp ou Facebook Messenger. Portanto, uma estratégia de atendimento para esses canais de comunicação é imprescindível.

O chatbot para WhatsApp funciona de forma totalmente automática, eliminando por completo a tão temida fila de espera no atendimento. Vale lembrar que esse é um dos principais motivos das reclamações dos consumidores no atendimento, ao passo que o software garante uma interação rápida e alinhada às expectativas de seus clientes.

Os chatbots são soluções de atendimento que garantem uma série de vantagens para o negócio. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da solução de chatbot é a redução dos custos de atendimento. Afinal, imagine quanto custa atender a centenas de clientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana (até mesmo nos feriados).

Ou seja, uma área de atendimento de qualidade certamente não custará barato para a empresa. Isso sem contar com a estrutura, os treinamentos para cada atendente e o responsável por gerenciar o funcionamento. O atendente virtual garante uma grande redução nos custos de atendimento, que alcança até mais de 40% em relação ao atendimento humano.

Escalabilidade

O chatbot para WhatsApp é um software totalmente automático, que garante um atendimento de qualidade todos os dias da semana e em qualquer horário. Além disso, os atendentes virtuais eliminam a fila de espera, pois interagem com diversos clientes simultaneamente.

Dessa maneira, além de atender a grandes quantidades de pessoas ao mesmo tempo, é possível diminuir o tráfego do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Isso porque o chatbot pode solucionar os problemas dos clientes antes de encaminhá-los a um atendente humano.

Personalização

Assim como os meios de comunicação mudaram muito com a chegada da tecnologia, o comportamento e o nível de exigência dos consumidores também se transformaram.

Com isso, os clientes têm buscado por experiências totalmente personalizadas de acordo com seus perfis e, muitas vezes, querem se sentir exclusivos. O chatbot é uma ótima alternativa para isso, pois utiliza as informações e o histórico da persona para atendê-la da melhor forma.

Otimização de processos

A automação de processos de um chatbot é uma das formas mais rápidas de otimizar o atendimento das empresas. O atendente virtual padroniza todo o processo de acordo com sua programação. Além disso, contribui diretamente para a diminuição de erros e falhas humanas, otimizando todas as etapas do atendimento de venda e pós-venda da companhia.

Como utilizar o chatbot?

Ao implementar uma solução de chatbot para WhatsApp, o ideal é já ter um catálogo de produtos e serviços. Em seguida, é importante definir as áreas de atuação do atendente virtual (vendas, recolher informações, solucionar dúvidas, realizar agendamentos, etc).

Após isso, é preciso escolher em quais canais de comunicação seu chatbot estará presente. Lembre-se de utilizar as informações da sua persona nesse momento, afinal o atendente virtual deve estar onde os clientes querem, com o objetivo de otimizar a operação.

Por último, mas não menos importante, é preciso montar uma base de informações para auxiliar no atendimento do chatbot. Não se esqueça de incluir:

  • as dúvidas mais comuns de seus clientes;
  • as ações que o atendente virtual deve realizar no atendimento;
  • a linguagem mais apropriada para o seu público-alvo.

O chatbot para WhatsApp é uma alternativa a ser adotada no crescimento exponencial de sua empresa. No entanto, o sucesso da solução depende de um planejamento adequado e uma implementação realmente eficiente. É válido ressaltar que as necessidades de seus consumidores devem ser levadas em conta durante todas as etapas de elaboração e programação do seu atendente virtual.

Agora que você já sabe o que é um chatbot para WhatsApp e quais são suas principais vantagens, não deixe de conferir nosso post sobre como configurar o atendente virtual nas redes sociais.

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