Réguas de cobrança: veja 3 estratégias para usar

Publicado em 23/ago/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

réguas de cobrança

 

Fazer a gestão da inadimplência e manter o bom relacionamento com os clientes ainda é um grande desafio para as empresas. Em especial, para aquelas que ainda não implementaram ferramentas que são indispensáveis neste processo, como as réguas de cobrança.

Segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian, 40,3% da população está inadimplente no país, alcançando cerca de 63 milhões de pessoas adultas. Para as empresas, os números são preocupantes. Por isso, pensar em estratégias para reduzir a falta de pagamento dos clientes se tornou uma questão de sobrevivência.

A inadimplência também é um problema para sua empresa? Neste post, vamos falar de uma ferramenta que pode ajudar: as réguas de cobrança. Continue a leitura e descubra os benefícios de aplicar esse método na sua gestão financeira!

O que são as réguas de cobrança?

Quando realizadas de maneira inadequada, as cobranças podem comprometer a rentabilidade de uma empresa, em vez de ativar a recuperação de débitos. Para reverter essa situação, muitas empresas contam com a ajuda de ferramentas específicas que reduzem a inadimplência por meio de processos assertivos. A régua de cobrança é uma delas.

Responsável por estabelecer quando e como ocorrerá a cobrança ao cliente, a régua é um processo que deve ser instalado em todas as etapas da gestão financeira. Garante, assim, a redução da inadimplência e impede que a ausência de pagamentos comprometa os resultados.

No entanto, essa ferramenta não serve apenas para reduzir o número de inadimplentes. Manter o bom relacionamento com os clientes é outra finalidade que podemos destacar. Sabemos o quanto é desafiante conquistar novos consumidores. Por isso, desenvolver estratégias para mantê-los é primordial e influencia diretamente o faturamento da empresa.

Claro que ter uma comunicação com o cliente de forma clara e objetiva, além de definir como será realizado cada processo são questões que também interferem no desenvolvimento da régua. Consequentemente, atuam na recuperação de débitos com eficiência.

Quais abordagens e estratégias podem ser utilizadas?

No geral, as réguas existem para informar a ação mais adequada ao realizar a cobrança, de acordo com o relacionamento que a empresa tem com o cliente. Assim, identificam o formato de contato mais pertinente naquele momento em que o cliente se encontra em relação à inadimplência.

Por esse motivo, como existem diferentes meios de comunicação, é interessante utilizar abordagens variadas para contatar os clientes inadimplentes. A seguir, conheça algumas delas.

1. Cobrança por telefone

O telefone é um dos canais de cobrança mais utilizados, embora ofereça alguns custos para a empresa. Então, avaliar o ticket médio é o primeiro passo antes de iniciar as ligações.

Contudo, é interessante entrar em contato via telefone para reforçar as ações automatizadas, aumentando as chances de recuperação de débitos. Vale lembrar, ainda, que esse tipo de contato deve ser realizado, principalmente, para clientes com dívidas altas ou que estão devendo há muitos meses.

Nessa etapa, contar com o auxílio de uma URA Ativa e discadores automáticos são boas estratégias para aumentar a produtividade da equipe.

2. Cobrança por e-mail

Além de simples e rápido, o e-mail é um canal que pode trazer vários benefícios, quando bem utilizado nas réguas de cobranças. A melhor forma de implementá-lo na comunicação com o cliente é enviar mensagens automáticas. Assim, poderão ser disparadas em determinado período, como cinco dias antes do vencimento, no dia do vencimento e/ou após.

Esses pequenos lembretes são úteis para evitar atrasos de clientes que simplesmente se esquecem do pagamento. Por isso, enviar conteúdos completos com o link do boleto atualizado ou opções de parcelamento também são estratégias que não podem faltar nos seus e-mails de cobrança.

3. Cobrança por SMS

A maioria dos seus clientes têm um celular, não é mesmo? Por ser uma forma massiva de se comunicar, o envio de mensagens pode ser utilizado como reforço dos demais canais.

Para isso, são necessárias mensagens curtas e diretas para que possam ser lidas rapidamente, evitando qualquer constrangimento ao cliente. Automatizar, também, o envio de mensagens e sempre redirecionar o cliente para o e-mail são táticas valiosas!

Quais soluções a VoxAge pode oferecer para suas estratégias?

Antes de apresentar as soluções, você precisa saber que a VoxAge é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções automatizadas para melhorar o seu relacionamento com os clientes. Para isso, identifica qual a tecnologia mais apropriada para reduzir custos, fidelizar consumidores e melhorar sua experiência.

Veja algumas soluções que essa empresa pode oferecer quando o assunto são as réguas de cobrança.

SMS Center

Para quem escolher o envio de SMS, essa solução é a mais indicada, levando em consideração sua capacidade e grande volume de mensagens, além de permitir a integração via HTTPS ou webservice com produtos de gestão, como ERP e o CRM.

O custo-benefício é outra grande vantagem, já que esse serviço está conectado com todas as operadoras do Brasil, facilitando assim a comunicação.

VOS Center

Sendo uma solução completa omnichannel, esse serviço oferece atendimento por meio de e-mail, chat, WhatsApp e telefone, todos integrados. Ele oferece ao gestor uma visão completa de todos os processos de comunicação, melhorando o monitoramento e o acompanhamento dos resultados.

Por sua vez, a grande vantagem dessa plataforma é conseguir utilizar diferentes abordagens para localizar a maior parte dos clientes da sua base de inadimplentes, o conhecido “contato com a pessoa certa” e, de forma automática, validá-lo e já conectá-lo ao operador humano para continuidade das tratativas.

PA Digital Multicanal

Por meio da PA Digital Multicanal, ou agente digital, sua empresa pode entrar em contato com o cliente por telefone e, simultaneamente, enviar um e-mail e/ou uma proposta de negociação via SMS, sem que precise de ação humana para isso. Complementando, ainda disponibiliza, integrada aos canais de comunicação, portais de negociação e bots na web, no WhatsApp e até mesmo no app. Além de reduzir gastos, esse serviço aumenta a produtividade, reduz o tempo de atendimento, melhora a satisfação do cliente, entre outros benefícios.

Como empresário, você sabe que a maior parte dos clientes não querem interagir com as empresas, principalmente aqueles que estão devendo. No entanto, buscar métodos para melhorar o relacionamento e recuperar os débitos com eficiência é um desafio que pode ser executado com as réguas de cobrança, sendo necessário desenvolver a melhor estratégia.

Sua empresa está pronta para implementar essa ferramenta na sua gestão de cobrança? Esperamos que sim e, por isso, convidamos você a entrar em contato conosco e conhecer com mais detalhes nossas soluções!

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