Saiba como elaborar um PDI e utilizá-lo para incentivar sua equipe

Publicado em 28/jan/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Saber como elaborar um PDI é essencial para que a sua empresa aumente o engajamento dos funcionários e impulsione a produtividade em geral. Afinal, em um mercado tão nivelado como o atual, a motivação de sua equipe de trabalho pode ser o principal diferencial da sua marca.

O PDI é a sigla para Plano de Desenvolvimento Individual, uma estratégia que consiste em analisar os colaboradores e adotar um planejamento de crescimento profissional. Entre outras coisas, é importante para a retenção de talentos e para a melhoria da qualidade do serviço.

Para que você extraia as vantagens dessa estratégia, neste artigo, mostraremos como elaborar um PDI e a melhor forma de utilizá-lo para incentivar a sua equipe. Acompanhe a leitura!

Como elaborar um PDI?

Para elaborar corretamente um plano de desenvolvimento é necessário considerar alguns aspectos. Confira, abaixo, 4 passos importantes para a construção de um PDI.

1. Definir os objetivos do PDI

A primeira ação nessa estratégia é definir quais os objetivos da sua implementação. Para isso, é necessário avaliar questões como posição atual do colaborador e até onde ele pode chegar no seu desenvolvimento.

Entre os objetivos, podem estar:

  • uma promoção direta;
  • início de um novo projeto;
  • aprimoramento de habilidades.

O importante é que as metas estejam bem definidas, garantindo a eficácia do plano e tornando os diagnósticos e orientações mais claros sobre o andamento do processo.

2. Avalie os pontos fortes e fracos

Um bom PDI considera as habilidades dos colaboradores para construir um plano de ação. Porém, é preciso avaliar também o cenário coletivo, não somente as questões individuais.

Aqui, é necessário um estudo de projeção, analisando o que o funcionário pode alcançar com as habilidades atuais e o que aconteceria caso ele fosse submetido a um programa de aperfeiçoamento. Com isso, você identifica corretamente os pontos fracos e fortes de cada colaborador.

Com o mapeamento, a construção do plano fica mais coerente e dentro da realidade dos profissionais, considerando suas qualificações que estão adequadas e  os pontos que demandam maior cuidado para cada colaborador.

3. Dê um feedback aos colaboradores

Antes da etapa final, é importante apresentar aos colaboradores os dados obtidos até o momento. Todos devem ter consciência dos resultados das avaliações de desempenho e os pontos fracos e fortes apontados pelo mapeamento.

O feedback direto é a melhor maneira de se fazer isso — se possível, com uma conversa individual. Isso permite que cada profissional entenda a situação e comece a construir ideias para alcançar os objetivos.

4. Aplique o plano de ação

Por fim, é o momento de colocar o plano em ação. Aqui, você deve apresentar as estratégias que serão essenciais para que todos consigam completar suas jornadas até os objetivos principais.

Os gestores, juntos ao RH ou de especialistas contratados, serão fundamentais nesse momento, pois são os mais indicados para acompanhar o crescimento dos colaboradores e orientá-los seguindo o plano de carreira individual e coletivo.

Como utilizar o PDI para motivar os funcionários?

O PDI é uma estratégia de engajamento de funcionários. O intuito é fazer com que os colaboradores se sintam reconhecidos e prestigiados pela empresa. Saiba como utilizá-lo para esse propósito!

Valorização

Um dos argumentos principais para a implementação do PDI é a valorização do profissional. Ao adotá-la, a empresa demonstra para o funcionário que reconhece a sua importância e entende que seus talentos podem ser ainda mais aproveitados.

Crescimento profissional

Outro ponto forte é o crescimento profissional dentro da empresa. Hoje, muitos trabalhadores mudam de empresa pela falta de possibilidade de crescimento. O PDI é uma estratégia que oferece essa oportunidade de maneira justa e coerente, tornando o cenário real para todos.

Além dos passos essenciais de como elaborar um PDI, é importante que você saiba criar um clima organizacional favorável dentro da sua empresa. Ainda que a valorização do colaborador seja latente na estratégia, a construção de um ambiente saudável é fundamental. Então, analise as dicas apresentadas e inicie agora mesmo o seu Plano de Desenvolvimento Individual.

Continue se aprofundando no assunto e saiba como elaborar um plano de carreira eficiente para a sua equipe.

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário