Saiba como entender as necessidades de atendimento do consumidor 4.0

Publicado em 10/ago/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

consumidor 4.0

Com a alta competitividade no mercado e o maior acesso à tecnologia, o consumidor passou a ter um novo perfil: mais veloz, empoderado, conectado, exigente e moderno. O consumidor 4.0 procura mais do que uma sinergia com a marca; ele busca um relacionamento mais humano, rápido e com um atendimento mais personalizado.

O cliente tem o poder de engrandecer ou arruinar uma marca em poucos cliques, seja defendendo com unhas e dentes suas marcas preferidas ou criticando produtos e serviços que não atendem às suas expectativas. Pelo fato de estar cada vez mais esperto e atento a opinião de outros consumidores, todo cuidado é pouco na hora de atendê-lo. Afinal, a recomendação de clientes satisfeitos pode ter mais credibilidade que a própria publicidade das empresas, conforme artigo publicado no Portal Digaí.

Assim, para atender a demanda e inovar de forma estratégica, preparamos algumas dicas de como otimizar o atendimento ao consumidor 4.0. Vamos lá?

Entenda como aprimorar o atendimento ao consumidor 4.0 na sua empresa

Compreender a melhor maneira de se comunicar e quais canais utilizar é um grande passo para conseguir aprimorar o atendimento. Veja como se tornar relevante e ser notado pelos seus clientes:

1. Organize uma comunicação omnichannel

O consumidor 4.0 é omnichannel, ou seja, ele pode utilizar diferentes canais e ter o mesmo objetivo em cada um deles. Por exemplo: se o cliente precisa de um calçado, não importa se ele o procura em uma loja física ou virtual, pois sua meta é uma só (no caso, encontrar o produto que mais se adeque às suas expectativas). Cabe a empresa aliar praticidade e agilidade nas duas formas de atendimento, e assim, oferecer a melhor experiência omnichannel.

Portanto, esteja presente! Utilize redes sociais, chatbots e até mesmo o WhatsApp. O consumidor quer a comodidade de encontrar seus serviços/produtos de maneira facilitada, portanto, entenda quais canais são utilizados por ele e invista!

2. Utilize uma comunicação sem enrolações

Se tem uma coisa que o novo consumidor não suporta é enrolação. Ele precisa ganhar tempo, afinal, ele é veloz. Dessa forma, adotar uma comunicação prática pode fazer com que ele veja na sua marca mais clareza e transparência, desenvolvendo uma maior simpatia pelo que você está oferecendo.

3. Integre canais online e offline

O consumidor 4.0 precisa que você esteja presente em diferentes canais, porém, é importante integrá-los para evitar problemas de gestão e facilitar a compilação de dados para futuros insights e tomadas de decisão.

A tecnologia faz parte do dia a dia desses consumidores e, consequentemente, é de extrema importância compreender isso e traçar estratégias que entreguem uma boa experiência, contribuindo para a fidelização à marca.

4. Esteja atento ao que dizem sobre a sua marca

Estar presente nas redes sociais é muito importante. O consumidor 4.0 é imediatista, e precisa ser impactado com postagens frequentes e diferentes conteúdos. Entretanto, é importante prestar atenção sobre o que falam a respeito da sua marca e até mesmo se há interação nos posts feitos, pois as pessoas que comentaram ou compartilharam suas dúvidas esperam uma resposta.

A demora pode ser algo intolerável e, caso aconteça, suas críticas podem trazer impactos negativos até mesmo em outros consumidores. Portanto, esteja atento!

O consumidor 4.0 demanda atenção e precisa ter suas necessidades compreendidas e atendidas. Afinal, a grande concorrência no mercado permite que ele tenha um grande poder de escolha. Nossa dica de ouro é entender o perfil do seu melhor cliente e criar um planejamento de atendimento que seja adequado e moderno.

Quer saber mais? Então expanda seus conhecimentos e leia este post sobre tecnologia e relações humanas para o atendimento!

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