Saiba como usar o autoatendimento para reduzir custos na empresa

Publicado em 17/dez/2018 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

Sistemas de autoatendimento já fazem parte do dia a dia de várias pessoas, seja por meio de caixas eletrônicos, aplicativos para smartphones ou seleção de opções a partir de um menu de atendimento telefônico automático.

Essa ferramenta é extremamente útil para desafogar canais de SAC e auxiliar na resolução de muitos atendimentos, resolvendo os problemas dos clientes de forma imediata e descomplicada. Dessa forma, além da agilidade, a empresa ainda diminui consideravelmente seus custos relacionados ao atendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post completo que preparamos para você saber como usar o autoatendimento para reduzir custos na sua empresa!

Quais os principais benefícios do autoatendimento?

A lista de benefícios oferecidos por essa solução é extensa, mas para te ajudar a entender um pouco melhor reunimos algumas das principais vantagens:

Atendimento 24 horas

Com o autoatendimento disponível em seus canais, é possível auxiliar seus clientes sem necessariamente dispor de um atendente para trocar mensagens com eles. O melhor é que esse atendimento funciona 24 horas e em todos os dias da semana.

É uma forma de interação que acompanha a rotina corrida dos consumidores. Com isso, o índice de conversão de seu site aumentará. Afinal, o cliente contará com atendimento mesmo em horários mais improváveis.

Aumenta a produtividade da equipe

Muitas vezes os clientes entram em contato para esclarecer dúvidas simples e repetidas, ocupando o tempo que um atendente poderia usar para resolver outros casos mais complexos.

Ao adotar ferramentas de autoatendimento, esses casos mais simples passam a ser resolvidos de forma automática, permitindo que a equipe foque suas energias em casos de maior importância.

Redução no volume de e-mails e ligações feitas à empresa

O autoatendimento serve como uma espécie de “filtro” que vai avaliar cada caso e ver a real necessidade em ser passado para um atendente, sendo que na maioria dos casos o atendimento automático será capaz de sanar as dúvidas mais simples.

Com isso, o volume de e-mails e ligações que exijam um atendimento humano será reduzido de forma considerável, possibilitando maior atenção aos casos mais específicos.

De que forma ela ajuda a reduzir custos na empresa?

Como parte dos consumidores não precisa falar com a equipe de atendimento, com o tempo, a área de atendimento passa a depender de menos pessoas, podendo, assim, reduzir os gastos com operadores.

Claro que a ferramenta não dispensa totalmente o atendimento humano, mas diminui bastante. Isso possibilita a reduçãode gastos com contratações, podendo remanejar os colaboradores para outras áreas que apresentem maior importância para a empresa.

Além disso, com menos colaboradores contratados, os investimentos em infraestrutura, equipamentos, prédios comerciais, despesas trabalhistas, etc também diminuem.

Diante do cenário competitivo em que vivemos, é crucial poder contar com as vantagens oferecidas pela tecnologia. Os consumidores exigem um atendimento rápido e de qualidade, já que não têm tempo para perder com assuntos simples. Por isso, o autoatendimento se faz indispensável nos dias atuais.

Agora que você já sabe tudo sobre o autoatendimento e seus principais benefícios, fique sempre por dentro das novidades curtindo nossa página no Facebook!

transformação digital
PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center


Deixe seu comentário