10 Dicas sobre a satisfação do cliente

Publicado em 05/set/2016 por Administrador - Sem Comentários

 satisfação do cliente Para ativar o suporte para leitor de tela, pressione atalho Ctrl+Alt+Z. Para saber mais sobre atalhos de teclado, pressione atalho Ctrl+barra.

 

Lizandra Castellari Pinto, Analista de Negócios da VoxAge

 

O que dizer sobre a satisfação do cliente?

Tanto a qualidade do atendimento como o serviço prestado são essenciais para alcançar a satisfação do cliente. Hoje as empresas devem se preocupar em conhecer o seu cliente, tomar medidas para entender as expectativas com relação aos seus serviços e se ele está satisfeito, ou até mesmo, se teve as expectativas superadas. Abaixo destacamos algumas dicas para chegar a esse objetivo.

1. Entender o que o seu cliente deseja

Ter o conhecimento sobre a necessidade do seu cliente é muito importante, pois permite saber como vender o seu produto e serviço. E no futuro, saber como medir, propor melhorias e como tomar possíveis decisões.


2. Como saber o que seu cliente necessita?

Utilizar ferramentas como pesquisas de opinião, análises de chamadas atendidas, solicitações frequentes e tabulação das principais reclamações, são de grande importância para se chegar a um entendimento a respeito das necessidades do cliente. Além do que o seu cliente necessita, mostrar que a empresa se importa e que quer trazer melhorias é de grande importância.


3. Saber ouvir o seu cliente

Saber ouvir o seu cliente nada mais é do que ter foco e atenção no momento em que interage com ele. Não agir por impulso, realizar interrupções durante a interação com o seu cliente, ou mesmo, dar respostas precipitadas.

Pare, ouça e reflita antes de qualquer ação. Entenda e se preocupe com aquilo que o seu cliente está a dizer. Refaça scripts, proponha mudanças de processos que possam atravancar o atendimento eficiente ao seu cliente. Para o cliente nada mais importa do que a sua atenção e assistência no momento em que está expressando a sua opinião sobre aquilo que precisa. Para você, fica a lição de tentar propor melhorias para atendê-lo cada vez melhor.


4. Importância do bom relacionamento

O bom relacionamento entre a empresa e o cliente é uma máxima, que virou até clichê. Contudo, ainda é pouco praticado pelo mercado. Foca-se em tudo: captação de clientes, cross-selling, up-selling; e o bom relacionamento segue deixado de lado.

Manter o cliente na base é muito mais barato do que capturar novos e já que o custo é menor, é interessante conhecer as estratégias e canais disponíveis para manter esse relacionamento. Há diferentes tipos de canais de atendimento, como: telefone, e-mails, chat, URA, FAQ Inteligente, aplicativos mobile, entre outras ferramentas da tecnologia.

Não importa o assunto pelo qual o cliente procura a sua empresa, quer seja para comprar, reclamar ou tirar dúvidas, a grande sacada é resolver o que o cliente precisa e atentar-se ao canal em que ele solicitou contato, para adequar sua linguagem e forma de atendimento.

Manter o bom relacionamento faz com que o cliente mantenha a confiança em seus serviços e produtos. Além de limar o interesse em pesquisar outros concorrentes.

 

5. Capacitação dos colaboradores (Atendimento)

Para que um atendimento seja realizado de forma eficiente e assertiva, a empresa deve levar em consideração a constante capacitação dos seus colaboradores.

Os treinamentos ou reforços devem se concentrar nas maiores deficiências da operação, ou seja, entender quais assuntos estão em desalinho e gerando ruídos para que o cliente obtenha as respostas que precisa e no tempo em que precisa.

Algumas ferramentas podem ser úteis nesse processo: a gravação de chamadas e tela permite compreender se o operador está com dificuldades em encontrar as respostas para passar ao cliente, se o script não está condizente com o atendimento, se o atendente entendeu a necessidade do cliente; a pesquisa de satisfação é outro importante indicador que podem apontar deficiência de conhecimento e/ou comportamento por parte do operador. Essas informações podem ser importantes no momento de definir quais assuntos precisam ser reforçados na capacitação.

 

6.Integração entre os canais de atendimento (Omni Channel)

O Omni Channel é um novo conceito utilizado pelo mercado que define a presença do consumidor em diversos canais, que podem ser online ou off-line. Um exemplo, um consumidor poder fazer pesquisas de preços de tênis em sites de compra, mas querer comparar o mesmo tênis em lojas físicas. Isso quer dizer que, o consumidor não se limita mais aos meios para fazer suas compras, ele transita por diversos canais. A mesma coisa, vale para os canais de atendimento e quem entender este comportamento primeiro, sairá na frente.

O consumidor não se limita mais ao meio online ou off-line de forma segmentada.

Por exemplo: O consumidor pode iniciar o seu atendimento a partir do chat, porém ele não se faz entender, então ele pode finalizar o atendimento nesse canal e continuar com a sua solicitação por uma chamada de VOZ. Ainda estando em atendimento por voz, pode receber um código de boleto para pagamento pelo SMS ou pelo aplicativo.

Isso contribui bastante para a satisfação do seu cliente, tendo em vista a praticidade das demandas no atendimento e a não limitação dos canais para atendê-lo de forma satisfatória.
7. Velocidade de resposta

Além da qualidade do serviço adquirido, o cliente preza pelo bom atendimento. Em casos de dúvidas, solicitações, reclamações ou um problema, a expectativa do mesmo é que tenha uma resposta o mais rápido possível.

Mesmo que não haja uma resposta correta naquele momento, o cliente espera que você esteja tratando a solicitação dele. Então é sempre aconselhável informar uma posição, de tempos em tempos, daquilo que o cliente solicitou para a empresa.
8.Oferecer alternativas de solução

Quando é realizada alguma solicitação ou reclamação de algo pelo cliente, é esperado não só uma, mas algumas alternativas a serem apresentadas e aplicadas.

É essencial esse tipo de previsão e procedimento para que o cliente sinta que estará seguro com o seu negócio quando ocorrer algo de anormal. Ou até com solicitações simples.

 

9. Feedback ao seu cliente

Falamos há pouco sobre o omni channel e da necessidade das empresas se adaptarem a esta tendência. Independentemente do canal de comunicação em que o consumidor fez contato, é preciso sempre compartilhar as informações sobre o andamento de suas requisições. Deixar o cliente sem saber o status de sua solicitação ou ansioso para receber uma resposta, pode fazer com que esse cliente gere rechamadas e uma demanda de trabalho desnecessária.

Estruture processos, organize a sua operação por meio de ferramentas e conduza o seu atendimento a tirar nota 10 perante o seu cliente.

 

10.Valorizar o seu cliente

Valorizar o seu cliente é uma forma muito importante de obter destaque para sua empresa em um mercado tão competitivo. Com o uso da tecnologia, entender o seu cliente ficou ainda mais possível e fácil de se fazer. Tudo vem de um processo bem estruturado de sua operação de atendimento com o uso das ferramentas corretas para entender o seu cliente. Esses meios permitem à empresa entender melhor o seu cliente, quais são as suas necessidades, as dificuldades e produzir melhorias para oferecer um atendimento cada vez mais satisfatório.

Prestar um atendimento satisfatório, ouvir sempre o que seu cliente tem a falar sobre seus produtos, saber recepcionar bem as dicas e recomendações para sua empresa, identificar quais os problemas existem, entre outros fatores, contam muito para que seu cliente se sinta importante, útil para as inovações e sabendo que melhorias estão sendo pensadas para aquilo que ele mesmo está comprando ou adquirindo.

Faça seu download gratuitamente: 5 dicas para selecionar uma solução de atendimento ao cliente.

 

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário