Uma solução de atendimento multicanal rentável pode fazer a diferença nos resultados de negócio

Publicado em 14/out/2014 por Administrador - Sem Comentários

 

Autor: Rita Karoline Urbino dos Anjos, Analista de Testes

Atualmente as empresas que possuem um canal de atendimento ao cliente estão enfrentando um grande desafio para melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação de seus clientes.

Esse desafio não envolve apenas a tecnologia disponibilizada no atendimento, vai muito além, é preciso conhecer perfil e o comportamento dos seus clientes.

Uma URA mal estruturada ou um FAQ com respostas mal elaboradas podem gerar muitas ligações para a central de atendimento, utilizando o tempo dos atendentes e causando a  insatisfação do seu cliente pela péssima experiência que obteve ao entrar em contato com a empresa.

Esse tipo de situação pode gerar um grande custo para a empresa, pois precisará manter mais operadores para atender o grande volume de ligações e por outro lado, perder clientes devido à baixa qualidade do atendimento prestado.

Para implementar uma solução de atendimento multicanal que seja rentável é muito importante analisar o perfil e comportamento de seus clientes e utilizar a tecnologia para agilizar e proporcionar um bom atendimento.

Imagine uma solução de atendimento multicanal onde se pode otimizar o tempo e a qualidade de atendimento aos seus clientes, diminuindo o tempo de espera na fila e oferecendo atendimento em horários alternativos por meio de canais automatizados, proporcionando uma maior eficiência e satisfazendo o cliente.

Com uma plataforma multicanal bem estruturada é possível diminuir os gastos da sua empresa, disponibilizando alguns serviços de atendimentos automatizados na URA, implementando o chat automatizado ou, mesmo um FAQ inteligente em seu web site, retendo grande parte da demanda de atendimento sem passar pelo atendimento humano. Outra grande vantagem da plataforma multicanal é a otimização da utilização dos colaboradores que trabalham com o atendimento humano, visto que um mesmo operador pode realizar o atendimento via telefone, chat ou e-mail,

Com uma plataforma integrada, o acesso as informações dos atendimentos realizados fica mais fácil, como por exemplo através de um número de protocolo ou cadastro através do CPF. Desta forma, o processo de atendimento torna-se ágil, pois já traz todo o histórico, o que facilita na hora de buscar uma solução eficaz para o cliente.

Por meio de relatórios podemos medir a satisfação dos clientes analisando os resultados de buscas realizadas no atendimento automatizado, gravações de diálogos e pesquisas de satisfação do atendimento. A análise de resultados é muito importante dentro do processo de melhoria contínua dos serviços de atendimento, pois nesse processo é possível ajustar e implementar novos serviços que irão manter a qualidade no atendimento.

Como acompanhar se estamos realizando atendimentos com qualidade e atingindo os objetivos?

Os relatórios permitem validar se existe a quantidade de atendimentos esperados para determinado período e se a qualidade do atendimento está satisfatória. Estes  levantamentos permitem que se façam possíveis melhorias e o que estiver sendo elogiado seja mantido.

A tela de atendimento multicanal é única e ajustável de acordo com a necessidade do cliente.

Para obter uma solução de atendimento multicanal rentável é preciso inserir o cliente no processo de automatização dos serviços, garantindo que as informações sejam de valor para o cliente e o mesmo consiga alcançar o resultado para sua solicitação, sendo por mecanismos automatizados ou pelo atendimento humano. É a multicanalidade presente no dia-a-dia da operação e na vida do cliente, que se traduzirão em rentabilidade para as empresas.

 

PA digital multicanal
case de atendimento ao cliente
dicas para cobrança
autoatendimento
dimensionamento call center

Confira os artigos relacionados


Deixe seu comentário