Veja como definir metas de atendimento em sua empresa

Publicado em 25/jan/2019 por Christiane Braz Heigasi Scabbia - Sem Comentários

atendimento diferenciado e personalizadoEntender como definir metas é essencial para toda empresa que deseja oferecer um atendimento diferenciado e personalizado. Afinal, hoje, uma interação acima da média é um fator-chave para muitos clientes.

Estabelecer os objetivos é interessante, pois aponta o melhor caminho para que os resultados coletivos e individuais sejam alcançados. Todavia, caso não seja feita de maneira correta, a estratégia pode ocasionar efeito contrário nos colaboradores, como desânimo e pouco engajamento.

Para ajudar nessa empreitada, apresentaremos neste artigo as melhores dicas de como definir metas para o setor de atendimento da sua empresa. Acompanhe!

Estabeleça prioridades

Ao estabelecer metas, você aponta quais são os objetivos da empresa para o setor de atendimento. Esse trabalho é imperativo, mas é preciso entender e reconhecer a impossibilidade de realizar todas as tarefas de uma vez.

Ou seja, não adianta passar a mensagem de que todas as metas têm a mesma importância imediata,isso só fará com que os colaboradores busquem todos os objetivos com pouco ou nenhum foco.

A melhor maneira de evitar essa situação é apresentando as prioridades de cada etapa, as práticas que merecem uma atenção maior por parte de todos. Isso não significa que os outros pontos devem ser deixados de lado, mas sim trabalhados de maneira paralela.

Trabalhe com metas alcançáveis

“Quanto mais difícil a meta, mais empenhado o funcionário estará”. Esse tipo de conceito, além de ultrapassado, é completamente equivocado. Não existe motivação em perseguir o inalcançável.

Por isso, em um planejamento de definição de metas, é essencial que o gestor trabalhe dentro da realidade do negócio. Para não errar no processo, realize uma análise interna e de mercado. Assim, você saberá qual a real situação da empresa perante a concorrência e quais objetivos são plausíveis dentro de um curto, médio e longo prazo.

Aplique o método SMART

A palavra SMART pode ser traduzida como “inteligente”. No mundo dos negócios, a sigla é um conceito que ajuda na definição de metas reais para uma empresa ou um profissional. Confira o que significa cada letra:

  • Specific (específicas): objetivos claros e diretos, sem ideias vagas;
  • Measure (mensuráveis): o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Então, é importante definir metas que possam ser mensuradas;
  • Achievable (alcançáveis): como mencionado anteriormente, não adianta estabelecer metas fora da sua realidade;
  • Relevant (relevantes): as metas precisam realmente causar um impacto positivo para o negócio, fazendo o esforço de todos valer a pena.
  • Time-based (temporais): definir prazos é vital, pois não se corre o risco de tornar as metas obsoletas.

Elabore um plano de ação

Um plano de ação descreve as estratégias que serão desenvolvidas para que as metas sejam alcançadas. Afinal, você não pode estabelecer objetivos simplesmente como: “melhorar isso aí”. A ideia de progresso já está intrínseca nesse tipo de planejamento.

Por isso, ao repassar os números e os cenários que devem ser alcançados, você deve apresentar quais ações práticas serão tomadas para que os resultados se concretizem. Pense em resultados como: aumentar o número de atendentes, implementar novas tecnologias, aplicar treinamentos etc.

Enfim, essas foram algumas dicas essenciais de como definir metas de maneira assertiva. É essencial que você sempre trabalhe dentro da realidade do seu negócio, não só em termos financeiros ou de mercado, mas também considerando a estrutura e as habilidades dos funcionários. Então, analise as informações apresentadas e comece a melhorar agora mesmo o seu setor de atendimento.

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